Escolhida por cerca de 1/3 dos sites, por que o WordPress é uma das maiores plataformas CMS do mundo?
Já se perguntou por que a internet usa WordPress? A plataforma percorreu um longo caminho até se tornar um dos principais sistemas de gerenciamento de conteúdo do mundo.
A primeira versão foi lançada em 2003 e cresceu continuamente. E, ao que tudo indica, esse crescimento não parece estar diminuindo. Tanto é que, atualmente, cerca de 35% dos sites do mundo são criados usando o WordPress.
Para entender a dimensão da participação da plataforma no mercado, acompanhe o artigo e descubra de onde vem a popularidade do WordPress.
O WordPress é o principal sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo
Não importa o tamanho do seu negócio ou em que área de atuação é a sua empresa, é possível criar um site com todas as funcionalidades necessárias para agradar, desde os usuários mais exigentes, até aqueles que não estão muito inseridos no mundo virtual.
Isso porque o WordPress é uma plataforma versátil, flexível e funcional. Muitas empresas optam por fazer seu site a partir dela porque garante uma possibilidade praticamente infinita de integração entre os sistemas, facilidade de expansão do seu negócio na web, entre outras vantagens.
Então, não é por acaso que ela virou a queridinha dos usuários quando falamos em sistemas CMS.
Para ter ideia do nível de aprovação do WordPress, segundo o site W3Tech, pouco mais de 35% dos sites na web são feitos com WordPress. E essa porcentagem só aumenta quando levamos em consideração apenas os sistemas de gerenciamento, como o CMS, chegando a quase 64% do total.
Participação de mercado do WordPress entre os sites na Web
Atualmente, o WordPress está em sua versão 5.4 (da data deste post). Ela foi lançada em 23 de maio de 2020 e é atualizada periodicamente.
Além disso, até hoje, essa versão foi baixada mais de 31 mil vezes. Se acompanhar no site do WordPress esse número só cresce.
Ou seja, a previsão é que a plataforma continue em uma curva ascendente de crescimento. Dando uma olhada nos dados do W3Techs isso fica evidente. Em 2011, o crescimento do WP em torno de 13% e se manteve até chegar aos 35% em 2020.
Participação de mercado no e-commerce
De acordo com as estatísticas, o WordPress vem se destacando também quando falamos em e-commerce. A plataforma possui um plugin que transforma o seu site WordPress em uma loja virtual, que leva o nome de WooCommerce.
Para quem começou com um simples construtor de blog, o crescimento do WP mostra, portanto, que a plataforma tem uma longa vida pela frente.
Vamos aos dados!
Se analisarmos o gráfico do Builtwith podemos ver que de acordo com 1 milhão de sites, o WooCommerce tem a impressionante fatia de 28% da participação no mercado de comércio eletrônico, saindo na frente até do Shopify, com 20%.
Mas, e os concorrentes?
E, claro, que nunca podemos analisar o WordPress sozinho, por outro lado, é preciso verificar também o crescimento dos concorrentes no mercado.
O W3Techs mostra alguns dados interessantes, se analisarmos as estatísticas de uso de sistemas de gerenciamento de conteúdo, vemos que a participação do Joomla no mercado caiu de 2.6% em 2011 para 2.4% em junho de 2020.
Enquanto isso, se analisarmos o crescimento do WordPress, a sua participação no mercado aumentou consideravelmente, de 13.1% em 2011 para 35.4% em 2020.
”O WordPress só escolhido para construção de sites pequenos”. É verdade?
Empresas que possuem grandes negócios também precisam de ter um espaço na web que esteja à altura de suas estratégias e missão. Além disso, é preciso que o site suporte os números de acessos dos usuários, com bom desempenho.
Outro fator importante de observar é que em empresas grandes há também uma equipe para a criação do conteúdo. Isso porque o WP permite que diversos usuários tenham acesso de acordo com a sua função para criar e publicar seus conteúdos de acordo com a dinâmica da empresa.
Portanto, cada vez mais negócios com sistema online vêm aderindo à plataforma. De acordo com os dados publicados pelo Builtwith, sites com muitos acessos que usam WordPress estão crescendo, por outro lado, não acontece o mesmo com sites com poucos acessos:
Ok, mas o que esse gráfico quer dizer? Quer dizer que há um maior crescimento anual de sites com mais de 1 milhão de acessos optam pelo WordPress. E essa curva só sobe, basta verificar que em 2019 passou de 300 mil sites.
Quem escolheu o WordPress?
Tem muita empresa que você nem imagina, mas que já aderiu ao WordPress. Para esclarecer, veja alguns exemplos de sites que são bem desenvolvidos e tem um visual bem impactante.
Portanto, isso mostra que se você tiver uma equipe composta por bons profissionais é possível criar um site bem apresentado e funcional para os usuários.
Com a entrada do governo do Trump, o site da Casa Branca migrou para o WordPress. Com um layout fluído, o site oferece rápido acesso a diversas áreas de conteúdo de notícias e também para as redes sociais, como o Twitter. Confira mais sobre essa mudança em nosso artigo sobre o site da Casa Branca em WordPress.
Um dos principais canais de televisão, a BBC America também utiliza o WordPress. Segundo o gerente de desenvolvimento de produtos da BBC Worldwide, David Anderson, os próprios editores personalizam os temas para corresponder à aparência de um programa.
A Time Magazine é uma das maiores revistas de notícias mais conhecidas do mundo. E o seu site foi feito usando a plataforma do WordPress. Em suma, conta com um layout estratégico para a divulgação das notícias online.
A Sony é a segunda maior gravadora de música do mundo, representando vários artistas, como Celine Dion, Britney Spears, Justin Timberlake e Michael Jackson. O seu site utiliza o WordPress. Se é um bom site? Em primeiro lugar, o layout é interativo e em segundo lugar, é super legal de navegar.
A Microsoft dispensa apresentações, uma das maiores desenvolvedoras de softwares e recursos tecnológicos do mundo usa WordPress.
Sabia que o Facebook tem um site com divulgação de notícias sobre os serviços de uma das redes sociais mais usadas no mundo? Portanto, é o Facebook Newsroom.
A Disney também usa WordPress. Como resultado, o Site The Walt Disney Company reúne informações sobre os parques no mundo todo, experiências e produtos da Disney, além de divulgar notícias sobre a companhia.
A Bloomberg é uma empresa de tecnologia que fornece informações de dados sobre os mercados, com o intuito de melhorar a qualidade de vida ao redor do mundo de maneira diversa e inclusiva.
O TechCrunch é um site voltado para assuntos de tecnologia, startups e Vale do Silício. Ele usa o WordPress e é um dos mais influentes no ranking da Alexa, companhia que fornece dados de tráfego na internet.
– – – – – – – – – – –
Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para nós. Amamos a tecnologia também!
Siga-nos nas redes sociais. 😉