WordPress Lento Para Carregar: o que fazer?

Descubra por que seu site está lento e como resolver

WordPress lento para carregar? Descubra quais são os motivos que estão deixando o seu WordPress lento e saiba como resolver esse problema para não prejudicar o desempenho do site. 

Com um WordPress rápido, o desempenho do site será ainda melhor, aumentando as chances do crescimento do número de conversões e vendas. Confira!

 

Site lento o que fazer

 

Conteúdo:

 

Por que o site WordPress lento para carregar?

Ninguém gosta de navegar em um site lento, não é mesmo? Se o seu site WordPress está com problemas na velocidade, é muito provável que esteja perdendo acessos por conta disso.

 

 

Mas, problemas com a velocidade podem ser resultado de uma série de fatores. Para esclarecer, selecionamos as principais razões pelas quais geralmente o WP apresenta lentidão. Veja a seguir:

  • WordPress lento na hospedagem: a hospedagem do site pode interferir na velocidade do painel de administrador e no site como um todo. Isso pode ter sido causado por conta de uma hospedagem sobrecarregada.
  • Servidor lento: um servidor sobrecarregado ou antigo também pode afetar na velocidade da sua plataforma. É necessário checar se o servidor é o ideal para o tipo de site que tem. Caso contrário, considere fazer uma migração. 
  • Lentidão por falta de atualização do software ou plugins: softwares e plugins são importantes para o funcionamento de um site. Mas, caso estejam desatualizados, interferem na performance do mesmo. Verifique se todos estão com as suas versões mais modernas. 
  • Tema WordPress lento: está usando um tema bonito, mas que é muito pesado? Então considere trocá-lo. Pode deixar o WordPress muito lento, e isso atrapalha na atualização de conteúdo do site. 
  • Excesso de plugins instalados: plugins são ótimos, ajudam demais no desempenho de um site. Mas, muitos deles, podem atrapalhar a performance do WordPress, caso não exista um monitoramento. 
  • Carregamento lento de imagens: caso isso esteja acontecendo, considere otimizar as imagens para deixá-las mais leves e carregar mais rapidamente. 
  • Como saber qual script está deixando meu site lento? Se nenhum dos motivos anteriores tenha resolvido, procure olhar o código do WordPress. Às vezes, na hora de adicionar um plugin ou widget autoral, o código teve algum problema e acabou afetando a velocidade do site. Faça uma revisão e veja se está tudo ok. 
  • Como descobrir qual plugin está deixando o site lento? Faça uma revisão nos plugins instalados. Veja qual deles é mais pesado e os que não estão sendo utilizados, considere desativá-los.

 

Como garantir a segurança do seu cliente no atendimento online?

Para seu negócio ser um sucesso e ter prestígio no mercado, é muito importante investir em segurança. Confira, neste artigo, os principais métodos e ferramentas de segurança para um negócio digital. Clique aqui e saiba mais.

 

Dicas para atualizar WordPress lento

Depois de apresentar os motivos que podem deixar o WordPress lento, é o momento de apresentar as soluções. O que pode ser feito para aumentar a velocidade da plataforma?

 

Escolha uma boa hospedagem

Avalie se é necessário trocar a hospedagem do seu site ou alterar o plano na hospedagem atual. O importante é ser de qualidade. A velocidade do site pode ser afetada.

 

Otimize todas as imagens do site

Otimize o tamanho de todas as imagens que forem publicadas no site. Além de melhorar a velocidade, o site também fica melhor ranqueado nos motores de busca com a descrição baseada em termos de busca SEO.

Veja, por exemplo, alguns plugins que podem ser utilizados para a otimização de imagens: 

  • reSmush.it 
  • EWWW Image Optimizer
  • ShortPixel Image Optimizer 

 

Faça sempre a minificação e concatenação de Scripts e CSS

Faça revisões no código do site sempre que possível. Só dessa maneira será possível fazer a minificação e a concatenação.

Por outro lado, caracteres que estão escritos e são desnecessários podem afetar a velocidade do site. Código em excesso por fazer mal para a plataforma.

 

Tenha bons plugins para cache

  • WP Fastest Cache
  • Plugin WP Super Cache
  • Autoptimize
  • WP-Optimize – Clean, Compress, Cache

 

Como saber se a otimização do meu site deu certo?

Depois de todo serviço, é necessário fazer o teste. Quando se faz a otimização de um site, visando aumentar a velocidade, é preciso verificar se realmente a plataforma está mais veloz. Confira algumas ferramentas para testes:

 

Ferramentas para teste de velocidade

Confira abaixo as principais ferramentas para teste de sites: 

  • GTmetrix
  • WebPagetest
  • Google Test My Site
  • YSlow
  • Pingdom

 

Por que é importante ter um site mais rápido?

O primeiro grande motivo é pela experiência do usuário. Tanto quem administra o site, quanto o usuário precisam ter uma plataforma digital rápida que resolva os problemas. Não há nada pior do que entrar num site e ele demorar para carregar ou travar. 

Com um site lento, a taxa de rejeição aumenta. Como resultado, isso acaba influenciando no segundo grande motivo para ter um site rápido: posicionamento nos sites de busca. O Google percebe quando um site está lento e não ajuda o usuário. Consequentemente, ele vai jogando o site para as posições mais baixas da busca.

 

Site wordpress lento

 

Empresa especialista em WordPress para resolver lentidão no site

Se o seu site está com problemas de velocidade, considere entrar em contato com uma empresa especializada em WordPress para entregar as melhores soluções. 

Para te ajudar a melhorar a lentidão do site, a Studio Visual conta com profissionais especialistas que conhecem a plataforma e que vão te ajudar a resolver esse grande problema.

 

Por que contratar profissionais para melhorar a velocidade do meu site?

Um profissional experiente em WordPress pode mostrar o caminho exato para resolver o problema. Além disso, pessoas que não são especialistas podem causar um dano maior e prejudicar o seu negócio. 

Portanto, deixe que os profissionais ajudem o seu site. O problema será resolvido de forma mais rápida e ágil. Vamos marcar uma conversa?

 

Studio Visual

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!