Entenda como fazer seu site profissional em poucos passos

Uma das principais maneiras de atrair clientes atualmente é no ambiente digital. Um site pode ser a porta de entrada para muitas pessoas conhecerem uma empresa e contratar serviços. Para isso ser possível é necessário investir em um site profissional. 

Este artigo vai mostrar como é possível montar um site profissional do zero em em poucos passos. Estando no meio digital, a probabilidade do seu negócio crescer aumenta exponencialmente. 

 

Conteúdo:

 

Tipos de desenvolvimento de sites profissionais

Antes de começar a criar, é necessário saber qual tipo de site a empresa precisa. A internet nos dá um leque de opções. Afinal, não há apenas um padrão de negócio. Avalie qual dos tipos atende as necessidades do seu negócio e comece a traçar um plano para colocar o site no ar. 

  • Site Institucional
  • Blog
  • Site dinâmico com blog
  • Single page ou “one-page”
  • E-Commerce ou loja virtual
  • Portal 

 

Como fazer um site profissional?

Independente do tipo de site, a forma de criar é a mesma. Todos os sites possuem o mesmo mapa. Depois de colocar em prática todos os passos é que as diferenças irão aparecer e cada um vai para um caminho diferente. 

Se atente às próximas dicas e comece a produção de um site profissional.

 

1. Escolha o domínio do site

A primeira etapa da criação de um site é a escolha do domínio. O domínio é, praticamente, o nome da empresa no mundo digital. Escolha um nome forte, exclusivo e que seja fácil de lembrar. Dessa maneira, os clientes não terão dificuldades em encontrar seu negócio na internet.

Se for o caso de já ter uma empresa e estiver migrando para o meio digital, use o mesmo nome e faça um esforço de não ter sites com um domínio parecido com o seu. Esse é uma das maneiras para garantir a exclusividade. 

  • Como criar um site profissional se já possuo domínio? – se já possuo um domínio, há dois caminhos a seguir: continuar a produção de um site com esse mesmo domínio, ou abrir mão dele e escolher outro. Analise e veja qual a melhor opção para sua empresa.

 

2. Crie um e-mail profissional

A partir do momento que criar um site profissional, será necessário criar um e-mail profissional também. Não é positivo enviar e-mail com documentos, contratos e informações profissionais pelo e-mail pessoal. Se houver essa mistura, a tendência é não haver organização.

Junto com o site, crie também um e-mail profissional para que seus clientes possam se comunicar com você.

 

3. Escolha um serviço de hospedagem

A hospedagem de um site funciona como um terreno no ambiente digital. Escolha um serviço que garanta segurança e capacidade para publicar diversos tipos de conteúdo (texto, foto, vídeo, infográfico, etc) sem deixar o site lento ou suscetível à quedas. 

Atualmente, há diversos tipos de hospedagem disponíveis na internet. É preciso conhecer cada um deles e avaliar qual mais se adapta às necessidades de sua empresa. 

 

Hospedagem compartilhada, Hospedagem cloud ou Hospedagem VPS?

 

  • Hospedagem compartilhada: perfil de hospedagem para pequenas empresas, profissionais liberais e sites pessoais. É um dos tipos mais populares por ser a opção mais barata. 

 

  • Hospedagem Cloud: um serviço que disponibiliza um ou mais servidores virtuais diferentes. Ao invés de ficar hospedado em apenas um servidor, ele é distribuído em vários. Caso haja problema em um, o site não sai do ar e continua rodando normalmente. Esse é um tipo de hospedagem mais recente e está sendo implementada agora no mercado. 

 

    • Hospedagem VPS: nesse tipo de hospedagem é usado um servidor físico robusto se divide em diversos servidores virtuais. Mesmo usando o mesmo recurso físico, cada servidor trabalha de maneira independente.  

 

  • Suporte técnico: independente do tipo de hospedagem que escolher, sempre tenha ao seu lado uma equipe de suporte técnico. Caso aconteça algum tipo de problema no site, eles estarão prontos para solucionar o problema e evitar a queda do site

 

4. Garanta a segurança do seu site

Como em qualquer investimento, é necessário pensar na segurança do site. Traçar um plano para que hackers e vírus dominem o site e não façam ele funcionar. Junto com uma equipe de programadores, veja o que pode ser feito para não site ficar seguro. 

Uma das primeiras ações que podem ser feitas é instalar o plugin CDN, que funciona como um filtro, deixando apenas visitantes e os mecanismos de busca navegarem pelo seu site, afastando possíveis invasores. 

