Há mais ou menos dois anos, o Google Think apresentou ao mundo o conceito de Micro Momentos. Isso trouxe mudanças na maneira como as empresas enxergam o comportamento das pessoas em relação à internet mobile, que buscam sempre por informações cada vez mais imediatas. Porém, pensando em estratégia, como podemos pensar em marketing digital nesses pequenos e simples momentos de atenção?
Os micro momentos são parte de rápidos acontecimentos relacionados – não diretamente – à intenção de tomada de decisão durante a jornada de compra do consumidor. Essa breve experiência – se positiva – faz com que cada usuário decida sobre determinado produto ou marca (de forma objetiva).
Mas como esse imediatismo cresceu na era digital? Devido ao crescimento no número de acessos via smartphones. As pessoas buscam por conteúdos rápidos para obter informações na palma das mãos. É aí que todo o jogo muda quando estamos falando de resultados digitais.
Faremos, neste artigo, um breve overview para entendermos o que são os micro momentos. Além disso, como podemos aplicar isso em nossa estratégia de marketing digital.
É notável que os hábitos dos novos consumidores digitais mudaram… o crescimento de smartphones e o acesso à internet móvel deu liberdade de poder para tirar dúvidas diretamente no celular quando e como quiser.
Enquanto no desktop há dezenas de janelas abertas e interações previsíveis que disputam atenção, o smartphone explora as experiências fragmentadas. Ou seja, os usuários agora mantêm o foco em pequenas e determinadas ações, como: troca de mensagens, redes sociais, pesquisas, entre outras.
Isso só comprova que os micro momentos se tornaram a base deste novo comportamento. Segundo o Google, as pessoas olham seu celular, em média, 86 vezes durante o dia. Nesse mesmo contexto, podemos notar que, mesmo que cada usuário tenha mais do que uma ação, sua atenção não é mais motivo de disputa, pois tudo está relacionado aos seus interesses.
Um dado importante quanto aos acessos mobile é o crescimento no tempo de navegação. Isso destacou também alguns aspectos relacionados à atenção dos usuários nos smartphones.
Os consumidores digitais são objetivos e esperam que empresas tornem essa experiência cada vez mais simples. É por isso que hoje tanto se fala em experiência do usuário, mobile friendly e otimizações para os buscadores em smartphones.
Os micro momentos estão relacionados ao que cada usuário busca ao desbloquear seu celular. É nessa hora que procuram por respostas, esperam encontrar informações que os ajudem a tomar decisões.
Segundo o Google, os micro momentos de cada usuário são classificados em:
Essa estrutura ajuda empresas a pensar estrategicamente no comportamento de cada usuário em seus micro momentos. Nesse contexto encontramos um novo campo de batalha, onde é necessário entender o que cada pessoa busca para conquistar clientes no ambiente digital – principalmente quando estamos falando de mobile.
Entendemos que os micro momentos estão linkados às ações de cada usuário. Além disso, que o Google criou um conceito que se divide em 4 momentos. Porém, como estamos falando de marketing digital, quais são as tendências deste novo comportamento?
Veremos como os consumidores se comportam ao realizarem buscas em seus celulares:
O novo consumidor é mais inteligente e tem em suas mãos a possibilidade de fazer o que quiser em seu momento. Em relação a compras, notamos que ele pensa e pesquisa cada detalhe antes de tomar uma decisão final.
Um exemplo disso é a própria palavra “melhor” seguida de um produto, serviço ou segmento. As pessoas buscam nos mecanismos sempre o que é melhor antes de pensar em preços. Afinal, a maior preocupação é se isso de fato vai solucionar o seu problema.
Por conta disso muitas decisões passaram a ser tomadas por impulso. Logicamente que isso vai depender do que esse consumidor encontrar e da confiança que vai depositar em determinado conteúdo.
Os micro momentos estão atrelados ao imediatismo, pois tudo faz parte do “time” de cada usuário. O consumidor, porém, passa boa parte do seu tempo conectado. Mas, devido ao avanço na velocidade e cobertura móvel, além de softwares e páginas otimizadas, espera-se que tudo seja simplificado para ele.
Isso gera um misto de experiências que leva esse consumidor digital a querer o imediatismo. Ou seja, se eu tenho acesso rápido e minhas ações são tomadas pelo impulso, espera-se que esse momento seja prático.
Se o consumidor se tornou mais objetivo, solucionar seu problema na internet deve ser uma tarefa simples. Se o seu micro momento é buscar informações para realizar compras, ajude-o com informações que o ajudem nesse processo.
Pense no quanto pode evoluir em vendas sabendo que consumidor está mais propenso a realizar compras imediatas no celular. Aproveite esse momento para dar a ele o que de fato procura enquanto busca sobre um produto ou serviço que a sua empresa oferece.
O grande segredo dos micro momentos é ser encontrado na internet para que sua empresa tenha em mãos oportunidades de novos negócios. O Marketing de Conteúdo, neste caso, é a base para que os usuários se relacionem com sua empresa e que seus interesses sejam o gatilho para idealizar uma venda.
Listamos algumas ideias do que deve ser levado em conta nos micro momentos:
Estamos aqui para falar sobre os micro momentos do Google e te ajudar a pensar em estratégias com foco em resultados.
Leia mais: Otimização de SEO On-page
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