Já é varejista e quer saber como criar um supermercado online? Confira, neste artigo, quais as vantagens e dificuldades que você pode encontrar no caminho. Mas, mesmo que não tenha um supermercado físico, saiba também como começar seu negócio online do zero com a ajuda de uma agência especialista em Wordpress.
Além disso, algumas dicas que serão mostradas aqui farão toda a diferença para a expansão do seu negócio no mundo virtual, caso já possua um.
Conteúdo:
Como estamos cada vez mais conectados, a forma como compramos mudou. Hoje em dia, poder fazer tudo pela internet, inclusive compras em supermercados, deixa tudo mais prático.
Um e-commerce de supermercado é ideal para pessoas que não tem tempo ou que não gostam de ir ao mercado. No momento em que vivemos de pandemia, muitas pessoas estão dando preferência ao supermercado online também, pela questão da segurança
E como deve ser esse supermercado online? Na hora de criar a sua plataforma tenha em mente que seu usuário deseja um bom atendimento, preço justo e praticidade de compra e entrega.
Quais são os indicadores para o e-commerce nos supermercados?
Na hora de criar seu e-commerce é preciso investigar alguns fatores. Faça uma análise precisa da rentabilidade do seu negócio.
O que isso quer dizer? Isso significa que é preciso diminuir os prejuízos para que ela se mantenha saudável. Utilize estratégias de marketing digital para atrair mais clientes.
Ou seja, nada adianta ter um supermercado online excelente, com boa usabilidade e experiência do usuário, se poucas pessoas estão chegando até o seu site.
Um ótimo site, bem estrutura, não serve de nada, se não tiver gente interessada visitando-o
Os maiores desafios que seu negócio pode enfrentar na hora de colocar seu supermercado online são: dificuldade da entrega de produtos perecíveis, logística para identificar os produtos e entregá-los a tempo e alto custo que esse tipo de operação exige.
Para conseguir burlar as dificuldades é preciso identificar o que está prejudicando o seu negócio online e bolar estratégias para diminuir os riscos e aumentar as vendas.
Se o seu supermercado não estiver organizado e estruturado de modo que itens sejam separados e entregues com eficiência, isso vai gerar um atraso na hora da escolha dos produtos, atrasando, consequentemente a entrega.
A entrega bem feita e pontual é um dos principais fatores de satisfação ou frustração dos clientes com a sua empresa, por isso deve ser muito bem planejado.
Além disso, a integração do seu e-commerce com a loja física precisam estar em total sincronia. Por isso, é necessário que tenha uma padronização e automação entre a plataforma digital e seu estoque físico, para garantir que o produto escolhido chegue até o consumidor sem falhas.
Outro fator que é importante checar é o atendimento online. O usuário não quer perder tempo na hora de preencher o cadastro, então não exija um número muito grande de documentos, apenas o essencial.
Na hora do pagamento, seu cliente precisa ter total segurança para fazer esse tipo de transação. Por isso, escolha plataformas certificadas e que garantam a segurança nessas horas.
Qualquer deslize no check-out do seu supermercado online, pode ser muito prejudicial, seja na perda de clientes, seja num baixo faturamento final mensal.
No Brasil, a maioria dos e-commerce de supermercados são aqueles das grandes corporações, como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour, por exemplo.
Supermercados menores encontram dificuldades na hora de montar uma plataforma e enfrentam problemas de logísticas.
Porém, como cada vez mais pessoas estão fazendo suas compras online, investir em um e-commerce pode ser uma ótima alternativa para atrair e fidelizar clientes.
Basicamente, um e-commerce de supermercado vende os produtos pela internet e entregam via delivery na casa do cliente.
Mas, não basta apenas criar uma plataforma online e começar a vender os produtos, é preciso alinhar algumas informações para investir em um supermercado online.
Para manter seu negócio online não basta apenas criar a plataforma e começar a vender os produtos, é preciso seguir as leis do e-commerce. Mas, que leis são essas? Seu cliente precisa ter acesso às informações do seu supermercado e elas precisam ser claras e visíveis.
Por isso, em seu site deve ter o endereço físico da empresa, razão social, CNPJ, telefone, e-mail ou formulário de contato, descrição dos produtos, formas de pagamento devem estar claras, o cliente deve estar ciente sobre taxas adicionais e o valor do frete, o prazo de entrega deve ser informado, é preciso ter uma página em seu site que contenha o contrato de compra, no carrinho virtual deve ter todos os produtos que foi comprado e opção de exclusão, confirmação de compra, condições de trocas e devolução devem ester visíveis aos clientes, assim como descrição de ofertas, elas devem estar detalhadas com as informações de condições, período de validade e número máximo de itens por cliente.