Há muitas outras que podem ser utilizadas. Converse com uma equipe programadores e veja quais são as alternativas que podem ser usadas para o site da sua empresa.

 

5. Escolha um bom criador de site profissional

Todo site precisa de conteúdo. Seja ele escrito ou visual. Para adicionar e editar conteúdos, será necessário escolher um bom criador de sites. Essa é uma das escolhas mais importantes que deve tomar. Uma escolha precipitada aqui, pode atrapalhar o desenvolvimento do site. 

Confira a lista abaixo dos criadores de site mais populares no mercado. Estude cada um deles e veja qual mais se adequa às suas necessidades. 

 

    • Wix
    • Weebly
    • Webnode
    • Drupal

 

Qual a melhor plataforma para criar site profissional?

  • WordPress.org ou WordPress.com?o WordPress é a plataforma de criação de sites mais popular da web. Ele oferece ferramentas simples e que podem levar o desempenho do seu site nas alturas. Para criar um site, opte pelo WordPress.com e comece a entrar no ambiente digital. 

 

6. Escolha o CMS ideal para o seu projeto

CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo, na tradução direta) é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo. Além de te ajudar a administrar todo o conteúdo dentro do site, ele também faz com que o site fique mais rápido, tornando a navegabilidade ainda melhor. 

Com o CMS, é possível manter um blog, loja virtual ou outro tipo de site que precisa ser atualizado de forma constante. Tudo o que um site profissional precisa. 

Os dois principais CMS do mercado digital atualmente são: 

  • Joomla
  • WordPress

Entre as duas opções, recomendamos o WordPress. Ele é o CMS de mais de 30% do mercado digital. Com ferramentas simples, é possível fazer coisas incríveis e melhorar a performance do site.

 

7. Desempenho e velocidade

É preciso pensar em estratégias e ações para deixar a navegabilidade mais rápida e entregar uma experiência agradável para o usuário. Todo mundo que está na web quer respostas e solução rápidas. Se não puder entregar isso, as chances de perder clientes são grandes. 

Para descobrir o que pode ser feito para deixar um site profissional, leia nosso artigo sobre velocidade em sites.

 

8. Defina o template ideal para site profissional

Um site profissional tem uma boa aparência e um template responsivo. É preciso investir em uma equipe de design para montar um site bonito e que tenha um aspecto profissional. 

Para isso acontecer, é necessário que uma equipe de design tome as seguintes medidas: 

 

  • Garanta que o layout é mobile friendly – layout e funcionalidades são desenvolvidos primeiramente para a tela do celular, e a partir disso, adaptado para telas maiores, como dos desktops.

 

  • Atenção ao tamanho dos arquivos de imagem – imagens muito pesadas pode deixar o site mais lento. Então, é necessário otimizar o fotos e vídeos. 

 

  • Escolha um template com formulários de contato – uma das maneiras de entrar em contato é criar formulários. Com telefone e e-mail, é possível manter contato e fazer com que ele torne um cliente ou parceiro. 

 

  • Qual a importância de um site responsivo? – com esse tipo de template, o site ficará bonito e bem acabado em qualquer tela que o cliente acessar.

 

 9. Design do conteúdo

Além da aparência do site, é preciso pensar no conteúdo dele. Um site profissional tem textos com alto grau de legibilidade. Mas, como fazer isso? 

 

  • Escolha uma paleta de cores – o contraste entre as cores, por exemplo, torna a leitura mais simples e confortável, sempre precisar forçar os olhos. 

 

  • Selecione fontes de fácil leitura: a escolha da fonte é de extrema importância. Ela também influencia na facilidade de leitura e conforto. Nada pior do que ler um texto em um site e ficar com dor de cabeça, por ter feito força para entender o conteúdo.

 

10. Adicione conteúdo ao site

No momento de adicionar conteúdo para um site, ele não deve ser feito de qualquer maneira. É preciso ter estratégia para alcançar o maior número de pessoas. É necessário investir numa equipe de comunicação para definir como serão as publicações de um site. 

As principais empresas no mercado sempre investem em pessoas que podem oferecer: 

  • Fotos profissionais para site
  • Textos otimizados para SEO

Essas são ações que deixam o site mais bem rankeado nos sites de buscas e atraem pessoas nas mídias sociais.

 

11. Adicione os plugins mais importantes

Plugins são excelentes ferramentas para melhorar o desempenho de qualquer site. O CDN, plugin de segurança,, já até foi citado no artigo. Mas ele é apenas um entre vários que podem ser instalados. 

Confira a lista abaixo de potenciais plugins que podem melhorar a performance do site e te dar muito mais segurança. 

