Como garantir a segurança do seu cliente no atendimento online?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de maio de 2020

Descubra os principais métodos para proteger seus clientes com dados online

Para seu negócio ser um sucesso e ter prestígio no mercado, é muito importante investir em segurança. Confira, neste artigo, os principais métodos e ferramentas de segurança para um negócio digital.

 

Conteúdo:

 

Por que proteger os dados de clientes em atendimento online?

Se o seu negócio é um e-commerce, os dados mais comuns que as pessoas passam, são: o nome, endereço e cartão de crédito. Caso os dados sejam vazados, informações importantes dos clientes estarão disponíveis para qualquer um. 

A segurança dele estará em risco, pois outras pessoas poderão fazer compras no cartão, criar um novo documento e até fazer empréstimos.  

Para evitar esses e outros problemas de segurança, saiba que a proteção de dados é requisito básico para qualquer negócio digital que lida com informações sigilosas.

 

Golpes e fraudes online mais comuns para enganar usuários

Confira quais são os golpes e fraudes mais comuns na internet. Dessa maneira fica muito mais fácil de se preparar para evitar esses tipos de problema.

 

Phishing

 

  • O que é phishing?

Phishing é uma ação criminosa onde hackers roubam dados pessoais de uma pessoa na internet. São informações como senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito, número de identidade e endereço.

 

  • Como reconhecer phishing?

Uma das maneiras mais tradicionais de sofrer phishing é recebendo e-mails ou mensagens de remetentes completamente desconhecidos ou de empresas que nunca fez negócios ou comprou algo. Quando isso acontecer, suspeite e não abra a mensagem. 

 

  • Tipos de phishing direcionado para empresas e sites 

As formas mais comuns de empresas e sites sofrerem um phishing é com: 

  • Spear phishing
  • Clone phishing
  • Whaling
  • Pharming

 

  • Como se proteger de ataques de phishing?

Há muitas maneiras para se proteger deste tipo de ataque. A mais simples delas é evitar responder e abrir e-mails de remetentes desconhecidos ou com empresas que nunca se envolveu. Evitar abrir anexos que não tenham relação com o seu trabalho. 

Uma outra alternativa é criar um e-mail profissional completamente diferente do que é usado no cotidiano. E use ele exclusivamente para negócios, e mais nenhum outro assunto. Isso pode auxiliar a sair do radar de hackers. 

 

Furto de identidade

O furto de identidade é a ação criminosa mais comum na internet. Hackers roubam informações pessoais para cometer fraudes. Inclusive, o phishing é um tipo de furto de identidade. Esse é, atualmente, o principal crime envolvendo violação de dados no Brasil.

 

  • Como é o golpe de furto de identidade?

Há dois caminhos comuns para o roubo de identidade no ambiente digital: redes sociais e cupons em datas comemorativas. O Facebook, por exemplo, é um lugar onde hackers conseguem roubar muitas informações confidenciais. 

Em datas comemorativas, muitos comércios enviam cupons de descontos para clientes via e-mail. Rastreando essas mensagens, eles também conseguem extrair informações de usuários.  

 

  • Como proteger seus clientes?

Aplique medidas de segurança no site para proteger os dados pessoais de seus clientes. Além disso, encontre maneiras seguras para conversar com seu público, sem correr o risco de roubo de informações.

 

Golpes de lojas virtuais fraudulentas

Uma das principais formas de consumo atualmente é o e-commerce. Muitas pessoas optam por fazer compras em casa ao invés de ir na loja física ou shopping. Isso fez com que muitos criminosos se aproveitassem disso para aplicação de golpes.

 

  • Tipos de golpes para e-commerce 
    • Golpe em site de comércio eletrônico fraudulento
    • Golpe em sites de compras coletivas
    • Golpe em sites de leilão 

 

  • Como reconhecer um anúncio falso?

Desconfie de descontos absurdamente altos para o padrão do produto, facilidades que são tão boas que são difíceis de acreditar. Isso levanta bastante suspeita. 

Outra maneira é fazer uma análise no e-commerce. Verifique os termos de devolução e troca, política de reembolso e até o “sobre nós”. Empresas sérias deixam essas informações transparentes para o consumidor. 

 

  • Como manter a segurança do cliente se seu e-commerce for alvo do golpe?

Caso o seu e-commerce sofra um golpe, será necessário rever toda a segurança do site e servidor. Se ela foi comprometida uma vez, pode sofrer outras vezes. Então, será preciso rever toda estrutura de site e as formas de pagamento. 

 

Boatos (Hoax)

Hoaxes, ou boatos, são mensagens alarmistas ou sensacionalistas com informações falsas que chegam até o e-mail, redes sociais e sites. Com isso, o usuário pode ler tal informação, acreditar e tomar uma medida completamente equivocada.

 

  • Como um boato compromete a segurança do cliente com a empresa? 

A partir do momento que um boato da sua empresa chegar na mãos do cliente, a segurança do site foi comprometida. O usuário vai acreditar nesse recado e vai tomar alguma atitude de acordo com a mensagem. Uma ação completamente errada. 

