O que é Quality Assurance e como aplicar no seu projeto?

Quando falamos em Quality Assurance estamos falando sobre uma parte fundamental no desenvolvimento de aplicações e projetos web.

Podemos considerá-lo fundamental por ser a garantia da qualidade, refere-se à parte de testes e alterações que garantem que o produto final não chegue defeituoso para o seu cliente.

Em desenvolvimento web isso é fundamental para que o projeto esteja perfeito para o seu cliente e usuários dele.

Estamos falando de qualidade, e quando um produto é revisado e testado várias vezes antes de ser entregue, isso influencia positivamente na sua qualidade.

QA - Quality Assurance

QA – Quality Assurance

1 – Qual a importância do Quality Assurance?

O ponto de maior destaque no uso desta metodologia para o seu projeto é o aumento da qualidade do produto entregue.

Além disso, seguir essa metodologia impede que o projeto passe por muitas refações já que os principais problemas serão diagnosticados e consertados antes mesmo do projeto chegar até o seu cliente.

Isso também diminui drasticamente o número de refações futuras, provenientes de críticas e sugestões de usuários enquanto usam a sua plataforma.

Logo, um dos pontos de maior destaque é a diminuição do número de refações e a entrega de um projeto praticamente impecável, diminuindo assim, o tempo de desenvolvimento e consequentemente o custo desse projeto.

A importância do quality assurance

A importância do quality assurance

2 – Como utilizar o QA na sua empresa?

Aqui na Studio Visual usamos o Quality Assurance para o desenvolvimento de websites e aplicativos para os nossos clientes.

Basicamente, durante todo o desenvolvimento, possuimos times de teste para garantir a qualidade do que está sendo feito.

Desde o processo de desenvolvimento de wireframes (esqueleto e estrutura básica do site), às páginas principais, layout e programação do site, todos os processos são revisados.

Como utilizar o QA na sua empresa?

Como utilizar o QA na sua empresa?

No final do projeto, quando o website é programado por nossa equipe de desenvolvedores, a aplicação ainda é utilizada e experimentada por nosso time de testes.

Nessa etapa todas as funcionalidades e navegabilidade do site são testadas em busca de erros e pontos de melhoria.

Só depois do projeto ser aprovado pelo time de testes nós repassamos, ou seja, entregamos o projeto final para o nosso cliente.

Como destacado anteriormente, esse tipo de processo diminui significativamente a quantidade de refações e aumenta muito a qualidade do produto entregue.

Quando o projeto final chega até o nosso cliente raramente ele é modificado.

3 – Qual a diferença entre Quality Assurance e Quality Control?

Uma dúvida que muitas pessoas possuem em relação ao QA é a sua diferença em relação ao QC, ou Quality Control.

Basicamente a maior diferença é o momento em que cada metodologia de qualidade é aplicada no desenvolvimento do projeto.

Enquanto o Quality Assurance busca manter a qualidade de todo o processo de desenvolvimento, o Quality Control foca nesse controle apenas no produto final, na entrega.

Podemos então afirmar que o QA é uma metodologia mais completa, inclusive o QC é uma das partes da metodologia de qualidade presentes no QA, ou seja QC está contido em QA.

Isso porque um dos procedimentos finais do QA é o QC, que seria a análise e o controle da qualidade do produto final, antes desse ser entregue.

QC está contido em QA

QC está contido em QA

Levando em consideração tudo que foi citado acima, acreditamos que o QA seja mais interessante de se aplicar para qualquer projeto e empresa, já que ele analisa a cadeia de desenvolvimento como um todo.

E se pararmos para pensar, tudo que está envolvido no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço possui influência naquilo que é entregue no final.

Desde os primeiros processos de desenvolvimento até a sua conclusão, o resultado final é uma junção de tudo que foi feito ao longo do projeto.

Esperamos ter lhe auxiliado a entender o conceito de quality assurance. É uma metodologia testada e aprovada por nossa agência especialista WordPress e por nossos clientes.

Confira também: Ebook Gratuito – Como a performance do seu site influencia nas suas metas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!