O UX, ou User Experience, é um dos pilares para um bom desempenho em qualquer site. Ao colocar o usuário em primeiro lugar, é possível alcançar melhores resultados com os seus KPIs.
O conceito de UX é muito utilizado pelos profissionais de design, junto ao UI Design, mas também se aplica a outros pontos importantes para o site.
Neste artigo você vai encontrar o que é UX, como funciona e, porque o site da sua empresa deve investir em experiência do usuário. Continue lendo!
O que é UX?
A sigla UX vem de User Experience (experiência do usuário), usada para se referir a uma estratégia de design que prioriza uma boa experiência para quem interage com o software.
O conceito de “experiência do usuário” pode ser aplicado às mais diversas áreas do seu site ou software.
O objetivo é que as interações do usuário com a interface seja a mais prazerosa possível. Sendo assim, a navegação deve ser simples e intuitiva, o texto deve ser fácil de interpretar, o carregamento da página deve ser rápido, entre outros fatores.
Por que se preocupar com UX do seu site?
É por meio das pesquisas de UX — feitas para entender o que agrada o seu público-alvo — que podemos entregar o melhor produto possível ao usuário.
Ao navegar em um site ou software de fácil interação, realizando ações sem dificuldade e encontrando as informações que precisa, o usuário poderá se fidelizar e realizar conversões.
Assim, podemos alcançar metas de forma mais eficiente, além de ter um site ou software que corresponda aos valores da marca e expectativas dos usuários.
Quais as áreas de UX?
A principal área do UX é o UX Design, que se responsabiliza pelas definições de design do site ou software.
Porém, com o design entram outros requisitos igualmente importantes para a experiência do usuário.
O que é UX Writing?
O UX Writing é um conjunto de estratégias para a redação de textos inseridos em um design voltado para a experiência do usuário.
Além das cores, interações e navegação da página, o texto também é muito importante para guiar o usuário na sua jornada do cliente.
O UX Writing é aplicado, principalmente, na redação de textos informativos, botões e demais instruções que podem ser necessárias na página. O seu objetivo é guiar o usuário com uma linguagem acessível e texto sucinto.
Qual a diferença entre UI e UX?
O UI Design (User Interface Design) trabalha em conjunto com o UX, ambos visando a melhor experiência possível com uma determinada interface.
Porém, o que diferencia os dois trabalhos é que o UI se volta mais para o funcionamento interno, como fluxo de ações do usuário, funcionalidades da página, como os recursos devem reagir à interação.
Já o UX analisa a parte visual do design e também trabalha com pesquisas, identificando a experiência do usuário em interações anteriores e tenta compreender o que o usuário espera ao interagir com aquele site ou software.
Qual a diferença entre UX e CX?
Ambos os setores priorizam a experiência, mas em aplicações diferentes. Enquanto o UX se preocupa com o usuário — uma representação da persona do site ou software — o CX (Customer Experience) se volta para a experiência do consumidor (cliente).
Sendo assim, o CX irá acompanhar a experiência do cliente durante toda a sua jornada de consumo, desde o primeiro contato até a pós-venda.
Quais as vantagens de usar UX no seu site?
O investimento em desenvolvimento de sites ou softwares com UX é indispensável. É com uma estratégia eficiente de UI e UX que o seu site pode se destacar e conquistar o seu público-alvo.
Ao priorizar a usabilidade, o seu site pode se beneficiar com:
1. Aumento do tráfego orgânico
O SEO é o principal elemento para atrair tráfego orgânico, mas esse conjunto de técnicas anda lado a lado com o UX.
Ambos priorizam a organização dos elementos na página, velocidade de carregamento e qualidade da informação. Assim, é mais fácil atrair usuários de forma orgânica.
2. Aumento do tempo de permanência no site
Um site mais atraente e fácil de navegar convida o usuário a permanecer ali, seja com um conteúdo interessante ou ao oferecer outras páginas para navegação.
Assim, aumenta-se o tempo de permanência no site, guiando o usuário a conhecer outros conteúdos disponíveis.
3. Aumento das conversões
Se o usuário se sente mais confortável ao navegar no site, ele muito provavelmente irá realizar ações de conversão.
Para isso, os objetivos de conversão devem ser claros e definidos antes do desenvolvimento do design. Assim, os profissionais de UX podem guiar o usuário até a conversão.
Isso é fundamental para telas com formulários, assinatura de newsletter e até mesmo para um bom site de e-commerce, com um visual atraente e de boa navegação entre os produtos.
4. Fidelidade do usuário
Um bom design UX irá fidelizar o cliente, convidando-o a voltar ao site mais vezes. Além de oferecer uma interface amigável, invista também no posicionamento da marca, tornando-se referência naquele nicho.
Dessa forma, mais usuários se tornarão clientes fidelizados, podendo até mesmo indicar o seu site para outras pessoas.
Como o UX é feito?
O trabalho do UX Design passa por diversas etapas durante o processo de desenvolvimento de um site ou software.
Entre as principais etapas, o seu site deve ser entregue com os seguintes processos:
1. Arquitetura da informação
A arquitetura da informação é essencial para garantir a navegabilidade do site. Antes de definir como será o visual, devemos desenhar quais caminhos o usuário irá passar para encontrar o que deseja.
Com uma boa arquitetura da informação, o conteúdo estará distribuído de uma forma intuitiva ao usuário, facilitando o seu acesso e navegação no site.
2. Fluxos das tarefas
O fluxo de tarefas é o passo a passo com o que é preciso ter no site. É a partir dele que definimos quais páginas, funções e informações o site, ou software, terá.
Com ele podem surgir outras documentações, como o wireflows e fluxo de usuário.
3. Projeto de interação
Nesta etapa entra em ação o conceito de Design de Interação (IxD). Esse conceito é uma área específica do estudo da experiência do usuário, utilizada tanto por designers quanto por profissionais de TI.
É com o Design de Interação que são criados os wireframes, mockups ou protótipos do seu site (versões de teste).
Assim, os profissionais envolvidos no projeto podem testar diferentes interações do usuário com a interface, desenhando o seu caminho de conversão e criando interações esperadas pelo usuário (como um efeito de “clique” ao clicar sobre um botão, ou um drop down ao abrir um accordion).
4. Wireflows
Durante a documentação do projeto de UX Design, o wireflow é o documento que permite visualizar como serão as páginas e quais ações os usuários devem ter em cada uma.
Esse documento une o conceito de wireframe (desenho de como será a página) e de user flow (fluxo do usuário, com as definições de interação).
Embora o user flow possa ser suficiente em muitos casos, o wireflow oferece uma visualização otimizada dos processos, facilitando a apresentação.
5. Sitemaps
Diferente do sitemap técnico, o sitemap de UX Design funciona verdadeiramente como um mapa visual do site, elencando todas as páginas que estarão no site e qual será o conteúdo de cada uma.
Para isso, o sitemap pode ser apresentado na forma de um fluxograma, criando conexões entre páginas e visualizando a hierarquia do conteúdo.
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Um projeto de desenvolvimento de site deve contar com um bom planejamento de UX. Por isso, muito além de entender o que é UX, a sua empresa deve investir em qualidade para o desenvolvimento dos seus produtos e projetos.
A melhor forma de garantir a qualidade é com profissionais altamente qualificados para isso. A Studio Visual tem mais de 20 anos de experiência com desenvolvimento de projetos digitais e UX Design.
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