O que é o calendário editorial?

A estratégia de criação de conteúdo deve ser muito bem planejada, principalmente quando os objetivos são ambiciosos.
Para auxiliar o planejamento de publicações, sejam elas em um blog ou em redes sociais, um calendário editorial é o aliado perfeito.
Essa ferramenta é essencial para uma boa estratégia, principalmente por permitir maior organização e visualização de futuros assuntos.
Saiba mais sobre o calendário editorial e, porque ele é indispensável para a sua estratégia de marketing. Continue lendo!

Quais as vantagens de usar um calendário editorial

Primeiro, é necessário entender que todas as estratégias de crescimento, alcance ou conversão demandam muito planejamento.
Sem isso, não é possível alcançar os resultados esperados, principalmente em SEO e redes sociais, onde a frequência de publicações é parte importante do sucesso.
Veja algumas vantagens de ter um calendário editorial e, porque sua empresa precisa de um.

Controle sobre a estratégia de conteúdo

Criação de conteúdo não é nada simples. Você deve entender o que está em alta, os assuntos mais relevantes para a persona e o que faz sentido publicar.
O calendário permite criar uma estratégia coesa e completa, sem deixar nenhum ponto de interesse sem abordagem.

Possibilidade de avaliar resultados anteriores

Avaliar o que já foi feito também é essencial para ter um bom resultado, acompanhar essas métricas permite que você adapte a estratégia e a abordagem.
E, para conseguir identificar e avaliar as publicações anteriores, você pode usar o calendário editorial, já que ele contém tudo o que foi criado.

Ajuda a gerar mais ideias

Para criar conteúdo rico e personalizado para a sua empresa, é preciso muita criatividade. Não é simples fazer algo inovador.
Observando o calendário e os assuntos que serão ou foram abordados, as ideias irão fluir e surgirão ainda mais delas.

Fácil compreensão da estratégia de marketing

Ainda que uma estratégia de marketing possa parecer complicada, vê-la de forma mais ampla ajuda a entender melhor o que será feito e os resultados esperados.
Da mesma forma, é possível entender o que pode ser melhorado ou adicionado no calendário editorial, assim como o que deve ser retirado para alcançar o sucesso.

Ajuda a evitar a repetição de temas

Sem um planejamento, é muito provável que alguns temas se repitam. Afinal, como observar o que já foi feito se não existe um calendário?
Essa repetição prejudica a estratégia e pode se tornar maçante para o usuário, que vê conteúdo parecido e pode se cansar.

Reduz atrasos e erros nas postagens

O calendário editorial mostra o que deve ser publicado em cada dia do mês, ou da semana. É um guia para criação de conteúdo.
Observando as datas, a equipe se programa para produção desse conteúdo antecipadamente, evitando atrasos e erros de execução.

Qual a melhor frequência para postar em um blog?

Na hora de montar um calendário editorial, muitas pessoas se veem com dificuldade em identificar qual melhor frequência de publicação, principalmente em blogs.
A resposta é que a frequência irá depender de cada empresa e dos objetivos desse conteúdo.
Alguns fatores são necessários para entender qual é o caso do seu blog, veja como funciona.

Entenda sua capacidade de produção

O mais importante é entender quanto conteúdo a equipe que você possui consegue produzir.
Escolher uma frequência de posts muito complicada pode não funcionar com uma equipe pequena. A qualidade dos conteúdos deve ser priorizada nesses casos.
O mais indicado é contar com uma equipe experiente e profissional, assim você não compromete nenhum dos lados.

Seja regular

A regularidade também é um ponto de atenção. Não adianta publicar artigos muito bem produzidos, de vez em quando.
Ter uma regularidade é essencial, tanto para as ferramentas de SEO, quanto para os leitores, que esperam pelo conteúdo. Considere isso ao escolher a frequência.

O ponto de saturação

Ao mesmo tempo, não é indicado publicar artigos em exagero, mesmo que haja força de trabalho suficiente para isso.
Note que os leitores também possuem um ponto de saturação, uma quantidade de publicações que supre suas necessidades, sem se tornar chato ou tedioso.

Como fazer um calendário editorial

Fazer um calendário editorial pode parecer simples, mas não é. Mesmo que consista, basicamente, em definir datas para cada publicação, é preciso ter uma estratégia por trás disso.
Veja o passo a passo para criar um bom calendário editorial, lembre-se de ter uma boa equipe andando lado a lado nesse processo para alcançar os resultados.
Conheça bem o seu público
Inicialmente, você deve conhecer o público que vai acessar o conteúdo, o que nós também chamamos de personas.
Todos os artigos e publicações devem ser feitos com esse perfil em mente, pois é esse o cliente ideal para a sua empresa.

Encontre a ferramenta ideal

Escolher a ferramenta é um dos passos essenciais para o bom funcionamento do calendário editorial.
Essa ferramenta pode ser uma planilha, um programa ou aplicativo específico, ou, até mesmo, um calendário físico (por mais que não seja o mais indicado). O importante é ter algum planejamento.

Defina seu objetivo com as publicações

O que você quer alcançar com esse conteúdo? Mais alcance, conversões, autoridade ou algum outro tipo de interação?
Depois de definir isso, você deve escolher o que vai ser publicado de acordo com estudos de conteúdo e análises de assuntos do momento.

Estratégia de divulgação

O próximo passo é saber onde e como esse conteúdo será divulgado, se serão anúncios pagos ou divulgação orgânica.
Cada objetivo pode demandar um tipo diferente de estratégia, então, avalie as opções com sabedoria para conseguir os melhores resultados.

Siga o cronograma

Não adianta criar um cronograma e não segui-lo. Não é à toa que ele serve como um guia do que deve ser feito.
Certifique-se também de acompanhar os resultados e manter o calendário atualizado com variedade para que o conteúdo alcance o público com mais eficácia.

O que são reotimizações de conteúdo?

Quando falamos em calendário editorial, não se trata apenas de criar novos conteúdos. Se a sua empresa já possui publicações, é preciso mantê-las atualizadas.
Para isso, deve ser feita a reotimização do conteúdo de acordo com a prioridade de atualização.
Para escolher os que necessitam disso, considere os artigos mais visitados, mais antigos e com temas mais importantes para o segmento.

Qual a importância da reotimização?

A reotimização garante que o conteúdo esteja sempre correto e com informações recentes.
Isso é essencial para manter uma boa posição nos mecanismos de busca e também para mostrar autoridade. Afinal, o usuário não procura por conteúdo antigo e defasado.

Como fazer reotimização?

Alguns passos são necessários para reotimizar um conteúdo, desde aspectos técnicos até os criativos. Veja o que fazer.

  • Mudar as datas citadas
  • Atualizar links
  • Recomendar posts que se completem
  • Analisar as modificações
  • Melhorar o SEO
  • Republicar os posts nas redes sociais
  • Considerar novos formatos e audiências

Conte com a Studio Visual!

Criar um calendário e tirar a estratégia do papel não é tarefa fácil. Por isso, é ideal ter profissionais no assunto por perto.
Converse com um de nossos especialistas para entender como podemos, juntos, criar uma estratégia de crescimento!

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