Seja para impulsionar vendas ou o crescimento de um determinado produto, estratégias de marketing de conteúdo são essenciais para grandes empresas se manterem competitivas e relevantes no mercado.
No entanto, é muito importante que as ações realizadas sejam acompanhadas de perto, só assim é possível compreender se elas estão funcionando ou se precisam passar por revisões e adaptações.
No caso de um blog corporativo, por exemplo, esse acompanhamento poderá demonstrar os melhores caminhos para adoção de novas estratégias.
Para te auxiliar nesse processo de monitoramento, as métricas de marketing digital são essenciais. Veja a seguir as principais métricas que podem fazer a diferença na hora avaliar um plano de marketing de grandes empresas.
Por que é importante acompanhar as métricas de blog?
Ao desenvolver um blog corporativo, além da presença digital, é preciso entendê-lo como uma estratégia de marketing digital.
Com um blog, feito a partir de uma estratégia sólida de Content Marketing, você pode garantir posicionamento nos principais mecanismos de busca. Isso é essencial para que grandes empresas ampliem sua relevância e conversões.
Para entender o funcionamento dessa estratégia e analisar o crescimento dos resultados-chave, é preciso verificar as métricas com clareza. Através de análises desses números, você poderá compreender melhor quais os próximos passos na estratégia de marketing digital.
Principais métricas de marketing para acompanhar no seu blog
Algumas métricas de marketing são fundamentais para compreender o desempenho do seu blog. Para que sua análise seja feita da forma mais completa possível, considere as seguintes métricas básicas em seu blog:
Tráfego total
O tráfego total representa quantos visitantes o seu blog obteve durante um determinado período. Através desta métrica você consegue entender o número de acessos únicos em seu blog de forma objetiva.
Quanto mais visitantes o seu blog recebe, mais o seu público é ampliado e renovado, aumentando as chances de conversões e reconhecimento da marca.
Monitorar essa métrica de marketing vai garantir a compreensão de quais datas seu blog teve mais acessos ou mesmo uma queda. Isso pode indicar caminhos como a otimização de determinados conteúdos ou direcionar a produção para um segmento específico.
Origem do tráfego
Ao acompanhar a origem do tráfego, você consegue entender a partir de quais canais os seus visitantes chegam. Assim, é possível determinar estratégias que ampliem sua presença e façam que mais pessoas acessem o seu blog.
Essa métrica também pode indicar quais canais você precisa reforçar sua presença digital. Se o seu público é, por exemplo, voltado para uma determinada rede social, mas a sua origem de tráfego por lá é muito pequena, talvez seja momento de reforçar seu trabalho nesse canal.
É através também dessa métrica que você pode avaliar insights como a produção de newsletters, além de entender como está funcionando a linkagem interna do seu blog e a estratégia de tráfego orgânico.
Taxa de cliques
A taxa de cliques, também conhecida como CTR (Click Through Rate), é muito importante para avaliar o desempenho das publicações que chegam ao público. Nesse caso, quanto maior o número de cliques, mais interessante e bem posicionado está seu conteúdo para o público.
Uma taxa de cliques alta, aliada a um bom posicionamento nos mecanismos de busca, pode demonstrar que seu conteúdo está alcançando o público de forma positiva. Você também pode entender quais conteúdos aumentaram ou diminuíram a sua taxa de cliques.
O CTR também é muito usado em campanhas e nas redes sociais. Nesses espaços, é possível avaliar a taxa de cliques e acompanhá-la em relação ao custo por clique, ou CPC.
Páginas mais populares
A maioria das pessoas deve chegar ao seu blog através de pesquisas por determinados produtos ou assuntos e não procurando exatamente pela sua empresa. Por isso, é importante entender quais páginas são mais populares e avaliar como otimizar esses conteúdos com frequência.
A métrica de “Páginas mais populares” te ajuda a entender quais os pontos mais fortes do seu blog, compreendendo melhor também o público que está consumindo os conteúdos produzidos
Taxa de rejeição
Completamente oposta ao item anterior, a taxa de rejeição em um blog precisa sempre se manter baixa. Ela está intimamente ligada ao número de visitantes que entraram e saíram do seu blog sem realizar nenhuma ação.
Além de indicar que há algo de errado estruturalmente no seu blog, como um layout não atrativo ou excesso de anúncios posicionados de forma errada, ela também pode demonstrar que seu conteúdo não está adequado.
Uma taxa alta de rejeição nem sempre indica que o conteúdo do seu blog é ruim, mas pode significar que a audiência que está recebendo não é qualificada o suficiente. Isso pode ser solucionado com uma estratégia de SEO pensada conforme as personas da sua empresa.
