O marketing digital é uma área que está mudando constantemente, estratégias e ferramentas se atualizam e o que funcionava há alguns meses atrás, pode não funcionar mais, concorda?
Pensando nisso, separamos algumas tendências de marketing digital para 2020 nas quais você pode se inspirar e implementar na sua empresa. Vamos a elas?
1 – Crescimento do conteúdo em áudio (podcast)
A primeira tendência que destacamos, é uma das mais fortes para o ano de 2020 na nossa opinião.
Isso porque as pessoas estão com pouco tempo disponível para as tarefas diárias e também para consumir conteúdo.
Por isso, o conteúdo de áudio pode ser uma excelente opção para atingir o seu público-alvo.
Segundo pesquisa feita pela Deezer o podcast no Brasil, cresceu 67% em 2019. São números extremamente relevantes e que tendem a continuar crescendo em 2020.
Além do podcast, vale destacar o aumento no número de pesquisas por voz. Você já ouviu falar da Alexa? Ou então do Google Home?
Tratam-se de assistentes digitais com os quais você pode fazer diversas perguntas e interagir, tudo isso por meio da voz.
Como trabalhar esse conteúdo de áudio?
Uma dica para os profissionais do SEO é adaptar todo seu conteúdo já existente, como blog posts e vídeos, também para o áudio.
Além disso, recomendamos que os profissionais da área explorem mais o áudio, por exemplo, criando um canal de podcast para a sua empresa, por que não?
O crescimento no número de canais de podcasts em plataformas como o Spotify nos evidencia que essa é uma tendência que veio para ficar, e o quanto antes você aderir a ela, melhor será para a sua empresa.
Uma dica que damos para você que quer começar o seu podcast é, tenha um roteiro, grave o podcast sozinho ou com convidados que também são especialistas no assunto tratado.
Se atente à qualidade da gravação, tome muito cuidado com ruídos externos durante a gravação e edite o áudio antes de postá-lo.
Recomendamos duas plataformas para você editar o seu podcast:
- Adobe Audition: Essa plataforma é completa, como praticamente todos os programas oferecidos pela Adobe. Com o foco na edição de áudios, você consegue fazer praticamente qualquer edição que você imaginar nele, de forma profissional
- Audacity: Esse é um programa gratuito para edição de áudio, possui menos recursos que o Adobe Audition, mas também é excelente, nele você consegue fazer as edições básicas de áudio para o seu podcast.
2 – Fortalecimento do TikTok – Tendências de marketing digital para 2020
O TikTok é uma rede social em expansão, principalmente quando nos referimos às novas gerações que são os principais consumidores desta rede social.
Inclusive, uma pesquisa feita pela Infobase mostrou que 41% dos seus usuários têm entre 16 e 24 anos de idade.
Mas além do seu grande impacto com o público jovem, o app TikTok foi o segundo mais baixado no Mundo no último trimestre de 2019, ficando atrás apenas do WhatsApp.
São números relevantes e apesar do público adulto ainda não ter aderido à nova rede, vale lembrar que o Instagram também começou assim, ele começou sendo usado principalmente pelo público jovem, que o validou, e depois disso chegou o público mais velho.
Por que o TikTok tem feito tanto sucesso com o público jovem?
Acreditamos que seja pelo fato de ser uma rede social extremamente objetiva, simples e divertida, com um feed extremamente dinâmico em que o conteúdo se baseia em vídeos rápidos e objetivos.
3 – Marketing de conteúdo cada vez mais importante
Com o crescimento da internet e redes sociais as pessoas se tornaram muito mais seletivas com o conteúdo que consomem.
O formato de entretenimento antigo, como por exemplo, TV e rádio, já não possui a mesma audiência que antigamente.
Isso se deve ao fato dessas mídias serem invasivas, seu conteúdo é imposto ao público sem que ele possa escolher o que consumir.
Ao contrário do formato antigo, o marketing digital moderno é muito mais permissivo.
Também conhecido como Inbound Marketing, um dos seus pilares é o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia em que são criados conteúdos que auxiliam, dão dicas ou entretém o público-alvo que escolhe por consumi-lo ao invés de ser imposto a isso.
Tendo isso em vista, recomendamos que você trabalhe cada vez mais num conteúdo relevante e original pela sua empresa, que de fato possa ajudar, ensinar ou agregar algum valor para o seu público-alvo.
O conteúdo, além de mais permissivo, cria uma relação com o usuário, gera confiança e mostra que a sua empresa é expert no mercado que atua (quando esse conteúdo é bem feito e quando é relevante).
4 – Mercado de anúncios digitais mais segmentados
O poder de segmentação oferecido por plataformas de anúncios digitais como Google Ads e Facebook Ads é incrível.
Por meio delas, você consegue segmentar os anúncios para um público-alvo muito específico seja por informações demográficas, seja por interesses pessoais.
Essa segmentação é excelente para mercados de nicho que também estão em grande crescimento.
Adotar esse tipo de estratégia, tanto para negócios como para anúncios, em um mercado cada vez mais disputado e concorrido é fundamental para o crescimento da sua empresa.
Vale destacar que essa segmentação só é possível no marketing digital, que, diferente do marketing tradicional, deu um grande poder de segmentação para os seus anunciantes.
Acreditamos que esse poder de segmentação será cada vez maior nos próximos anos, tendo em vista a grande quantidade de informações que empresas, como o Facebook, possuem sobre as pessoas.
5 – Conteúdo de vídeo – Tendências de marketing digital para 2020
O conteúdo de vídeo tem conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de conteúdo e de redes sociais das empresas.
Isso se deve ao fato dele conseguir reter mais a atenção do usuário online.
Além disso, o vídeo consegue transmitir a mensagem que se deseja passar para o seu público-alvo de uma forma mais prática do que o texto escrito por exemplo.
Vídeos são tendência em todas as plataformas digitais.
Podemos constatar o seu crescimento ao analisarmos os nossos feeds do Instagram, que possuem cada vez mais conteúdos de vídeos.
Portanto o crescimento do vídeo é acelerado e aplicado em praticamente todas as plataformas e mídias sociais.
Além disso, destacamos o crescimento constante de plataformas totalmente voltadas para o vídeo, como o YouTube.
Concluindo, acreditamos que essas sejam as principais tendências de marketing digital para 2020, façam suas apostas!
O ano está apenas começando e ainda dá tempo de colocá-las em prática. Certamente elas auxiliarão no crescimento da sua empresa no meio digital.
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