Usando Integrações Web para o crescimento da sua empresa

Como utilizar a tecnologia de integração de sistemas para avançar seu negócio

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa no contexto atual é oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes, que seja personalizado e, consequentemente, se enquadre nos planos de crescimento da companhia.

Quando se trata da experiência dos usuários em sistemas ou sites institucionais, uma boa maneira de garantir destaque e melhorar o UX, é implantar integração.

Esse serviço consiste em encontrar maneiras para que ferramentas diferentes trabalhem em conjunto.

Utilizamos as integrações para que o site tenha comunicação com outros sistemas. Um exemplo são os ERPs, ou sistemas integrados de gestão empresarial, que no caso de uma loja virtual são utilizadas para receber pedidos ou controlar o estoque.

O método passa a agregar valor ligando serviços, aplicativos e sistemas para oferecer uma melhor experiência de uso.

Entenda como a integração de sistemas pode ser uma peça fundamental para o crescimento da sua empresa.

 

Conteúdo

  • De que forma a integração ajuda no crescimento de uma empresa?
  • Formas de integração mais indicadas para o crescimento empresarial

 

De que forma a integração ajuda no crescimento de uma empresa?

O uso da integração alavanca o crescimento do seu negócio, pois permite que as principais ferramentas e setores da empresa funcionem em harmonia, compartilhando dados de maneira mais eficiente. 

Integrações são muito utilizadas em ferramentas de marketing, como RD Station e Mautic, para analisar o envio dos cadastros, e-mails e monitoração, por permitir uma comunicação mais eficaz.

Mas, você sabe quais são os resultados práticos das empresas que escolhem realizar a integração de sistemas, sites e aplicativos?

 

Maior produtividade

Uma das maneiras de acelerar a produtividade é automatizando os processos que costumam ser manuais.

A automação de tarefas permite realocar os funcionários para realizar funções mais analíticas e que demandam mais atenção, assim é possível economizar tempo na execução dos projetos.

Com mais atividades sendo realizadas em simultâneo, a empresa alavanca seus resultados e, consequentemente, o crescimento.

 

Redução de erros

Tarefas manuais sempre têm uma margem de erro, mesmo que pequena. 

Digamos que as vendas ou contratos sejam acrescentados no sistema, um a um, pela equipe. Se um dos dados for catalogado com erros, todo o planejamento futuro estará em jogo. Acontece o mesmo no caso de dados duplicados, que são muito comuns.

Com a integração, esses processos são automatizados e têm menos, ou nenhum erro.

Assim, é mais prático analisar os resultados da empresa, liberando maior tempo para investir no crescimento.

 

Maior comunicação entre os setores

Quando um setor não tem comunicação direta com os outros, erros se tornam rotina.

Um documento que não foi catalogado, uma nota fiscal que não está disponível para a equipe contábil visualizar, são coisas que podem se tornar uma bola de neve de problemas.

Com a integração, todos os setores têm acesso ao que necessitam para fazer um bom trabalho.

Livre dos erros manuais, o processo se torna mais fluido, resultando em uma equipe mais focada e motivada, essencial para o crescimento da empresa.

 

Formas de integração mais indicadas para o crescimento empresarial

Existem categorias de integração web para resultados diferentes. A escolha vai depender exclusivamente da necessidade de cada empresa.

Cada caso é individual, por isso realizamos uma análise completa das demandas da companhia antes de indicar a integração ideal. 

Por isso, é importante entender o que cada um pode agregar ao crescimento da empresa. 

 

API

Application Programming Interface, ou API, funciona como uma ponte, fazendo a conexão e transferindo as informações entre diferentes sistemas.

As APIs são muito utilizadas atualmente, e um exemplo prático que realizamos na Studio Visual é de integração para um sistema de vendas online.

O site, que é um e-commerce, vai encaminhar para o sistema da empresa as pessoas que efetuaram as compras, para que elas tenham acesso ao que precisam depois do pagamento.

Nesse caso, os ERPs também podem ser utilizados, para controlar o estoque ou receber e catalogar cada um dos pedidos.

 

Web Services

Web Services são menos populares atualmente, mas ainda se fazem importantes para realizar integrações.

São utilizados na integração de sistemas para que aplicações possam interagir, ou sistemas de diferentes plataformas se tornem compatíveis. 

São aplicados componentes que permitem o recebimento e envio de dados, execução de tarefas e outras atividades que sejam necessárias.

É como se colocássemos uma linguagem intermediária e, assim, as informações podem ser traduzidas para a linguagem própria de cada parte.

É possível implementar em qualquer sistema, site ou plataforma de acordo com a demanda da empresa.

 

Como a Studio Visual pode realizar o seu projeto?

A integração pode ser um processo complicado, demandando tempo e dedicação para a implementação. 

Para não perder nenhum dado ou danificar um dos sistemas, é importante contar com a ajuda de profissionais experientes na área. 

Após analisarmos os objetivos da empresa, em conjunto, selecionaremos o melhor caminho. 

Sempre nos atentamos a três pilares principais para garantir um alinhamento das expectativas:

  • Produtividade – Não faz sentido integrar os sistemas de uma empresa sem pensar no aumento de produtividade do time. Utilizamos as ferramentas necessárias para facilitar e tornar mais práticas as atividades organizacionais.
  • Segurança – Integrar os sistemas se as informações não estiverem protegidas, não adianta. Nosso time habilita todas as funções necessárias para evitar falhas na segurança. 
  • Experiência – Contamos com um time de especialistas qualificados e com experiência em soluções para web, como a integração de sistemas. Tudo isso, para que o projeto seja realizado em tempo hábil e com qualidade.

Conte conosco para implementar essa tecnologia à sua empresa, considerando todas as necessidades específicas e resultados esperados.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!