Como conquistar ranqueamento no Google usando SEO?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 16 de setembro de 2024

Conquistar uma boa posição do ranqueamento no Google é uma das principais metas das empresas que investem em presença digital.

Porém, para conseguir se colocar entre os primeiros resultados, é preciso entender como funciona o SEO (Search Engine Optimization), como ele influencia no posicionamento do seu site e como você pode utilizá-lo a seu favor.

São esses pontos que explicaremos neste artigo, com dicas práticas para colocar o SEO no dia a dia da sua empresa e alavancar os seus resultados com um bom ranqueamento no Google. Continue a leitura!

Conceitos de SEO para ranqueamento

Antes de começarmos a falar em boas práticas de SEO, é preciso entender alguns conceitos importantes: o SEO On Page e o Off Page.

Esses dois segmentos do SEO atuam de formas diferentes no seu site, mas ambos são importantes para o ranqueamento no Google. Veja:

O que é SEO On Page?

As técnicas de SEO On Page correspondem às ações que podem ser tomadas na página. Ou seja, como o conteúdo exibido ao usuário pode ser otimizado para ser reconhecido pelo público e pelos mecanismos de busca.

Quando falamos em SEO On Page, nos referimos ao uso de keywords (palavras-chave), técnicas UX para melhor exibição do conteúdo, sitemap, links, imagens, etc.

Também falamos dos itens de reconhecimento dos robôs para o conteúdo, como a inserção de keywords em títulos, organização de headings por semântica, URL simplificada, Title Tag e Meta Description.

De forma simples, são os elementos que podem ser percebidos tanto pelos robôs quanto pelas pessoas usuárias no seu site.

A otimização desses itens pode ser facilmente manejada na gestão de conteúdo, trabalhando com textos e páginas otimizadas.

O que é SEO Off Page?

Já o SEO Off Page é o que vem de fora do seu site. São fatores que podem ajudar ou prejudicar o desempenho dos seus links na SERP.

A estratégia de SEO Off Page é o que envolve fatores externos que podem influenciar no posicionamento do seu site, como estratégias de marketing e o investimento em redes sociais.

Sendo assim, algumas boas práticas envolvem, é claro, o SEO On Page, mas também a inclusão de conteúdos âncora, diversidade em backlinks, credibilidade do site, conteúdos que seguem um contexto e menções de outros sites com credibilidade (com e sem links).

Como colocar o SEO em prática no seu site

Com as definições de SEO esclarecidas, podemos falar sobre quais ações o seu site deve seguir para conquistar um bom ranqueamento no Google.

Em alguns passos simples, é possível garantir um bom trabalho de SEO On Page, favorecendo o SEO Off Page e garantindo o tão sonhado primeiro lugar na SERP.

Palavras-chave e conteúdo

O uso de keywords, ou palavras-chave, é um dos primeiros passos ao utilizar o SEO em uma estratégia de produção de conteúdo.

Porém, a inclusão dessas palavras-chave deve ser feita de forma prudente, não sacrificando o entendimento do conteúdo pelas pessoas usuárias.

Entre as principais indicações do uso de keywords, temos:

Boa densidade da keyword no conteúdo

As keywords selecionadas devem ter relevância ao conteúdo do site, com um bom volume de buscas e, principalmente, devem respeitar a semântica.

Isso significa que os conteúdos devem ser relacionados uns aos outros, além de ter relação direta com o seu público. Ao definir esses pontos, utilize variações da palavra-chave para aumentar a sua credibilidade sobre o assunto, além de fortalecer os links internos.

Ao utilizar a palavra-chave em um texto ou página, tenha cuidado para não “superotimizar”. Utilize os termos de forma que faça sentido para o leitor, sem repetições sem sentido ou frases desconexas. 

Entenda a importância das meta descriptions para SEO

A Meta Description é o que, muitas vezes, fará o usuário clicar ou não no seu site ao fazer uma pesquisa no Google.

Junto da Title Tag, o título que aparece na SERP, esse recurso precisa ser claro e sucinto, convidando o usuário a conferir o conteúdo.

