Guia Para Escrever Para Sites Empresariais

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 28 de abril de 2020

Descubra como criar conteúdo para o seu site

Textos para sites empresariais bem escritos, criativos e elaborados de maneira estratégica são uma arma poderosa para destacar o seu negócio, atrair e converter mais clientes.

Por isso, leve em conta esses fatores na hora de fazer o conteúdo para o seu site. Lembre-se que independente do ramo de atuação da sua empresa, sempre estamos escrevendo para pessoas.

 

Conteúdo:

 

O que escrever nas páginas de um site empresarial?

As páginas do seu site empresarial devem conter informações realmente relevantes para seu público. Mas, além disso, há alguns pontos que são fundamentais para a sua empresa se destacar. 

Pensando nisso, selecionamos alguns itens que valem a pena entrar para o conteúdo do seu site. Também vamos dar algumas dicas para uma escrita direta, mas que seja envolvente e persuasiva para quem está lendo.

 

Página inicial

É significativo que você tenha em mente que a página inicial é a porta de entrada para o seu site. Por esse motivo, você deve se dedicar para entregar o melhor que puder para que o usuário, sinta-se atraído e permaneça em seu site. Confira algumas práticas para deixar seus textos ainda mais convidativos.

  • Informações claras e diretas: Imagine se você quer comprar um produto e a descrição dele seja cheia de palavras rebuscadas e termos difíceis sem nenhum propósito. Por isso, seja claro com o seu cliente, não enrole, não escreva textos gigantescos e cansativos. 
  • Pequenos resumos sobre a empresa e o que ela oferece: Quando o usuário entrar em seu site, logo na home é imprescindível que tenha as informações sobre a sua empresa. Utilize frases curtas, diretas, evite usar muito o gerúndio e dê informações essenciais sobre o que a sua empresa faz.

 

“Quem somos” ou “sobre a empresa”

Faça um breve resumo da sua empresa e informe ao seu leitor o propósito da existência dela. 

Descreva apenas o que é realmente significativo e que sintetize o que a sua empresa é. Além disso, é importante expor os valores e a missão do seu negócio.

  • Objetivos, missão, visão e valores: Você pode dividir essa seção em tópicos. Não se estenda muito, mas procure utilizar uma linguagem mais humanizada, para mostrar ao seu leitor que por trás da sua empresa há seres humanos apaixonados por aquilo que fazem e preocupados em oferecer o melhor para seus clientes. 
  • História da empresa: É legal contar um pouco sobre a história da empresa, quem idealizou o projeto, como ele saiu do papel e chegou aonde chegou.

 

Produtos e serviços

Na hora de descrever seus produtos ou serviços, tenha em mente que você precisa “vender seu peixe” e criar confiança com o seu leitor. A dica aqui é falar de maneira simples e direta, porém, procure escrever utilizando um tom criativo e envolvente. Nunca passe informações falsas sobre seu produto, isso faz com que sua empresa perca a credibilidade.

  • Crie categorias e deixe clara a separação dos produtos: se você tem um e-commerce, é importante que a parte dos produtos fique bem organizada, separe-os por categoria e capriche na descrição.
  • Dê o máximo de informação possível de maneira direta: caprichar na descrição não significa escrever um monte de coisas, mas, sim, escrever todas as informações que são importantes para que seu cliente conheça o produto em questão.

 

Clientes e cases de sucesso

Aqui é o momento de mostrar para seu cliente que mais pessoas gostam do seu produto ou da sua empresa. Prove para seu leitor que vale a pena fechar negócio com a sua empresa, indicando seus cases de sucesso. 

  • Exposição de trabalhos realizados: mostre seus melhores projetos.
  • Depoimentos de clientes: essa tática é interessante, pois fortalece a sua credibilidade. Não é você que está dizendo o quanto a sua empresa ou o seu produto é bom, são outras pessoas. 
  • Quando é indicado não expor os clientes? Certifique-se que os seus clientes estão de acordo com a divulgação. 

