Clientes fazem negócios com a sua empresa quando decidem que o produto ou solução oferecida por ela atende de maneira adequada às suas necessidades.
Se você tem um restaurante, os clientes decidirão frequentá-lo com base nas próprias preferências de paladar. Se você tem uma loja de roupas, os clientes decidirão frequentá-la a partir da identificação com os estilos oferecidos.
Mas como você pode se comunicar com os clientes para trazer novos consumidores e converter aqueles que já têm interesse em fazer negócios com você?
Esta é a preocupação central do Inbound Marketing, uma das formas mais tradicionais e conhecidas de praticar o marketing. Para saber mais sobre esta estratégia, continue a leitura!
O Marketing Inbound é uma técnica de marketing que consiste na criação de conteúdo relevante para capturar a atenção dos potenciais consumidores e expandir o alcance da sua marca a novos públicos.
A forma mais convencional como este conteúdo se apresenta é a propaganda, ou anúncio publicitário, também conhecidos como Ads. Propagandas televisivas, anúncios em jornais e revistas e banners em sites são apenas alguns exemplos de formatos de conteúdo no Marketing Inbound.
O objetivo primário é ser notado pelo consumidor e apresentar seu produto ou solução como uma alternativa válida e atraente para a solucionar a dor do cliente.
Para ser notado, utiliza-se estratégias como anúncios direcionados, otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO), newsletters, email marketing, whitepapers e Content Marketing.
Estas mesmas ações de alcance a novos públicos também devem se preocupar com a forma como o produto é apresentado: deve-se focar nos benefícios e diferenciais do produto em comparação à concorrência ou necessidade do consumidor.
A principal diferença entre Marketing Inbound e Outbound está na forma como se estabelece a comunicação entre cliente e marca.
No marketing Inbound, a marca lança sua comunicação em plataformas estratégicas para se fazer notar pelo cliente, aguardando que ele entre inicie a relação com a marca quando sentir-se pronto para realizar a compra.
Já no marketing Outbound, há um esforço ativo por parte da marca para iniciar a comunicação com o potencial cliente. Um bom exemplo de estratégia de marketing Outbound é o telemarketing.
Nesta metodologia, a empresa telefona para o prospect para dar informações sobre seu produto e oferecê-lo ao consumidor. Esta técnica é conhecida como prospecção ativa.
Ambas as técnicas apresentam bons índices de resultado, mas a escolha sobre a melhor delas fica a cargo da empresa, sendo que muitas vezes são conduzidas em paralelo estratégias de marketing Inbound e Outbound.
No geral, o marketing Outbound requer mais cuidado em sua aplicação, pois a técnica pode desagradar os clientes, especialmente quando as vantagens do produto não ficam claras e a prospecção ativa parece fora de contexto.
Já dizia o provérbio: “Quem não é visto, não é lembrado”. Uma estratégia de Marketing Inbound é muito útil para dar visibilidade à sua empresa sem violar a privacidade do prospect.
Além disso, campanhas de Marketing Inbound economizam o tempo que seria gasto filtrando potenciais clientes para uma campanha de Outbound. Fora que você tem mais liberdade de tom de voz quando não precisa se dirigir ao interlocutor.
Uma boa campanha de marketing Inbound deve ter um bom senso de situacionalidade. É importante saber ler o mercado e o diálogo público para identificar dores dos clientes e entender como oferecer uma solução.
A campanha de Inbound bem situada (e veiculada da maneira correta) tem um potencial de atingir muito mais pessoas do que uma campanha Outbound com o mesmo orçamento permitiria.
Uma estratégia Inbound pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Ela se encaixa perfeitamente numa estratégia maior de Growth, por exemplo, por possibilitar a expansão do alcance da sua marca.
Para gerar resultados utilizando marketing Inbound, você deve voltar seus esforços para as formas como ele influencia seu funil de vendas. Entenda:
O Inbound é ótimo para captar clientes no topo do funil de vendas. Com a expansão do alcance, você gera novos prospects. A força vem nos números: quanto mais clientes você tiver no topo do funil, mais chances tem de nutrí-los para levá-los ao fundo do funil e, por fim, convertê-los.
Uma vez que tenha capturado a atenção e o conhecimento do cliente, você pode utilizar a técnica Inbound para nutrir os prospects de todas as etapas do funil.
A qualidade do seu relacionamento com os clientes determina a reputação da sua empresa, e é um fator decisivo no crescimento e geração de resultados.
Após a captação e nutrição dos prospects, o objetivo final é a conversão. O marketing Inbound também atua na conversão de um prospect já captado e nutrido. Ações de comunicação nesta etapa devem encorajar o consumidor a efetuar a compra do seu produto ou serviço.
Buscar o auxílio de profissionais de marketing é uma das melhores formas de garantir a geração de resultados com uma estratégia de Inbound.
Além de poder contar com o extenso conhecimento de quem é expert no marketing, você garante o uso das melhores estratégias e o melhor aproveitamento do seu orçamento de campanha.
A Studio Visual tem uma trajetória de mais de duas décadas no marketing Inbound em canais digitais.
Conte com nossos profissionais para criar uma estratégia de Inbound que realmente funciona.
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