O manual de redação da sua marca é o guia para a produção de conteúdo, definindo as melhores práticas para que a sua marca seja reconhecida e alcance bons resultados.
É com o manual de redação em mãos que os redatores podem produzir o conteúdo conforme o que foi combinado e o que a sua empresa espera desses textos.
Com ele, é possível escrever um conteúdo de qualidade que converte, respeitando as definições de branding e alcançando o público certo para a sua empresa. Saiba como o manual de redação pode ajudar o seu negócio.
Por que sua empresa deve ter um manual de redação?
A grande importância do manual de redação é que o conteúdo esteja consoante com a sua marca e público.
Isso significa que, sem um manual de redação, a equipe responsável pela redação pode ficar sem informações que norteiam o conteúdo, como o tom de voz da marca, público-alvo e qual é o objetivo do texto.
Ao trabalhar uma estratégia de inbound marketing, é importante que a sua marca tenha um manual de redação próprio, definindo os pontos mais importantes para a produção do conteúdo.
Como criar um manual de redação e estilo para sua marca?
O ideal é que o manual seja feito segundo as definições de branding da sua empresa, criado em conjunto com a equipe de marketing e equipe de redação.
Dessa forma, todos os pontos importantes estarão alinhados. Por isso, antes de colocar a mão na massa e produzir um blog ou outros conteúdos textuais para a sua empresa, o manual de redação e estilo deve ser produzido.
O que um manual de redação deve conter
Cada manual de redação deve ser único, criado inteiramente para atender as necessidades da empresa contratante, respeitando pontos importantes como público-alvo, estilo, objetivo e detalhes que respeitam o visual da marca (como cores, símbolos, etc.).
Porém, alguns pontos-chave devem ser abordados em qualquer manual de redação, como:
Personas e público
Quem irá ler esse texto? Com quem a sua empresa quer conversar e converter? Responder à essas perguntas irá auxiliar na definição das personas, que nada mais são do que figuras hipotéticas de quem é o seu público ideal.
A persona e o público-alvo não são necessariamente a mesma coisa, mas são conceitos que se complementam para essa etapa do manual de redação.
É a partir da definição do público-alvo, ou seja, quem a sua empresa irá impactar, que podemos definir as personas.
A persona deve ter dados específicos sobre esse personagem fictício, criado com base em pesquisas sobre o público-alvo. Nome, idade, classe social, área de atuação, estado civil, se tem filhos, hobbies, etc.
Tudo isso é importante para entender quem é a sua persona e como podemos nos comunicar com ela de forma eficiente.
Estilo e tom
Ao saber exatamente com quem a sua empresa quer se comunicar, devemos definir o estilo e tom dos textos. Serão conteúdos mais despojados, formais ou no meio-termo? O texto permite o uso de gírias ou precisa de termos técnicos?
Tudo isso faz uma grande diferença no resultado da produção de conteúdo e deve estar bem definido no manual de redação.
Gramática
Assim como o estilo e tom, a gramática é indispensável para o manual de redação. É com ela que iremos definir o estilo gramatical do texto, se poderá ter abreviações, siglas, termos em inglês (ou em outra língua estrangeira), etc.
A gramática deve ser pensada para atender ao seu público-alvo, facilitando a comunicação com essas pessoas.
Imagens
O manual de redação também deve exemplificar como será o uso de imagens durante a produção de conteúdo.
Aqui, cabem definições como:
- Imagem de capa: imagens com pessoas, ou de objetos, ou ilustrações, etc.;
- Imagens ao longo do texto: se estarão presentes, se serão infográficos ou ilustrações, a cada quantos parágrafos deve ter uma imagem, etc.;
- Direitos autorais: se serão compradas em bancos de imagens, se serão imagens produzidas pela empresa, etc.;
- Além de outras questões onde o uso de imagens tem relação com a produção textual de conteúdo.
SEO e estratégias de conteúdo
A estratégia de conteúdo que será empregada na produção também deve estar presente no manual de redação, com as principais orientações para que o texto a siga.
As boas práticas de SEO também devem ser citadas, orientando a equipe de redação a seguir os conceitos durante a produção do texto.
Formatação
Ao definir a formatação do conteúdo, é possível manter um padrão de qualidade das entregas. Nesse momento é importante definir como será a formatação gráfica — com o uso de negrito, itálico, alinhamento e tamanho dos parágrafos, etc.
Tudo isso faz uma grande diferença na leitura e pode definir se o seu público vai ler o texto até o final, ou se irá passar os olhos e fechar a página.
Como produzir conteúdo de qualidade?
Produzir um conteúdo que seja bem escrito, respeitando os padrões de estilo da sua empresa, e que alcance bons resultados, pode ser uma tarefa difícil se for realizada por conta própria.
O ideal é ter com a sua empresa um parceiro que ofereça esse serviço com qualidade e precisão. Para isso, a sua empresa pode contar com a Studio Visual, especialista em criação de conteúdos que informam e convertem. Quer saber como? Converse com um de nossos especialistas.