 

Contato

Para seu cliente conseguir entrar em contato com você, é preciso ter uma página com essa informação. Nela, deve conter informações úteis sobre o seu negócio e passar credibilidade aos clientes. Seja direto e não escreva frases muito extensas.

  • Formulário de contato: um importante meio de comunicação entre a sua empresa e seu cliente. Através dele, você pode ter informações valiosas sobre o seu público-alvo. Deve ser solicitado nome, e-mail e telefone. Não faça formulários muito longos, dificilmente o cliente irá responder.
  • Ícones de redes sociais: uma empresa com redes sociais passa muito mais credibilidade do que aquelas que não tem. Pense que as redes são grandes aliadas na hora de promover a sua marca/empresa.
  • E-mail empresarial para contato: Forneça também seu e-mail para que o usuário possa entrar em contato com a sua empresa por outros meios e não somente pelas redes.
  • Endereço, telefone e um mapa com a localização podem ser úteis: essas informações irão auxiliar as pessoas a encontrarem a sua localização.

 

Dicas para o conteúdo do seu site empresarial

Agora que já tem uma base para escrever em seu site empresarial. Confira 17 dicas a hora de criar o conteúdo para seu site. Use técnicas para que o usuário permaneça em seu site o máximo de tempo.

 

1. Comece pelo planejamento do conteúdo

Defina quais canais irá usar e através deles você irá traçar um planejamento do conteúdo a ser postado. Essa é uma prática muito comum do Marketing Digital, em que o foco é atrair leads. É possível usar YouTube, Facebook, Instagram e criar um blog próprio. 

  • O conteúdo precisa estar alinhado com os objetivos do site: Se o site da sua empresa conta com um blog, trace um planejamento de todas as pautas que serão postadas e com que frequência. Mas, não adianta você postar todo o tipo de conteúdo, ele precisa estar alinhado com o seu negócio.
  • Setorize o conteúdo para atingir as pessoas certas: Depois de traçar a sua persona, sempre que escrever o conteúdo para o site, lembre-se do direcionamento. 

 

2. Pesquise sobre o segmento e a empresa

Está travado e não sabe o que escrever? Você não precisa ser um escritor genial para escrever para blogs comerciais. Há tanto conteúdo disponível na internet, use isso a seu favor.

  • Procure por inspiração com outros conteúdos: Procure por inspiração em outros blogs, leia sobre o assunto que vai escrever, se informe. Saiba o que os concorrentes estão falando.
  • Faça uma lista com todos os tópicos que serão abordados: Antes de escrever qualquer conteúdo é importante traçar um caminho, isso vai deixar seu texto mais direto. Evite colocar informações apenas para dar volume em seu texto, sequencie tudo o que irá ser abordado naquele texto e não fuja do tema.

 

3. Escreva com foco no público-alvo

Pense em quem gostaria de ler o conteúdo do seu site e escreva para essas pessoas. O seu público-alvo é um grupo de pessoas que possuem interesses parecidos, residem na mesma região, possuem o mesmo grau de escolaridade, etc. 

  • Quem é a sua persona? Qual o objetivo do texto? Além de entender o público-alvo, faça o perfil da sua persona. Lembre-se que a persona é o perfil do cliente ideal que irá comprar o seu produto. Foque nela, leia seu texto e tenha certeza de que ela também gostaria de ler. 
  • Desenvolva o texto respeitando a linguagem da persona: Não adianta você escrever um texto totalmente formal se o seu público-alvo são pessoas mais jovens, que estão acostumadas com uma linguagem mais descontraída. Por Isso, lembre-se de adequar a linguagem do seu conteúdo para a sua persona.

 

4. Utilize tópicos para desenvolver o texto

A internet mudou a forma como as pessoas leem textos. Não Adianta seu conteúdo ter uma ótima qualidade, cheio de informações úteis se você simplesmente escrever um texto gigante, sem separações e períodos muito longos.

