Como integrar o WhatsApp ao site da sua empresa?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 12 de setembro de 2024

Quer saber como colocar WhatsApp no site da sua empresa? O WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para integrar os processos de atendimento e comunicação com os seus clientes.

Usado por cerca de 80% dos brasileiros, ter a plataforma integrada ao seu site pode ser uma ótima alternativa de atendimento ao cliente. Mas, como fazer a instalação

Acompanhe, neste artigo, todos os processos necessários para implementação do WhatsApp Business e, o mais importante, as vantagens de utilizá-lo em seu site.

Atendimento whatsapp

Conteúdo:

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp desenvolvida para empresas que querem estreitar a relação com os clientes.

Além disso, é uma importante ferramenta para agilizar, automatizar, classificar e responder às mensagens. É possível exibir seu perfil comercial, inserindo informações da sua empresa, como  endereço, e-mail e o site.

Como funciona o WhatsApp Business?

Essa versão do WhatsApp foi desenvolvida para oferecer uma melhoria nos canais de comunicação das empresas com seus clientes. 

Além de diversas funcionalidades, como automatização de respostas, categorização de conversas e grupos, estatísticas e análises para melhorar o engajamento e exibição de informações, como endereço, e-mail e site da sua empresa. 

Também é possível cadastrar seu catálogo de produtos, ideal para quem vende diretamente pelo WhatsApp.

Quem pode utilizar?

O WhatsApp Business pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Essa ferramenta também é uma importante aliada na inclusão de links para a qualificação do lead e para gerar tráfego no seu site.

Whatsapp business

Utilize o WhatsApp Business para melhorar a integração com seu site

Se sua empresa ainda não utiliza o WhatsApp Business, é importante pensar em integrar essa ferramenta ao seu site.

Ele funciona como uma espécie de cartão de visitas, dando boas vindas aos clientes e oferecendo um canal eficiente de comunicação. Você terá vantagens, como:

  • Comunicação rápida com usuários;
  • Análise de métricas.

Como inserir o botão de atendimento via WhatsApp no site?

Com a API do WhatsApp em seu site, os clientes ficam muito mais próximos da sua empresa e podem entrar em contato de maneira mais rápida e eficiente.

Se nunca ouviu falar do termo API, saiba que na tradução significa Interfaces de Programas Aplicativos. O que na prática é um conjunto de padrões de programação estabelecidos de forma que os sistemas “conversem” entre si.

Para integrar, basta copiar o link https://wa.me/seunumero e colocar o número do WhatsApp da sua empresa, código do país e o DDD. Para um número de São Paulo, ficaria da seguinte forma:  https://wa.me/5511 (número do celular). 

Esse será o seu link de conversa. Por isso, é interessante colocar uma mensagem automática inicial inserindo este código: 

“?text=Olá!%20:)%20podemos%20te%20ajudar?” na frente do número do celular.

Quando inserir o código em seu site, o cliente clicará na mensagem e será direcionado para a tela de entrar em contato com a sua empresa automaticamente pelo WhatsApp.

Quando um cliente clicar no link do WhatsApp, automaticamente irá surgir um aviso para que o usuário envie uma mensagem para sua empresa. É um processo rápido que demanda pouco esforço, isso significa que aumentam as chances de captar o seu público alvo.

Para colocar o link do WhatsApp, siga o passo a passo abaixo:

Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000.

Se a sua cidade não utilizar o nono dígito, use o seguinte link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

Coloque o número do seu celular com o DDD da sua cidade onde estão os ZEROS.

Como inserir um plugin do WhatsApp no site?

Quer saber como colocar o botão do WhatsApp no site da sua empresa? Confira algumas ferramentas que você pode usar para fazer isso e integrar o WhatsApp no site com um botão físico.

  • WP Social Chat: Chamado antigamente de “WhatsApp Chat”, o WP Social Chat é um plugin do WordPress. Permite que seus clientes abram uma conversa do seu site diretamente para o seu número de telefone do WhatsApp, clicando no botão. Oferece a possibilidade de incluir uma caixa para mostrar algumas informações de contato e uma mensagem personalizada. Também há a versão premium que oferece vantagens, como incluir diferentes membros da equipe, distinguindo seus nomes e cargos.
  • GetButton (antigo WhatsHelp): 100% gratuito, esse plugin permite incluir em seu site um botão da  GetButton, o qual vai encaminhar o visitante a aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, WhatsApp,Telegram e outros.
  • VVAme chat: É um plugin que permite integração com o WooCommerce e a criação de mensagens personalizadas com CTAs variados de produtos e preços.

Quais as vantagens de utilizar o WhatsApp no seu site?

Nós, da Studio Visual, agência especialista WordPress e integrações de atendimento virtual, trabalhamos com o WhatsApp em nosso site e gostamos muito da abrangência que temos quando pensamos em atendimento digital.

Portanto, saiba todos os benefícios que essa ferramenta irá trazer para seu negócio e transforme o canal de comunicação do seu site.