  • All-in-One WP Migration
  • bbPress
  • Beaver Builder
  • Contact Form 7
  • Easy Table of Contents
  • Facebook Pixel
  • Google Analytics
  • Jetpack
  • Really Simple SSL
  • Tiny PNG
  • WooCommerce
  • Wordfence
  • Yoast SEO

 

12. Aplique ferramentas e técnicas SEO

A maioria dos internautas não acessam sites digitando a URL. Atualmente, é mais comum procurar um produto ou serviço em um site de busca, como o Google. Para estar bem posicionado e ficar nas primeiras páginas é necessário aplicar técnicas SEO (otimização para mecanismos de busca, na tradução direta). 

Uma equipe especializada irá categorizar o site, montar páginas e esquematizar textos baseado em termos de busca. Quando uma pessoa pesquisar por qualquer assunto sobre seguros, a sua empresa aparece como uma das primeiras opções. 

No tópico de plugins, há opções que podem gerar informações de SEO para seu site e dos concorrentes também. Não deixe de utilizar essa ferramenta na hora de montar o planejamento de conteúdo.

 

 13. Integração com as redes sociais

Uma das maneiras mais simples de levar seus clientes para as redes sociais da empresa é adicionando no site ícones sociais que linkam para os perfis sociais.

Esses ícones faz com que os clientes encontrem suas redes sociais de maneira rápida, sem precisar buscá-las nas próprias redes ou em sites de busca. Uma forma de adicionar esses ícones são os plugins Simple Social Icons ou o Social Icons. 

Eles adicionam os ícones de uma forma simples e clean, sem poluir a página do seu site empresarial.

 

14. Opções de e-mail marketing

As pessoas, em seus trabalhos, estão sempre com o e-mail aberto e olhando informações. Ter um serviço que dispare e-mails com informações da seguradora e todas as vantagens que ela oferece pode ajudar na captação de novos clientes. Essa é uma forma de fazer marketing que costuma ser mais econômica.

 

Por que criar um site profissional?

Com um site profissional, as chances de uma empresa passar a captar clientes e ganhar notoriedade no mercado são bem maiores. Uma pessoa que mora em um país diferente pode estar atento ao seu trabalho. Sabe como? Através de um site. 

Investir dinheiro em um site, atualmente, é expandir barreiras e se comunicar com mais pessoas. No século XXI, não é possível depender apenas do boca a boca.

 

Vantagens

Para exemplificar o que estamos tentando dizer, confira as vantagens comprovadas que um site profissional pode oferecer para as empresas. 

  • Controle das cotações;
  • Menos burocracia;
  • Melhor custo-benefício em divulgação;
  • Mais agilidade para o fechamento de contratos;
  • Maior credibilidade profissional;
  • Comunicação mais rápida, eficiente e prática.

 

Desvantagens

Criar um site profissional e de qualidade dá bastante trabalho. Então, será necessário bastante esforço e dedicação diários para dar certo. Nem sempre as pessoas estão dispostas a fazer esse tipo de coisa.

 

Empresa que faz site profissional

Para fazer um site profissional do zero, será preciso contratar uma agência digital. Uma empresa dessa pode oferecer uma equipe de especialistas em design, programação, marketing e conteúdo. Com esse recurso, será possível entregar um conteúdo digital de qualidade e que combina com a sua marca. 

Entre em contato conosco para iniciar o desenvolvimento do seu site profissional agora mesmo!

 

Técnicas profissionais para site em WordPress

Para transformar um sonho do site em realidade, é necessário dominar algumas técnicas. As principais entre elas são: 

  • HTML
  • CSS

São linguagens de programação que você pode tornar realidade tudo aquilo que tem em mente. Quando estiver procurando por profissionais para fazer esse site, certifique-se que eles possuem domínio de alguma linguagem e possam te oferecer o melhor produto.

 

Quanto custa um site profissional?

Um site profissional no WordPress vai depender do que você precisa e da qualidade que espera alcançar. No geral, os custos podem variar entre R$ 1.000 até R$ 50.000.

Mas, há ainda plataformas que cobram entre R$ 50 e R$ 100 mensais. Tudo irá depender do que você procura. Se quer um site de qualidade e que esteja atualizado com todas as ferramentas disponíveis, é interessante pensar em contratar uma empresa capacitada.

 

 Como criar um site grátis profissional?

Fazer um site profissional com alta qualidade e performance sem custos é praticamente impossível. Montar um layout de site, produzir conteúdo e traçar uma estratégia de marketing não é simples e requer uma equipe de programadores, designers, uma equipe de marketing e muitos outros.

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