As newsletters são ferramentas muito importantes no marketing digital, trazendo resultados satisfatórios quando usadas estrategicamente.
De forma simples, a newsletter é um conteúdo enviado periodicamente para leads, normalmente por e-mail.
Esse conteúdo pode conter novidades, notícias, eventos ou até mesmo promoções e descontos exclusivos para quem o receber.
Saiba como criar uma newsletter eficaz para o seu negócio, continue a leitura!
A criação de uma newsletter passa por vários processos. Desde a idealização, até o desenvolvimento gráfico, criativo e o envio do conteúdo.
Seguindo alguns passos, é possível criar uma newsletter de valor que vai conquistar os seus clientes.
É importante salientar que ter o apoio de um especialista é essencial nesse processo, para conseguir resultados, de fato, expressivos.
Primeiramente, deve ser realizado um estudo de personas para entender quem é que vai receber a newsletter.
Caso a sua empresa já possua um estudo do tipo, ele pode ser reaproveitado, contanto que o público ideal se mantenha igual.
Já sabe qual é o público? É hora de descobrir do que essa persona precisa — qual é a “dor” dela.
A sua newsletter precisa ser criada considerando essas dores, e não apenas as citando, mas sim oferecendo uma solução.
O conteúdo enviado deve ser necessário para quem o recebe, contendo informações úteis e interessantes.
Isso é indispensável. Afinal, se o conteúdo não for atrativo, o leitor vai sentir vontade de não recebê-lo mais.
O design da newsletter deve ser coeso com a identidade da marca, utilizando as mesmas cores e elementos.
Considere, também, a leitura do conteúdo. O design é um companheiro, e não deve ofuscar as informações que são realmente de valor para o leitor.
Um indivíduo só se interessa pelo conteúdo se ele for exclusivo. Afinal, para que assinar uma newsletter se as informações são de cunho comum?
É importante oferecer informações, descontos e produtos especiais para os assinantes, assim eles se sentirão parte de um “clube”, criando afinidade com a empresa.
Mantenha um calendário de envio. As newsletters devem ser enviadas periodicamente, mas sem exageros.
Entenda qual é o período preferido da sua persona e adapte os envios de acordo com o que funciona melhor para o seu público.
Para enviar as newsletters, você vai precisar de uma ferramenta de automação de e-mails.
Tome cuidado com essas ferramentas, para que os seus conteúdos não caiam por engano na caixa de spam dos leitores, criando uma situação desconfortável para a empresa.
Apenas enviar as newsletters não é suficiente. Você precisa monitorar os resultados que elas trouxeram, para entender se a estratégia está correta.
Existem várias formas de monitorar esses dados. Veja algumas delas.
É raro que uma estratégia de marketing funcione totalmente desde sua primeira versão.
Realize testes com formas diferentes de envio, design e conteúdo, assim saberá o que mais agrada os leitores.
Tenha um canal aberto de comunicação entre os leitores e a marca, para que eles possam enviar dúvidas, sugestões e ideias de melhoria.
Além de ser útil para análise, também é uma boa oportunidade para criar uma relação mais próxima com os usuários.
Você também pode utilizar ferramentas de análise e monitoramento externas para descobrir o que agrada os usuários.
Com elas, é possível entender onde eles clicaram, quais as edições que fizeram mais sucesso e como melhorar as próximas.
Se engana quem pensa que as newsletters são estratégias indicadas para empresas físicas. Os e-commerces também podem se beneficiar muito delas.
A verdade é que qualquer empresa pode colher os frutos de uma newsletter bem feita, contanto que a estratégia usada seja adequada.
Veja como funciona a newsletter para e-commerce.
Existem muitas estratégias digitais diferentes para aumentar a venda de um e-commerce.
A newsletter é uma delas, entenda os benefícios que ela pode trazer para a sua loja online.
Poucas vezes você tem a chance de falar diretamente com os clientes. Uma newsletter é a oportunidade perfeita.
O conteúdo deve ser bem feito, especificamente para conquistar o leitor. Lembre-se, ele espera por exclusividade.
Nas redes sociais, por mais que cada empresa possua um perfil, o ‘feed’ de cada indivíduo é preenchido pelas marcas que ele segue.
Por isso o e-mail é tão vantajoso. Dentro dele, a chance do usuário se distrair e consumir conteúdos diferentes é bem menor.
Essa exclusividade pode se converter em proximidade. O conteúdo pode, quando feito com maestria, criar afeição entre as duas partes.
E a afeição vira fidelidade, com o usuário escolhendo a sua marca ao invés de outras, independente das condições.
Pense em um cenário onde o indivíduo acessou a sua loja, mas não realizou uma compra.
A newsletter pode servir como “lembrete” para que ele finalize o negócio, ou até mesmo oferecer descontos especiais.
A newsletter ideal para a sua marca precisa ser atraente e contar com as técnicas de conteúdo e marketing. Para garantir isso, tenha a ajuda de profissionais!
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