  1.  É um perfil profissional: O WhatsApp Business permite a criação do perfil da sua empresa, onde é possível exibir informações muito importantes, como por exemplo, e-mail e site institucional.
  2.  Ferramenta de mensagens instantâneas: é possível automatizar algumas mensagens, como mensagens de boas-vindas, mensagens rápidas, como “Obrigado por entrar em contato”, mensagens de ausência para quando o cliente entrar em contato com a sua empresa e não ficar sem nenhum retorno.
  3.  Oferece métricas: para fortalecer suas estratégias de marketing digital, é possível ter acesso a dados, como número de mensagens enviadas, quais foram entregues, quais foram lidas e recebidas.
  4.  Tem etiquetas personalizadas: Através da criação de etiquetas é possível categorizar grupos ou conversas para gerenciar as mensagens recebidas. Você pode personalizá-las com a definição que achar mais coerente.
  5.  É possível migrar as conversas da conta pessoal para a profissional: se já possui um WhatsApp pessoal que está usando para atender seus clientes, é possível migrar para o Business. Primeiro, faça o  Backup de Conversas no Google Drive. Depois que salvou todas as conversas no Google Drive, em seguida, é só abrir o WhatsApp Business e clicar em “concordar” para iniciar a configuração. 
  6.  A conta é verificada como oficial: qualquer empresa que possui o WhatsApp Business é classificada como uma “Conta comercial”. Mas, não são todas as empresas que são classificadas como “Conta comercial oficial”. É a própria plataforma que irá fazer essa classificação, a qual  se baseia em diversos fatores como, por exemplo, se a marca da empresa é conhecida. 
  7. Você pode configurar mensagens automáticas:  no campo “Configurações da empresa” verá as ferramentas de mensagens. É possível definir qual será o conteúdo da mensagem ao tocar no campo indicado. Você pode mudar o texto padrão das mensagens de saudação, se preferir.
  8.  Aumenta as chances de vendas e conversão: Essa plataforma permite que você faça contatos e estimule a nutrição de leads. Na prática, quanto mais contatos tiver, maior a chance de conseguir mais clientes sólidos.
  9.  Fortalece o vínculo com o cliente: se comunicar com o seu cliente através do WhatsApp permite que você tenha uma aproximação maior com ele. É possível segmentar os contatos, podendo enviar mensagens específicas para grupos. O que vai gerar confiança e identificação.
  10. É a maneira mais rápida de se comunicar com o cliente: como o WhatsApp é muito usado pelas pessoas de maneira geral, conversar com o seu cliente por esse canal deixa os processos comunicativos ainda mais ágeis. 
  11.  O aplicativo é similar ao de uso pessoal: apesar de ter algumas funções específicas, o WhatsApp Business é muito fácil de usar, e suas funcionalidades são muito parecidas com o WhatsApp normal.
  12.  É mais simples para gerenciar as conversas:  é possível usar filtros para gerenciar as conversas, deixando seu aplicativo mais organizado. Além de ser mais rápido de encontrar pendências ou respostas que foram deixadas para mais tarde 
  13.  O aplicativo é gratuito: o WhatsApp Business é 100% gratuito. Mas, oferece alguns recursos extras que são pagos. 
  14.  As mensagens são criptografadas: isso significa que somente quem terá acesso às mensagens são você e seu cliente, nem o WhatsApp pode interceptar as mensagens, oferecendo maior privacidade. 

Dicas para utilizar o WhatsApp corporativo com seu site

  • Prefira uma abordagem assertiva para melhorar a visibilidade da sua empresa e o relacionamento com os clientes.
  • Tenha cuidado com gírias e abreviações: como estamos muito acostumados a usar o WhatsApp em nosso dia a dia, podemos acabar automatizando a forma como conversamos. 
  • Apesar do WhatsApp permitir uma conversa não tão formal, evite o uso de gírias e vícios de linguagem. Além disso, elimine o uso de abreviações. Assim, o cliente verá a sua empresa de forma profissional.
  • Evite enviar mensagens em áudio: é importante evitar usar esse recurso por ter um caráter muito informal, além de poder correr o risco de ter ruídos que irão dificultar a comunicação, sem falar que tem muita gente que odeia receber áudios.
  • Responda as mensagens com rapidez: uma das vantagens de ter o WhatsApp como uma ferramenta para se comunicar com o seu cliente é a rapidez. Não adianta nada você oferecer esse canal de comunicação e deixar seu cliente esperando. 
  • Responda o mais rápido possível, mesmo se não puder responder naquele momento por algum motivo muito urgente, informe ao seu cliente quando irá verificar a situação.
  • Utilize listas de transmissão para avisos, mas não envie spam: se precisar enviar mensagens a diversos usuários, um bom recurso é usar listas de transmissão. Essa ferramenta permite enviar uma mensagem padrão e de forma rápida para diversos contatos de uma só vez. 
  • Para evitar o bloqueio como se a sua mensagem fosse spam, evite realizar muitos envios, em um curto intervalo de tempo. Tome cuidado, pois a plataforma poderá entender que está praticando spam.
  • Planeje campanhas para integrar os clientes com a marca: é possível realizar campanhas com duração de 24 horas divulgando ofertas e conteúdo diversificados através do WhastApp. 
  • Compartilhe novidades e conteúdos do site: faça a integração entre os seus canais e leve seus clientes para outras plataformas. 

Seu site com o auxílio de quem entende do assunto

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