 

  • Como reconhecer um boato? 
    • Mensagens que fogem do padrão comum da empresa
    • Pedido de informações que as empresas não costumam pedir
    • Um funcionário que nunca teve contato com você pedir informações
    • Ligações de números completamente desconhecidos

 

  • Como se proteger de boatos? 

É importante estar sempre atento aos canais de comunicação da empresa. Os boatos surgem a partir do momento que hackers conseguem criar uma mensagem de texto, um e-mail e até mesmo um telefonema muito parecido com o seu. 

É sempre importante tomar cuidado de como passar informações ou até mesmo tomar uma atitude quando uma mensagem da empresa chega até você. 

Medidas de proteção de dados no atendimento online

Sabendo dos principais crimes virtuais, fica mais simples traçar uma estratégia de segurança para seu negócio. Esse é um trabalho essencial para qualquer site.

Saiba as principais ferramentas para deixar um site seguro de hackers e ataques virtuais. Claro que não deve apenas instalar. É necessário estar sempre monitorando e atento à segurança. 

 

Certificações de privacidade e proteção de dados

Privacidade de dados, antes de mais nada, é garantido pela lei brasileira. Graças a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709. Para um cliente confiar no seu negócio, é preciso de certificações que garantam a privacidade e a proteção de informações do usuário. 

Quando começar o seu negócio pela internet, é muito importante ter uma equipe que possa de garantir: 

  • Validação de Domínio / Domain Validated (DV SSL)
  • Validação da Organização / Organization Validated (OV SSL)
  • Validação Estendida / Extended Validation (EV SSL)
  • SSL Wildcard
  • Certificado de Multidomínios / Multi-Domain Certificate

 

  • O que muda entre SSL e TLS?

Enquanto o TLS usa algoritmos fortes, como o keyed-Hashing for Message Authentication Code (HMAC), o SSL usa algoritmos mais fracos, como o Message Authentication Code (MAC). 

O TLS é mais usado como uma configuração de programas de e-mail, ajudando na comunicação entre loja e cliente. Já o SSL é usado apenas para configuração, e auxiliando menos na comunicação entre o usuário. 

 

Criptografía de dados

Uma das formas mais eficazes de proteção de dados é investir em criptografia. O que isso realmente significa? É a criação de um código. Ele pode ser feito de inúmeras maneiras, com troca de letras ou até mesmo de frases. 

Quebrar um código não é uma tarefa nada simples. Então, quem trabalha com o meio digital e lida com muitos dados, é essencial criptografar todos eles.

 

Assinatura eletrônica

Uma das maneiras de deixar um cliente mais seguro é disponibilizando uma assinatura eletrônica. Essa é uma forma do usuário, e apenas ele, acessar uma página ou viabilizar uma transação. Essa prática é válida no Brasil desde 2001, graças a MP 2200-2.

 

Antivírus e antispywares

Trabalhe com antivírus e antispywares. Isso será uma primeira barreira contra pessoas que pretendem atacar um site ou roubar informações. 

Além disso, o antivírus pode te ajudar a ter um desempenho muito melhor e mais veloz em seu site. As principais opções de antivírus atualmente são Norton 360, McAfee Total Protection, Avira Prime, Bitdefender Total Security e TotalAV.

 

Filtro de spam

Os spams costumam atrapalhar a vida do usuário e de administradores de negócios digitais. Além de deixar o navegador lento e lotar a caixa de mensagem de e-mails, também pode interferir na segurança de sites. 

Instale um programa que faça um filtro nos spams, melhore a qualidade do seu serviço e aumente a segurança do site.

 

Incidentes de segurança

Qualquer evento adverso ou sob suspeita dentro do site envolvendo quebra de confidencialidade e integridade podem ser considerados um incidente de segurança. Toda vez que acontecer, pode ter certeza que o site está passando por problemas. 

É necessário ter estratégias para que seu sistema e profissionais estejam prontos para agir quando algum incidente acontecer. Alguns podem ser simples e outros podem ser bem complicados de resolver. 

  • Detecção e prevenção de intrusões: tenha um sistema antivírus e antispywares para detectar logo no início um incidente.
  • Como lidar com incidentes de segurança? – é necessário uma equipe de programadores e desenvolvedores que consigam arrumar com velocidade os danos causados por um incidente. Isso pode custar o futuro do seu site.

 

Dicas essenciais para a segurança de dados em atendimento online

Para ajudar ainda mais a proteger o seu negócio digital e oferecer uma sensação de segurança ainda maior para seus clientes, anote algumas dicas. Confira e passe aplicá-las sempre que possível. 

  • Ofereça treinamentos de segurança para os colaboradores
  • Adapte-se às novas tecnologias de segurança
  • Adquira os equipamentos e ferramentas necessários
  • Esteja atualizado com as novidades sobre segurança na internet 

 

Descubra como podemos te ajudar a garantir a segurança do seu negócio

Está precisando aumentar a segurança do seu site? Não está confiante no atendimento ao cliente? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento. Assim, saberemos o que será preciso ser feito para deixar o seu site cada vez mais protegido.  

 

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