Você já deve saber o que é Search Engine Optimization. No entanto, existe uma vertente dessa técnica, voltada para empreendimentos com pontos físicos.
Dados indicam que 93% dos consumidores atualmente usam a internet para encontrar empresas locais, por isso é tão importante manter uma presença digital.
O SEO local possui um foco geográfico, usando a internet e as ferramentas de busca para atrair mais clientes para um estabelecimento.
Entenda como alcançar mais pessoas usando técnicas para aparecer em buscas com intenção local.
É bom salientar que, se a sua empresa funciona totalmente de forma virtual, sem ponto físico, o SEO local não é recomendado — aposte no SEO tradicional.
Já para negócios físicos, o local é uma estratégia muito eficaz e que pode atrair muitos novos (e fiéis) clientes.
Descubra outros benefícios do SEO local para empresas de todos os portes e em qualquer lugar do mundo.
Independente da sua região, uma estratégia local pode aumentar muito a visibilidade.
Imagine que, ao pesquisar o produto ou serviço que você oferece, o usuário recebe automaticamente a indicação da sua empresa. Ainda que não feche negócio de forma imediata, ele toma conhecimento da marca.
Quem pesquisa, quer solução para um problema. Quando o nome de uma empresa, endereço e formas de contato aparecem, as chances de ação são maiores.
Isso porque ele não precisa passar por uma série de processos para encontrar a informação que busca, já está tudo ali à primeira vista. E praticidade é o que todos buscam.
Se você lida com muita concorrência na região, o SEO local é ainda mais importante: ele torna o seu empreendimento uma referência.
Um exemplo: ao buscar no Google, você costuma clicar em um dos primeiros resultados ou um dos últimos? É indiscutível que os primeiros links são os mais confiáveis.
O SEO local também é um aliado no momento de conquistar novos clientes, sejam eles turistas na região ou moradores de longa data.
Com mais visibilidade, vem mais pessoas interessadas em conhecer o local, solicitar um serviço ou comprar um produto. Por isso é tão importante empregar o SEO local.
O SEO local funciona de formas um pouco diferentes do SEO tradicional. Isso porque ele não depende apenas de um site, e sim de uma outra ferramenta, o Google Meu Negócio.
Então o primeiro passo é criar um perfil da sua empresa neste website, clicando aqui. Preencha as informações corretamente e não se esqueça de incluir imagens.
Agora o seu negócio já pode aparecer nas pesquisas relacionadas, mas para isso o Google segue 3 pontos principais, veja.
O quão perto está a sua empresa da pessoa que fez a pesquisa? O Google sempre recomenda os estabelecimentos mais próximos, e se ele não souber a localização exata do usuário, indicará de acordo com o perfil.
O lado bom é que isso impede que a sua empresa seja indicada para alguém que está distante, afinal, o SEO local serve para atrair clientes da região.
Cada estabelecimento cadastrado no Google Meu Negócio possui uma nota entre 1 a 5 estrelas. Essa nota é dada pelos clientes, assim como os comentários da experiência.
Empresas com boas avaliações são indicadas primeiro, pois o Google acredita que a opinião de quem realmente visitou o local é a mais confiável.
O Google considera o que foi procurado para indicar estabelecimentos. Ou seja: nada de colocar na lista de serviços ou produtos aquilo que você não oferece!
Isso pode custar muitos clientes, pois ao pesquisar, o usuário espera encontrar o que deseja, e não serviços similares.
Já está presente no Google Meu Negócio? Saiba que uma estratégia realmente frutífera envolve mais esferas do mundo virtual.
Existem outras técnicas e ações que ajudam muito no ranqueamento e na reputação de uma empresa quando o assunto é SEO.
Saiba o que mais deve ser feito para que o seu negócio alcance os melhores resultados em SEO local.
As redes sociais são o melhor meio de comunicação entre uma marca e os clientes, pois permitem um contato direto e aberto.
Uma rede social atualizada mostra que a empresa está, sim, em funcionamento. Além disso, tente sempre responder os comentários e expor as novidades e informações importantes.
O conteúdo, seja em redes sociais ou em um blog, mostra a opinião e o conhecimento de uma empresa.
Portanto, uma boa ideia é compartilhar informações sobre a área de atuação e a localização. É mais um dos passos que parecem simples, mas fazem toda a diferença na autoridade da marca.
Não subestime o poder de blogs e redes sociais locais. Podem ser pequenos influenciadores, mas o fato de estarem na localidade os torna fontes muito confiáveis para quem mora na região.
Tente fechar parcerias com esse tipo de criador de conteúdo, assim é possível divulgar o seu produto ou serviço para um público interessado.
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