  • Separe as ideias por parágrafos: Independente do assunto abordado, tenha em mente que você pode destrinchar seu textos em sub tópicos ou assuntos. Não faça parágrafos longos, se for um assunto muito complexo, procure separar as ideias por parágrafos. Assim, fica mais fácil de ler e aumentam as chances da pessoa permanecer no seu site.
  • Enumere os tópicos abordados: Não faça um texto corrido sem separações. Lembre-se que a internet agilizou os processos de leitura. Por esse motivo, antes de sair escrevendo, separe todo o seu conteúdo por tópicos, assim fica mais fácil de ler.

 

5. Utilize técnicas de SEO

Além de definir a sua persona, para atrair mais pessoas que leram seu conteúdo e consequentemente são clientes em potencial, utilize técnicas de SEO para estruturar seu texto. Veja como fazer.

  • Defina as palavras-chave: Use plataformas como o SemRush ou Google Ads para puxar palavras-chaves mais relevantes para seu negócio. Você pode estruturar todo o seu conteúdo em cima disso. É importante definir a palavra-chave principal que irá permear todo o texto e as outras palavras-chave que devem estar contidas ao longo do conteúdo.
  • Otimize o título, URL e descrição com a palavra-chave principal: Depois de definir a palavra-chave principal, deve destacá-la em pontos estratégicos. Ela deve aparecer na URL, título, meta-descrição e ao longo do texto também.

 

6. Faça um conteúdo educativo para quem lê

O que deve ter em mente na hora de escrever o conteúdo é que não adianta utilizar todas as técnicas de Marketing Digital se não entregar um texto que passe informações úteis para o seu leitor. Mostre ao seu cliente que sabe do que está falando e que sua empresa é autoridade no assunto.

 

7. Elabore frases curtas e claras

A internet mudou a forma das pessoas lerem, isso é um fato. Então, na hora de escrever o conteúdo, tenha sempre isso em mente. Por mais que seu texto esteja lotado de informações valiosas, elas de nada servirão se não forem utilizadas com sabedoria. 

Por isso, escreva frases curtas e objetivas, parágrafos curtos e crie diversos tópicos para deixar seu texto mais rápido de ler.

  • Use vírgulas e pontos corretamente para dar ritmo ao texto: utilize a pontuação a seu favor. Se for preciso, estude um pouco sobre regras gramaticais. Uma vírgula usada de maneira errada atrapalha a leitura. Para não ter perigo de errar, sempre faça períodos curtos.

 

9. Empregue técnicas de escaneabilidade

Se nunca ouviu falar, saiba que escaneabilidade é uma técnica usada para deixar o texto mais fluido, facilitando a leitura do usuário. 

Quando o leitor bater o olho no seu post, por exemplo, ele irá “escanear” todo o conteúdo e vai tentar encontrar o que está procurando logo de cara. Isso porque, na internet, dificilmente o usuário vai ler o texto inteiro. 

Por isso, separe seu texto por tópicos, use listas, imagens, destaque palavras-chaves em negrito e evite trechos muito longos. Essas técnicas irão tornar a leitura mais dinâmica e otimizar a experiência do usuário.

 

10. Evite maneirismos e gírias

Mesmo que esteja escrevendo para um público mais jovem e que fale de forma mais descontraída, lembre-se que você pode dialogar com o seu público, sem precisar necessariamente falar como ele.

Na hora de escrever seu texto evite vícios de linguagem, gírias e maneirismos. Eles podem causar um efeito negativo em quem está lendo e passar pouca credibilidade sobre o assunto em questão.

 

11. Evite o uso excessivo do “inglês corporativo”, prefira termos em português

Ainda que cada vez mais o inglês corporativo está presente em nossa língua, se possível, evite o uso excessivos jargões do mundo dos negócios.