Além de todas essas informações, é preciso que em seu site tenha um canal para que o usuário possa entrar em contato caso tenha problemas ou dúvidas, você pode fazer uma página de FAQ ou “Fale Conosco”.
O seu negócio também deve seguir a lei do arrependimento, na qual o cliente pode solicitar o cancelamento da compra em até 7 dias após o recebimento do produto. O lojista deve recolher o(s) produto(s) e fazer o reembolso, caso o cliente queria.
Lembre-se também de seguir a Lei da Transparência – Lei 12.741/2012. Caso não seja cumprida, pode acarretar em multa, apreensão de produtos ou ainda em pesadas intervenções de cunho administrativo.
O valor do investimento do seu negócio para abrir um supermercado online varia bastante de acordo com a sua realidade.
Se já possui um negócio físico e só vai implementar as vendas online, o investimento será em torno de R$ 7 a R$10 mil reais.
Mas, se vai começar do zero, o custo será bem maior. Pois, além de montar a estrutura virtual é preciso montar a estrutura física, comprar produtos, contratar funcionários, entre outras questões. O valor do investimento pode ficar em torno dos R$ 80 mil.
Clientes de supermercado online são aqueles que estão cada vez mais antenados com o mundo tecnológico, pessoas que não tem tempo disponível para ficar indo ao mercado ou aquelas que não querem sair de casa para fazer esse trabalho.
Está pensando em expandir seu negócio para o mundo virtual? Essa pode ser uma ótima oportunidade de atrair clientes.
Porém, para que seu e-commerce dê certo, é preciso bastante planejamento e investimento. Veja algumas dicas e informações para conseguir vender seus produtos online, sem prejudicar o crescimento.
Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para entender quem é o seu público-alvo e como você deve implementar seu negócio online.
Verifique se as pessoas da região para onde irá vender costumam fazer compras pela internet, se elas se sentem seguras para isso, se se interessam em fazer compras online e se há outros e-commerce na região.
Confira todos esses itens, pois se não tiver um público que esteja disposto a fazer compras online, será muito arriscado investir nesse ramo.
Lembre-se que mesmo que seu negócio seja online, você está vendendo produtos para pessoas de uma região específica. Por isso, estude essa região conheça seu cliente e o que ele deseja.
Entender o local de atuação pode ser muito eficaz para as estratégias definidas ao longo do seu negócio.
Um bom controle de qualidade vai garantir que seu cliente receba um bom produto no tempo estimado. Isso significa que é preciso padronizar todas as funções do seu supermercado.
Imagine seu cliente comprar um produto online e não receber porque seu estoque não estava alinhado com o seu e-commerce. Para não correr esse risco padronize as informações e organize os produtos de modo que consiga atualizar as informações em seu site.
Para que seus clientes possam encontrar uma boa variedade de produtos e diferentes marcas, busque diversos fornecedores, assim terá uma grande gama de opções para seus clientes escolherem.
Há diversos tipos de embalagens que você pode usar na hora de fazer a entrega delivery. Por isso,a embalagem deve proteger o produto, agregar várias unidades para facilitar o transporte e ter uma superfície adequada para a identificação e marcações referentes ao produto.
Há algumas estratégias que você pode adotar para fidelizar clientes. Além de entregar produtos de qualidade, fique de olho no tempo de entrega. Você pode fornecer ao seu cliente agendamento da entrega ou entrega em duas horas, por exemplo.
É muito importante estudar e entender o comportamento do seu consumidor. Se o seu cliente não tem tempo disponível e é justamente por este motivo que ele está comprando online, ofereça diferentes horários para a entrega da mercadoria.
Além disso, muitos consumidores ficam receosos de comprar online por não receberem exatamente aquilo que desejam, por isso, inclua em seu site uma seção para que o cliente possa colocar informações sobre como deseja o produto.
Qualquer problema ou dúvida que seu cliente possa ter, é importante criar um canal para que ele entre em contato com a central de atendimento. Por isso, ofereça opções de contato.
Mesmo que se trate de um negócio online, é preciso declarar todas as movimentações fiscais. Se tiver dificuldades em fazer a emissão fiscal e controle contábil, procure uma consultoria para lhe auxiliar com essas questões.
Se quer montar seu e-commerce é imprescindível ter uma estrutura física. É possível apenas montar o estoque e vender online ou vender produtos de outros supermercados. Mas, se já tem um supermercado, é só precisar adaptá-lo para funcionar virtualmente.
Se a sua equipe é composta por poucos funcionários, será preciso ampliar seus negócios para que o funcionamento do e-commerce corra da melhor forma possível.
