Desenvolvimento em cloud: quando o uso de servidores em nuvem é a melhor escolha para o seu projeto?

Entenda como funciona o desenvolvimento em cloud e, porque, ele pode ser a opção ideal para a sua empresa

Muito se fala sobre o desenvolvimento em cloud como uma “tendência”, quando, na verdade, ele já é uma realidade para a maior parte dos sistemas empresariais.

Na hora de desenvolver um site, uma das decisões mais importantes é sobre o uso dos servidores. Percebemos que, atualmente, a maioria das empresas opta pela nuvem de dados.

Mesmo sendo uma tecnologia já utilizada por muitos empreendimentos, não deixa de ser um avanço importante e extremamente útil para sites, aplicativos e outros projetos digitais.

Hoje, vemos o desenvolvimento cloud como indispensável, mas, algumas empresas ainda não adotaram esse método, por desconhecerem as inúmeras vantagens. 

Entenda porque o desenvolvimento em cloud é a melhor opção para ampliar a presença digital da sua empresa.

 

O que é desenvolvimento em cloud?

O desenvolvimento em cloud entra no momento de abrigar os dados de um site. Normalmente, as empresas que não aderiram ao cloud ainda, utilizam um servidor local, físico. 

Na nuvem, isso se torna mais tecnológico, pois é usado um servidor na “nuvem”. Isso significa que os dados estão salvos em servidores diversos e ficam disponíveis online. 

O desenvolvimento cloud também usa máquinas físicas, a diferença é que são várias espalhadas pelo mundo, ao invés de uma só, local. Então, se uma delas parar de funcionar, existem outras com os mesmos dados. 

Em um todo, o desenvolvimento em cloud é benéfico para as empresas por diminuir a necessidade de pontos locais para armazenamento dos dados, e também permite uma experiência mais agradável aos usuários, com sites mais rápidos e acessíveis. 

 

Quais as vantagens em desenvolver um site em cloud?

As vantagens do desenvolvimento em cloud são inúmeras, por isso tantas empresas optam por criar seu site dessa maneira. 

Além de ser inovador, o desenvolvimento em cloud confere ao site uma escalabilidade maior e mais prática, o que é essencial para empresas com planos de ampliação da presença digital.

Outra vantagem é que o site dificilmente cai ou fica fora do ar, isso porque os dados estão replicados em vários servidores pelo mundo, então se um deles parar de repente, sempre terão outros para manter o site ativo. 

O site desenvolvido em cloud também tem um backup simplificado, sem necessitar de cópias físicas. É muito mais seguro manter réplicas do sistema nos servidores.

 

Quando escolher o desenvolvimento em cloud para o seu projeto digital?

Não existem desvantagens na utilização do desenvolvimento em cloud, por isso, julgamos ser sempre uma boa escolha. 

Independente do nicho, área de atuação e objetivo da empresa, ela pode se beneficiar do desenvolvimento em cloud. 

Algumas organizações possuem servidores mais antigos e sentem resistência em mudar, mas é possível realizar a adaptação para cloud sem perder nenhum dado ou informação importante. 

Por todas as vantagens, como a segurança e estabilidade, na Studio Visual sempre recomendamos o desenvolvimento cloud em todos os projetos digitais que realizamos. 

 

Como a Studio Visual pode te ajudar?

Como todo projeto digital, o desenvolvimento em cloud precisa ser feito por uma equipe especializada para ter o melhor resultado. 

Na Studio Visual, todos os projetos são realizados utilizando o cloud, então possuímos vasta experiência no desenvolvimento de grandes sites e portais nesse formato. 

Além do desenvolvimento em cloud, aplicamos várias outras tecnologias e ferramentas para que o site da sua empresa seja rápido, seguro e atrativo para os clientes.

Se quer tirar dúvidas e trabalhar em um grande projeto com uma equipe especializada em WordPress, conte com o suporte do nosso time

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!