O Growth Marketing (Marketing de Crescimento, em português) é uma forma de delinear sua estratégia de marketing que foca em aquisição de clientes, expansão da consciência de marca e consolidação do produto para estimular o crescimento orgânico.
Todos os anos, milhares de negócios surgem em todas as regiões do país. Esses negócios, por sua vez, movimentam milhões de reais em prol da expansão do alcance e do público de suas marcas. Numa verdadeira corrida pela atenção do consumidor, pode ser difícil se destacar em meio à massiva concorrência.
Para garantir o sucesso da sua empresa, é importante adotar uma estratégia de marketing que favoreça a longevidade da marca, criando oportunidades para que ela se mantenha consistentemente na consciência do público.
Uma estratégia fr Growth Marketing permite que o negócio mantenha um constante fluxo de relacionamento com o público, criando oportunidades de crescimento e escalabilidade do negócio ou produto.
O que caracteriza o Growth Marketing é principalmente como ele é aplicado na empresa: otimizando todos os processos, inclusive o funil de vendas, para maximizar o alcance da marca e a conversão de novos clientes.
Às vezes é necessário repensar o modelo de prospecção de clientes. No Growth Marketing, é extremamente importante ter uma sólida base de clientes e um constante fluxo de novos leads. É na conversão dos novos leads que mora o verdadeiro crescimento.
Para converter novos leads, é importante dedicar tempo e recursos para nutrir os leads do topo do funil.
Quando se fala de Growth, dois termos aparecem com frequência e seu uso pode parecer indiscriminado em alguns casos, o que acaba confundindo o leitor. Na verdade, as diferenças entre os termos são mesmo sutis.
Quando falamos de Growth Hacking, ainda estamos nos referindo aos mesmos objetivos encontrados em estratégias de Growth Marketing. A diferença está na abordagem metodológica para atingir os resultados.
No Growth Hacking, visa-se atingir os objetivos de Growth o mais rápido possível. Para isso, pode-se usar táticas específicas que geram altos resultados em pouco tempo. Entretanto, estas estratégias não costumam apresentar solidez para o uso a longo prazo.
É aí que entra o Growth Marketing, que busca alinhar os objetivos de todos os processos internos para direcioná-los coletivamente ao crescimento.
É natural assumir que todo novo empreendimento tem como objetivo final o sucesso. Esse sucesso pode dizer respeito aos lucros, à consolidação da marca, à expansão das operações… Enfim: crescimento.
Logo, pensar a prática do Marketing no seu negócio é uma necessidade fundamental. Uma empresa que não cresce não se fortalece. Fica mais vulnerável a imprevistos da economia e do mercado.
Além de agregar valor ao negócio, o crescimento também traz maior garantia de longevidade e, portanto, lucratividade.
Como vimos anteriormente, uma estratégia de Growth Marketing deve contemplar todos os processos do seu negócio. Ou seja, é geralmente necessário revisar seus planos de ação e modelos de prospecção de clientes para acomodar a estratégia.
A maneira exata de desenvolver e aplicar sua estratégia de Growth Marketing varia de acordo com cada contexto. O mais importante é que você lembre e reflita sobre os princípios básicos por trás do Growth, para que assim possa ajustar seus processos para acomodá-los.
Confira nossas principais dicas sobre como criar uma estratégia de Growth Marketing eficiente e bem ajustada:
É de extrema importância entender com exatidão quem é o seu público. Assim, você facilita o trabalho de prospecção sabendo quais leads têm mais probabilidade de estar qualificados. Além disso, entender o seu público é essencial para você descobrir como abordar e converter estes leads.
Um bom conhecimento do público da sua marca também facilita descobrir as necessidades daquele público em específico. Isso permite desenvolver novos produtos e inovar com seus produtos existentes para gerar satisfação do cliente e obter ainda mais conversões.
Você deve utilizar todas as estratégias que estiverem ao seu alcance para expandir o alcance da sua marca. Atingindo um novo público, o pool de leads fica maior, assim como as possibilidades de conversão.
Mas atente-se à segmentação do público: você deve direcionar seus esforços ao alcance de público potencialmente qualificado. Isso pode ser feito de diversas formas, mas a mais simples delas é estar presente nos espaços, principalmente digitais, ocupados por esse público.
As métricas de negócio serão o principal instrumento de diagnóstico do sucesso da sua estratégia. Atente-se a elas para garantir que os recursos investidos na estratégia de Growth Marketing estão gerando valor para a sua empresa.
A partir das métricas, você pode alterar, ajustar ou remodelar sua estratégia para aumentar as conversões. Afinal, são os resultados positivos os principais objetivos de uma estratégia de Growth.
Esteja atento ao funil de vendas e acompanhe de perto a passagem do público através dele. Nas estratégias de Growth Marketing, o objetivo primário é aumentar o alcance e as conversões. Logo, o Funil de Vendas será o seu melhor amigo.
Para garantir um crescimento consistente, você irá querer dedicar uma boa atenção à nutrição dos leads Topo de Funil. Esse é o segredo para proporcionar constantes oportunidades de crescimento e expansão dos negócios.
Afinal, um negócio de sucesso precisa de um público proporcional à sua escala.
Quando falta tempo, recursos ou conhecimentos para colocar em prática uma estratégia de marketing digital na sua empresa, a melhor forma de minimizar os riscos é buscar a ajuda de profissionais competentes.
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