Desenvolvimento back-end e segurança de dados

 A importância da segurança de dados durante o desenvolvimento back-end

Na hora de colocar o desenvolvimento de um projeto digital em prática, é preciso ter algumas preocupações, como a usabilidade e a segurança.

Essas são práticas aplicadas na hora do desenvolvimento, mais especificamente no back-end, que envolve tudo o que fica por trás das ações do site, como o servidor e o banco de dados.

O trabalho de desenvolver o back-end é extenso, mas extremamente necessário, uma vez que guarda as informações sensíveis dos usuários e da empresa, como um painel de controle, organizando toda a estrutura do site.

Se o back-end não for feito de forma correta, podem acontecer vazamentos de dados, roubos e invasões no sistema.

Muitas empresas levam meses ou até anos para se recuperarem de um vazamento ou invasão, principalmente no quesito confiabilidade.

 

Porque é necessário focar no back-end para a segurança?

A companhia de investimentos EY Brasil revelou em sua última pesquisa que 54,2% dos empresários brasileiros afirmaram que o risco de ataques online aumentou em 2020.

Depois de um ataque, o site precisa ser desativado por um tempo, para correções, o que configura uma perda nos negócios. Isso, sem falar na confiança dos usuários na sua empresa, que é extremamente abalada.

Na mesma pesquisa, a EY Brasil afirmou que 62% dos empresários irão investir mais em segurança da informação, para evitar os riscos.

Percebemos na Studio Visual que muitos clientes têm se preocupado com estas questões, principalmente pelo fato do WordPress ser uma plataforma opensource, ou seja, com código aberto.

Ao invés de buscar a redução de danos pós-ataque, uma estratégia mais inteligente é focar na segurança do sistema desde o início. É aí que entra o desenvolvimento back-end.

Quando desenvolvemos um site com uma plataforma opensource, como é o caso do WordPress, o desenvolvimento do back-end precisa ser extremamente completo, com máxima atenção e competência da equipe.

Por isso, é essencial que esse processo seja feito por profissionais especialistas em desenvolvimento back-end.

 

Como acontece na prática?

Nossa atuação se concentra em desenvolver o site utilizando as melhores práticas e atuando em itens para proteção de segurança para o WordPress.

Isso se traduz tanto em código quanto em infraestrutura. É um cuidado que temos desde o princípio do projeto, para evitar qualquer tipo de dano no futuro.

A maior parte da segurança de um sistema vem do desenvolvimento back-end, que acontece por trás da parte visual (front-end). 

O back-end assegura a funcionalidade das aplicações com códigos de programação que conectam a web e os usuários. Pode envolver, por exemplo, a implementação de APIs, criação de banco de dados e arquitetura de informações.

Quando o usuário final entra no site da sua empresa e clica em um botão, pode parecer um ato simples, mas envolve uma série de códigos e direcionamentos criados com o desenvolvimento em back-end.

Por isso é essencial ter um olhar atento à programação, já que uma brecha no código pode deixar todo o site vulnerável a ataques.

A maior parte dos projetos digitais começa com o desenvolvimento back-end, como a criação de aplicativos, websites e programas para computadores e automação de projetos. 

É um trabalho que não será visto pelo usuário final, mas, com certeza será de suma importância para o sucesso e segurança do projeto.

Depois que o sistema é finalizado, um dos pontos mais importantes é manter o WordPress e seus plug-ins sempre atualizados, realizando uma manutenção evolutiva.

 

Como a Studio pode ajudar?

Todo projeto precisa de atenção especial ao servidor, database, APIs, segurança e escalabilidade. 

Para dar prioridade a essas demandas é necessária a participação de um profissional experiente no projeto, pois um erro pequeno pode custar todo o planejamento.

Pensando nisso, a Studio Visual está aqui pra tornar o projeto da sua empresa o mais seguro possível, desde o início do desenvolvimento back-end.

Nossa equipe possui experiência extensa em ferramentas e linguagens de desenvolvimento e já realizou projetos para grandes empresas, sempre com foco em resultados.

Agende uma conversa com nossos profissionais para encontrar as melhores soluções!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!