 

12. Otimize o seu tempo com boas ferramentas de pesquisa

Esse item está ligado ao item “5” dessa lista, usando boas ferramentas de pesquisa, é possível traçar um “mapa” com as palavras-chave mais buscadas pelos usuários a respeito de determinado assunto. Por isso, aposte em programas de qualidade que buscam as palavras-chave mais acessadas.

  • Planejadores de palavras-chave: usar um bom planejador de palavra-chave te dará a frequência das palavras mais usadas acerca do assunto do seu texto. Você pode usar programas como o SEMRush e o Google Ads para fazer essas buscas.

 

13. Utilize links internos e externos para referenciar o conteúdo

Se está criando um blog e já possui diversos artigos publicados, faça uma linkagem interna para que o usuário possa navegar por diferentes conteúdos do seu site. 

Mas, vale lembrar que uso excessivo de links pode deixar o texto chato, por isso, utilize os links com sabedoria e de maneira estratégica.

Você também pode levar seu leitor para outros canais que a sua empresa possui. Se a sua marca tem um canal no YouTube e você tem um vídeo sobre o assunto do qual está escrevendo, utilize um link no seu texto para levá-lo ao seu canal.

 

14. Utilize imagens, vídeos e outros recursos de mídia

Mesmo que seu texto esteja impecável na escrita, é interessante usar no seu texto outros recursos que não só a escrita. Insira no seu artigo imagens, vídeos, gifs (se o formato permitir) e outros recursos de mídia para torná-lo mais rico e interessante.

  • Não fique preso aos bancos de imagens: Muitas empresas assinam banco de imagens para ter acesso a uma variedade de imagens de alta qualidade. Você pode usá-las, mas não se limite a isso. O seu site ficará melhor ranqueado se utilizar imagens próprias, além de passar maior credibilidade para seu leitor.

 

15. Leia o texto em voz alta

Ao ler um texto em voz alta, você consegue ter uma compreensão mais completa do que escreveu, identifica possíveis erros gramaticais e confirma se a sua pontuação foi usada de maneira correta. Além de tirar a prova de que seu texto está gostoso de ler.

 

16. Utilize diferentes formatos

Utilizar diferentes formatos podem atiçar a curiosidade dos seus leitores e mostrar a eles que você leva a produção de conteúdo a sério. Além disso, usar outras técnicas que não o texto corrido deixa seu post mais dinâmico e gostoso de ler. Confira alguns formatos que você pode utilizar.

  • Entrevistas: Além dos posts corridos sobre assuntos variados, traga para seu blog outros formatos. Converse com pessoas sobre o assunto que irá abordar e faça uma entrevista com ela. Depois publique no seu post. Essa pode ser uma maneira de falar sobre determinado assunto sob a perspectiva de outra pessoa.
  • Vídeos: Você pode filmar essa entrevista e publicar no seu canal do youtube e acrescentar no post sobre o assunto. Ou para incrementar seu post, que tal gravar um vídeo sobre o assunto do seu post e colocá-lo também no seu texto? Tem gente que prefere ler, tem gente que prefere assistir vídeos, deixar vários formatos para seu leitor é uma arma poderosa para atrair diversos tipos de públicos.
  • Artigos noticiosos ou de opinião: Além do posts tradicionais, publique pequenos posts com assuntos noticiosos a respeito do tema do seu blog. Essa é uma ótima tática para mostrar ao seu leitor que seu blog está sempre atualizado.

 

17. Chamada para ação

A Call To Action, ou Chamada para ação, é uma técnica utilizada pelo Marketing Digital para gerar leads. Ou seja, você irá levar o seu leitor a desempenhar alguma ação. Você pode escolher diversos tipos de CTA, por exemplo, um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, 

  • A importância dos Call To Action no marketing digital de empresas: Uma CTA bem estruturada pode levar seu leitor ao próximo passo do funil de vendas.Através do CTA você direciona o leitor para uma landing page, gera tráfego para outro artigo no seu blog, faz seu leitor se inscrever em uma newsletter, leva seu leitor para seus outros canais.

 

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