A infraestrutura do seu site está alinhada à expectativa do seu projeto?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 9 de setembro de 2024

Entenda como a infraestrutura do seu site influencia nos seus objetivos e resultados

Já pesou em investir na infraestrutura de site logo na criação do seu projeto digital? Um erro comum que muita empresa acaba cometendo por aí é otimizar o site depois que ele já está no ar. É claro que para atrair mais visitantes, a otimização deve ser feita.

No entanto, se seu site começar a receber muito tráfego sem ter infraestrutura para uma alta demanda de acessos, você vai ter muitas dores de cabeça. Isso sem falar na perda de vendas, se tiver um e-commerce, por exemplo. 

Para não passar por esse tipo de estresse, muito menos ter prejuízos, a dica é investir na infraestrutura. Quer saber as vantagens e como fazer isso? Acompanhe o artigo!

Infraestrutura do seu site

Conteúdo:

 

Como saber se meu site está com uma boa infraestrutura?

Você tem um projeto incrível e seu site está recebendo um número crescente de acessos? Isso é ótimo!

Mas, para ele suportar esse aumento de tráfego e oferecer uma navegação satisfatória aos usuários, é importante que a infraestrutura esteja à altura do seu projeto. E como descubro isso?

Há algumas práticas para uma boa gestão e monitoramento do site. Como, por exemplo, verificar se está usando uma versão atualizada da plataforma, se há uma rotina de manutenção do site, se a segurança está forte, entre outros fatores.

Uma das melhores práticas para deixar seu site com uma infraestrutura adequada ao seu projeto é contratar uma agência digital para fazer todo o monitoramento e manutenção

 

 

O que é preciso ter em uma boa infraestrutura de site?

Há alguns aspectos que são possíveis avaliar para conferir se a infraestrutura do seu site está satisfatória para o seu projeto.

Desse modo, caso algum fator esteja com um mau funcionamento, isso prejudicará a usabilidade do usuário e aumentará o abandono de página.

Pensando nisso, veja a seguir alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de verificar a infraestrutura.

  • Conteúdo SEO friendly: todo mundo que conhece um pouco de Marketing Digital sabe que um SEO otimizado faz toda a diferença para seu site. Um bom profissional da área irá verificar o uso das palavras-chave, conteúdo relevante, meta-descrição das páginas, tag alt das imagens, e diversos outros fatores que influenciam no ranqueamento e na usabilidade. Por isso, um SEO pensado sob medida para seu projeto é essencial.

 

  • Velocidade e bom desempenho: um site lento e com um desempenho ruim irá oferecer uma péssima experiência ao usuário. Segundo o próprio Google, o carregamento de uma página considerado rápido é entre 0 a 1 segundo. Além disso, imagine se um usuário entrar em seu site e se deparar com o “erro 404”? Ele ficará frustrado e sairá da página. Você estará perdendo leads. Dessa maneira, é imprescindível que haja um monitoramento das páginas, se o carregamento está satisfatório, se elas existem, se a rede de distribuição de conteúdo (CDN) é satisfatório e o tamanho das imagens.

erro 404

 

  • Usabilidade do layout: já entrou em um site e levou um tempo além do comum para encontrar o que precisa? É bem ruim quando isso acontece, não é? Então, quando um usuário entra em seu site, você não vai querer que ele passe por isso, certo?! Por isso, independente de quem é esse usuário, ele precisa ter uma ótima experiência quando navegar pelas páginas de seu site. Portanto, o layout deve ser intuitivo e fazer sentido para quem estiver ali.

 

  • Segurança de dados: qualquer pessoa que entrar na sua página deve se sentir segura para navegar, ainda mais quando se trata de e-commerce onde é preciso incluir dados pessoais. Além dos usuários, é importante blindar o seu site contra invasores. E não é só a gente que pensa assim, o Google também acha isso. Tanto é que sites que não possuem o Certificado SSL/TLS, por exemplo, não são bem vistos pelos “robôs” do Google.

 

Como a infraestrutura de site influencia nos resultados?

Se chegou até aqui no artigo, já deu para perceber que há diversos fatores que influenciam diretamente no marketing do seu negócio.

Qualquer mudança que fizer na infraestrutura do seu site, pode comprometer diretamente na sua estratégia de marketing. Pode acontecer, por exemplo, de você resolver criar seu próprio site sozinho através do WordPress, porém instalar plugins desnecessários que podem acabar prejudicando o site.

Sendo assim, todos os processos devem estar alinhados de maneira que um não atrapalhe o desenvolvimento do outro. Um site com um mau desempenho irá fazer com que o cliente abandone a página, o que irá afetar diretamente nas campanhas de marketing.

Portanto, uma infraestrutura adequada ao seu projeto oferecerá uma boa performance ao seu site, aumento de vendas e maiores chances de melhorar no ranqueamento do Google.

 

Boa infraestrutura de site

 

Dicas de como ter uma boa infraestrutura de site

Imagine se todos os sites estivessem hospedados no mesmo local, sem monitoramento ou configurações específicas? Certamente ocorreriam problemas. Por isso, é importante que a hospedagem do seu site seja especializada de acordo com o tipo de aplicação.

Além disso, para evitar dores de cabeça relacionadas à infraestrutura de hospedagem, por exemplo, selecionamos algumas otimizações que podem ser feitas em seu site.

Para o melhor funcionamento do site, é recomendável que essa otimização seja feita por profissionais que entendam do assunto.

  • Otimização de recursos do servidor: otimizar os recursos do servidor está diretamente ligado com a performance do site. Desse modo, não utilize muitos plugins e exclua aqueles que não fazem sentido. Eles podem deixar seu site lento. Recursos como MySQL, Apache, PHP também devem ser otimizados. 

 

  • DNS redundante: um DNS bem ajustado favorece a navegação dos usuários. Ele vai reduzir o tempo de espera na hora de traduzir os domínios para os seus IPs correspondentes. Se, por exemplo, o DNS primário falhar, o secundário irá assumir o controle, evitando com que seus serviços fiquem indisponíveis.

 

  • CDN: a Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo) vai descentralizar a distribuição do conteúdo, oferecendo mais velocidade, por exemplo. Portanto, se seu site tem um alto tráfego, é importante investir na CDN.

 

  • Protocolo HTTPS/2: esse protocolo é utilizado para proteger os dados dos consumidores na internet. Isso significa que se seu site recolhe dados de usuários, eles estarão seguros.

 

  • Limpeza do banco de dados: é importante fazer uma limpeza no banco de dados. Assim, você evita uma sobrecarga.

 

  • Otimização para campanhas de Ads: vamos supor que a sua estratégia de marketing está seguindo todos os passos certos, foi feito um estudo do público, testes A/B, otimização do conteúdo e isso aumentou os acessos. Porém, está convertendo pouco…  Pode ser que esteja com problemas relacionados a performance e desempenho do seu site. Portanto, é fundamental verificar todos os aspectos falados aqui neste artigo. Assim, fica fácil identificar se há pouca conversão por conta de problemas relacionados à infraestrutura.

 

Como a Studio Visual pode ajudar na infraestrutura do seu site

Embora existam centenas de artigos na web que ensinam a fazer sites do zero, é importante ter em mente que um site nunca é estático. E, uma vez criado, precisa de monitoramento e manutenção periodicamente.

Quer melhorar a infraestrutura do seu site ou criar um site ideal para seu projeto? Então, converse com a gente. Nós, aqui da Studio Visual, iremos oferecer toda a assistência necessária para alavancar os resultados, isso sem falar na manutenção e segurança.

 

Infraestrutura do seu site

 

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