Ao trabalhar com meta descriptions bem elaboradas, é possível dar uma explicação sobre o conteúdo e incluir um Call To Action que convide o usuário a abrir o site.

E quanto mais pessoas clicarem no seu site, mais relevante o seu conteúdo será para o Google e outros usuários.

Atente-se aos links para o seu site

A construção de backlinks e links internos é muito importante para um bom desempenho em SEO. 

Ao relacionar conteúdos internos, você mostra ao Google que está seguindo um contexto entre os conteúdos produzidos. Já com os links externos, quando outro site insere um link seu, pode colaborar para a sua credibilidade, já que você foi referenciado em outro site.

Porém, é preciso ter cuidado com o uso desses backlinks, para que uma estratégia de link building não vire um black hat — quando sites suspeitos ou maliciosos utilizam links seus para prejudicar o seu site.

Use imagens adequadamente

O uso de imagens também é muito importante para o desempenho do conteúdo. Utilize imagens que tenham relação com o conteúdo, otimizando com a inserção de descrição ALT (para leitores de tela)

Além de ser um recurso inclusivo para pessoas que dependem do leitor de tela, também é uma forma de comunicar ao Google o que tem naquela imagem e porque ela é relevante para aquele conteúdo.

Lembre-se, também, de inserir a palavra-chave na descrição da imagem, para fortalecer a sua relação com o conteúdo.

Experiência do usuário

Conteúdo baseado em SEO não é feito para robôs, e sim para pessoas que irão consumir aquele conteúdo. Por isso é primordial que o seu site tenha uma boa experiência para o usuário.

Otimize tempo de carregamento

Um site otimizado para SEO deve ter uma boa velocidade de carregamento da página e dos seus conteúdos.

Isso inclui o tempo que a página leva para abrir e para exibir elementos gráficos, como imagens e outros recursos. Ao ter um site lento, é muito provável que o usuário desista de consumir o conteúdo e feche o site.

Ao fazer isso, o Google entende que o seu site não é interessante para outros usuários, o que pode prejudicar o seu ranqueamento.

Faça uma limpeza do código

Ter um código limpo também é um ponto positivo para o seu site ter um bom posicionamento no Google.

Isso porque sites de códigos limpos e organizados terão menos problemas e brechas, oferecendo um bom desempenho geral.

Tenha um site adaptado para dispositivos móveis

Atualmente, estima-se que, no Brasil, cerca de 56,48% das visitas a sites sejam realizadas por dispositivos móveis — smartphones e tablets.

Para atender esse público, o seu site deve ter uma interface altamente responsiva, pensada para uma exibição otimizada em dispositivos móveis. É o que chamamos de Mobile First, quando a responsividade vem em primeiro lugar.

Análise de dados 

Uma boa estratégia SEO só é efetiva quando trabalhamos com dados. Por isso é importante que você acompanhe as métricas do site.

Mensure as métricas corretamente

Em SEO trabalhamos com diferentes métricas, ligadas a conversão, acessos, tendências dos usuários e diversos outros KPIs.

Ao mensurar essas métricas corretamente, também podemos alinhar objetivos e resultados, criando metas a médio e longo prazo que podem ser alcançadas com a ajuda de SEO.

Manutenção do site

Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar a sua empresa, não pode deixar a manutenção do site de lado. Ela é essencial para manter as coisas em ordem e funcionando corretamente.

Atualize recursos e faça a manutenção do código

Certifique-se de que o site está devidamente atualizado, com revisões periódicas no código e nos recursos instalados, como plugins.

Ao manter tudo atualizado, evitamos que o site tenha brechas, lentidão ou até mesmo que sofra ataques cibernéticos.

Conte com atendimento profissional especializado

Cuidar do SEO pode ser uma tarefa muito mais complicada do que se imagina. Por isso é imprescindível que a sua empresa conte com profissionais especializados para atender o seu projeto.

A Studio Visual é especialista em desenvolvimento de sites e conta com uma equipe altamente qualificada em SEO, atendendo às necessidades do seu site. Converse com um de nossos especialistas e descubra como podemos trabalhar juntos!

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