Quer você esteja começando a anunciar na Web ou já tenha algum tempo de prática, precisará utilizar as ferramentas certas para gerenciar suas campanhas. O Google Ad Manager (GAM), é um gerenciador de anúncios criado a partir da fusão de duas outras ferramentas, o Doubleclick for Publishers (DFP) e o Ad Exchange (AdX).
Além de permitir otimizar a gestão das suas campanhas de anúncios (especialmente quando elas são numerosas), o Ad Manager oferece ferramentas e recursos que auxiliam no direcionamento das suas campanhas e segmentação de público.
Logo, se você trabalha com Ads, é fundamental que esteja familiarizado com esta ferramenta. Se você não se sente convencido a utilizá-la, trazemos aqui algumas vantagens e diferenciais dessa ferramenta que fazem dela uma escolha tão óbvia.
Se você tem dúvida sobre as funcionalidades do Google Ad Manager, explicamos alguns dos principais recursos da ferramenta para você entender melhor como ela pode melhorar o desempenho das suas campanhas.
O Ad Manager é um Hub a partir do qual o editor pode gerenciar todas as suas diferentes campanhas através de uma única interface. A ferramenta economiza tempo e otimiza o desempenho das campanhas oferecendo uma maneira uniforme de criar, publicar, direcionar e acompanhar as métricas de cada campanha.
Ele é recomendado para editores de campanhas numerosas ou massivas, com grande volume de vendas diretas. Além de controle granular sobre as campanhas, o Ad Manager oferece suporte a múltiplas redes de anúncios, como AdSense, Ad Exchange e redes de ads terceiras.
Com o Ad Manager você tem agilidade na administração de lucros massivos obtidos com vendas diretas dos seus anúncios e obtém insights detalhados sobre desempenho para melhorar suas campanhas continuamente.
Muitas pessoas acabam confundindo Ad Manager e AdSense, ambos produtos da Google. Alguns têm dificuldade de entender a diferença entre os dois, outros assumem que o Ad Manager é uma versão Premium do AdSense, mas a resposta é um pouco mais simples que isso.
O Ad Manager é uma plataforma para gestão de campanhas, inclusive através de diversas redes, como por exemplo, o AdSense. O AdSense, por sua vez, é uma rede de anúncios propriamente dita. Com ele, você pode veicular seus anúncios em formato Web através da rede AdSense, e somente através dela.
Caso deseje veicular anúncios Mobile, deverá utilizar outra rede de anúncios, como a AdMob da Google. Com ela, você poderá veicular anúncios apenas no mobile.
Se a sua campanha utilizar anúncios Web e Mobile, você poderá usar o Google Ad Manager para fazer a gestão centralizada do seu inventário de anúncios, mesmo que ele esteja espalhado através de diversas redes (como AdSense e AdMob).
O Ad Manager tem suporte a uma grande variedade de formatos de inventário. Confira os formatos suportados:
Quando se fala de anúncios digitais, a terminologia pode ficar complicada rapidamente. Especialmente ao utilizar uma ferramenta de gestão de campanha, é bom ter certeza de que você entende o que significa cada termo.
Confira abaixo o glossário que preparamos com os principais conceitos do Google Ad Manager:
Chama-se de inventário o espaço que se reserva, em um site ou app, para a exibição de anúncios. Este espaço é vendido pelo host para que anunciantes exibam seus anúncios ali.
A exibição dos blocos de anúncios pode ser direcionada utilizando critérios de posição do bloco (por exemplo, em que páginas de um site um ad em banner pode ser exibido) ou segmentação de público (que públicos do site deverão ser priorizados para a exibição do anúncio).
Os itens de linha são arquivos que carregam instruções de como um anúncio deve ser exibido.
Estas instruções incluem o horário de exibição, o orçamento máximo para exibição de um anúncio, a segmentação do público, as posições de exibição dentro do site ou app, o número máximo de vezes que pode ser exibido, e muitas outras coisas, a depender do formato.
Os criativos são as peças publicitárias propriamente ditas. Eles variam de acordo com o formato e compreendem todo o conteúdo do anúncio, como imagens, copy e outras informações.
Os criativos são criados pelo anunciante, e são exibidos nos blocos de anúncios que você tem no seu inventário.
Um bloco de anúncios faz parte do inventário. Ele oferecerá uma posição real, com formato e tamanho específicos, na qual um anúncio será exibido (por exemplo, um banner de 1000x300px no topo do site para a exibição de anúncios no formato banner).
As Tags do Editor do Google, ou Google Publisher Tags (GPT) em Inglês, são bibliotecas de tags que possibilitam que o editor crie inventários e seus blocos de anúncios, administrando as solicitações de anúncios para cada um deles e agrupando-as.
O Google Ad Manager permite que você gere relatórios altamente detalhados sobre o desempenho e métricas das suas campanhas. Estes relatórios são interativos, filtráveis e podem ser customizados para exibir os dados referentes ao período que você preferir.
Se você não tem experiência veiculando grandes campanhas de anúncios, pode ser um desafio começar a usar o Ad Manager de forma independente. Nessas situações, é sempre interessante buscar ajuda de experts, caso seu orçamento permita.
Assim, você garante o melhor direcionamento dos recursos disponíveis e não corre o risco de perder tempo ou dinheiro na hora de anunciar na web.
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