Por isso, garanta que tenha um número ideal de funcionários para que quando um cliente solicitar um produto, tenha um funcionário disponível para verificar a solicitação dentro do prazo estabelecido.
Se disponibilizar apenas uma forma de pagamento, dificilmente atrairá muitos clientes. Dessa maneira, ofereça mais de uma opção para pagamento. Você pode incluir pagamento em cartão de crédito, débito e até em dinheiro.
Alguns supermercados oferecem a opção de pagamento em vale-alimentação Sodexo, Ticket, VR, e Alelo.
Para criar seu supermercado online é preciso pontuar algumas questões para que seu negócio dê certo.
Para criar um aplicativo funcional e que garanta uma boa experiência para os usuários, é preciso escolher uma boa plataforma que funciona em Android e IOS.
Certifique-se de que seu aplicativo seja responsivo. Ou seja, que ele possa ser acessado em diferentes telas sem perder suas funções e qualidade.
Também é importante que seu app seja fácil e intuitivo para navegar, além de possuir uma boa velocidade.
Crie um aplicativo que notifique o usuário. É possível que essas notificações informem sobre ofertas, status do pedido e atualizações dos produtos no carrinho. E, claro, ele deve estar totalmente integrado com o seu e-commerce.
Na hora de escolher uma plataforma para criar seu site, é preciso que ela seja atualizada e acompanhar o mercado tecnológico, oferecer segurança aos usuários e fornecer ferramentas e plugins que irão deixar seu site mais atrativo e funcional.
Uma boa alternativa é o WordPress. Quer saber como? Confira o artigo sobre como criar um e-commerce no WordPress.
Use bons editores de imagens para criar o catálogo online do seu supermercado. Uma dica para que fique com uma estética favorável é usar imagens profissionais de produtos e fotografia, além disso, coloque a descrição dos produtos e detalhes que sejam necessário.
A escolha da plataforma para a criação do seu e-commerce é um passo muito importante para que seu negócio ofereça a melhor experiência aos usuários.
Uma boa alternativa é criar seu supermercado online usando o WordPress. Além de estar em constante atualização, essa plataforma oferece muita segurança e diferentes opções para que seu negócio se destaque.
Quer saber como criar seu supermercado online utilizando o WordPress? Veja alguns passos que é preciso ter em mente para iniciar seu negócio no mundo virtual.
A primeira coisa que você deve fazer é escolher um servidor de hospedagem. Ele irá garantir que seu negócio funcione virtualmente, além de oferecer segurança.
A plataforma de e-commerce do WordPress é chamada de WooCommerce. Nela, é possível personalizar seu negócio da forma que deseja. É importante instalar os plugins necessários para um bom funcionamento das estruturas do seu site e para garantir a melhor experiência ao seu usuário.
Criar um supermercado online pode ser bastante desafiador. E, quem não tem muita prática com as plataformas e marketing digital pode encontrar bastante dificuldades na hora de criar seu negócio. Isso sem falar que se possui um supermercado ou estoque muito grande, fazer isso sozinho é praticamente inviável.
Por isso, considere contratar uma empresa que irá criar o site do seu supermercado. Essa é uma ótima opção para ter um site funcional, atrativo e ainda possua estratégias de marketing.
Por mais que você goste de tecnologia, criar um site de supermercado pode ser um pouco complicado.
Uma empresa que ofereça esse tipo de serviço é uma boa alternativa para seu negócio se destacar. Além de criar o site, a empresa irá mantê-lo atualizado e vai garantir a melhor experiência ao usuário.
Se não sabe por onde começar, converse com a Studio Visual para criar sua loja virtual em Wordpress. Assim, terá a garantia de que seu negócio está em boas mãos e seu site ofereça uma excelente usabilidade para os clientes e uma ótima experiência de compra.
O custo para abrir o seu negócio online pode variar muito. Isso porque se já possui um supermercado físico, o investimento será bem mais baixo, em torno de R$7 a R$10 mil.
No entanto, se precisa criar um estoque, o valor aumenta significativamente, podendo ter de investir uma quantia superior a R$80 mil.
Como as pessoas estão cada vez mais inseridas no mundo tecnológico, estão preferindo fazer tudo online.
Com as compras não é diferente. Embora, ainda aqui no Brasil não tenhamos uma forte cultura de compras online, esse mercado vem crescendo exponencialmente.
Mas, antes de incluir seu supermercado no mundo digital, é importante verificar se o público-alvo da sua região irá aderir e se possui investimento para isso. Se a resposta for afirmativa para essas questões, vale muito a pena investir em um e-commerce para seu supermercado.
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