Bounce rate
A taxa de rejeição, por vezes, é chamada de “Bounce Rate” em algumas plataformas, como o Google Analytics. “Bounce” vem do inglês “pular” e, nesse caso, demonstra o usuário que deixou a página imediatamente ou poucos minutos após entrar no site.
Taxa de conversão
A taxa de conversão pode ser uma das métricas mais importantes para o seu blog. É ela quem indica a relação entre o número de visitas e a quantidade de compras realizadas ou de leads captados.
A melhor forma de aumentar a sua taxa de conversão é ampliando o público qualificado que acessa o seu blog. Para isso, é importante considerar quais conteúdos construir e gerar um tráfego que atraia visitantes realmente interessados no seu produto ou serviço.
Por isso, é importante que a estratégia SEO adotada considere a qualificação de leads no funil de vendas.
Engajamento
As taxas de engajamento consideram número de compartilhamentos em redes sociais, comentários na postagem e outros aspectos que, nem sempre, estão relacionados ao blog diretamente.
Apesar de serem mais difíceis de determinar, as taxas de engajamento são essenciais para entender como o seu público de interesse se comporta a partir dos conteúdos produzidos em seu blog.
Um conteúdo que viraliza e alcança mais pessoas pode ser a chave para captar mais clientes. Por isso, avaliar o engajamento das suas publicações é muito importante.
Métricas de Google Analytics para blog
Uma das ferramentas mais utilizadas para analisar diferentes tipos de métricas de marketing é o Google Analytics. Com ele, é possível acompanhar resultados e entender como melhorar sua estratégia para alcançar os objetivos do seu projeto.
No entanto, grandes empresas devem contar com relatórios eficientes e dashboards inteligentes que estabeleçam comparações eficientes para sua estratégia.
Entenda como as métricas são abordadas em diversas plataformas
O trabalho de análise de métricas em marketing digital não se estende apenas aos blogs e sites. Existem diferentes formas de analisar ações desenvolvidas e compreender a relação entre custo-benefício para a empresa.
Por isso, é preciso analisar os investimentos em diferentes canais e como otimizar as campanhas ou conteúdos estabelecidos.
Google Ads
O Google Ads é uma plataforma de anúncios da gigante internacional de serviços online. Com a ferramenta é possível criar campanhas pagas direcionadas para diferentes públicos segmentados através dos mecanismos de busca da empresa.
As duas principais métricas do Google Ads são os chamados CPC e CPM, que funcionam como formas de precificação na hora de fechar uma campanha na ferramenta. Veja abaixo:
- CPC: é como o “Custo por Clique” é conhecido na área do marketing digital. Ele indica o custo da campanha a partir da quantidade de cliques que o anúncio recebeu.
Assim, para calcular o CPC basta dividir o total gasto pela quantidade de cliques que a campanha conseguiu no período apontado. Esse tipo de precificação é fácil de controlar para quem quer entender e avaliar de perto as conversões de um anúncio.
- CPM: é a métrica que indica que o “Custo por Mil” ou, de forma mais direta, o custo por mil impressões. Essa métrica é calculada dividindo o valor total da campanha pelas impressões, sendo basicamente a quantidade de vezes que o anúncio é visualizado pelo público.
Essa precificação é indicada para campanhas de branding, que desejam expor a marca ou o produto para o maior número de pessoas possível.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios da Meta, conglomerado de tecnologia que engloba empresas como o próprio Facebook e o Instagram. Através da plataforma é possível criar anúncios direcionados que aparecerão para usuários nas redes sociais de milhões de usuários.
As métricas no Facebook Ads dependem especialmente do objetivo da campanha. Por isso, é importante considerar os seguintes recortes:
- Métricas de custo por conversão: dados que indicam os custos e desempenho de uma campanha a partir das conversões obtidas. Nesse caso, você avaliará a campanha a partir do custo por finalização de compras, adição ao carrinho, cadastro ou por compra;
- Métricas para o valor total das conversões: essas métricas ajudam você a entender o valor total das suas conversões a partir de parâmetros definidos na hora da criação da campanha. Nesse caso, você irá acompanhar dados como o valor de conversão de compras, conversão de adições ao carrinho ou ativações do aplicativo da sua empresa.
Vantagens de acompanhar as métricas do seu blog
Ao desenvolver um blog para sua empresa, é muito importante acompanhá-lo de perto e entender os insights gerados através da performance dos conteúdos produzidos.
Uma estratégia sólida de marketing digital pode oferecer análises assertivas para você começar um blog corporativo.
A partir de um estudo sólido voltado para os resultados que sua empresa precisa atingir, a Studio Visual oferece relatórios e dashboards para você acompanhar as métricas do seu blog e outros dados importantes. Conheça nossa estratégia de Content Marketing e saiba como podemos realizar as suas metas.
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