Content Hub SEO: como gera conversões

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‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de abril de 2024

Você sabe o que é Content Hub? Quando você trabalha com uma estratégia de conteúdo para o crescimento de sua empresa, é natural que este conteúdo acumule para se tornar um grande volume de informação distribuído por numerosas páginas do seu site ou blog.

Ter um grande volume de conteúdo de qualidade no seu blog é algo positivo: contribui para a construção da credibilidade da sua marca e fornece ao visitante mais oportunidades de se engajar com o(s) produto(s) e aumentar conversões. Além disso, aumenta as oportunidades de ranqueamento por SEO.

Essas vantagens, todavia, não são “desbloqueadas” pelo mero acúmulo de conteúdo. É necessário que se organize a informação de maneira transparente e acessível ao usuário, para garantir uma boa UX, aumentar o tempo médio de cada visita e reduzir as taxas de rejeição do conteúdo.

A informação bem organizada deve demonstrar ao usuário informação abundante, mas sensivelmente organizada, que possa sanar suas mais diversas dúvidas sobre o tema. Uma destas formas de organização são os chamados Content Hubs.

Estas páginas centralizadoras ou agregadoras de conteúdo oferecem ao usuário todas as respostas que ele deseja com o mínimo de esforço e procura. Saiba mais sobre elas e como criam oportunidades de ranqueamento, conversões e muito mais. Continue a leitura!

O que é um Content Hub?

Um Content Hub é uma página de site ou blog que agrupa informações sobre um determinado tema. Pense nele como uma espécie de “wiki” sobre um assunto, contendo tudo aquilo que você deseja que o leitor saiba sobre o tema.

Content Hubs podem assumir muitas formas diferentes. A maneira mais comum como se apresentam são páginas com conteúdo exclusivo altamente informativo sobre o tópico central. Esse conteúdo é permeado por links relevantes que permitem ao leitor navegar através do conteúdo.

Essas páginas normalmente contêm uma seção em que uma coleção de links para conteúdos é apresentada em forma de lista, tabela, cards, etc.

Essas coleções são organizadas por categorias pertinentes, que façam sentido para o usuário e ajudem a organizar a informação que ele adquirirá.

Benefícios de um Content Hub

Os Hubs enquanto ferramenta são úteis para muitos aspectos relacionados ao crescimento da sua empresa. O primeiro deles é o desempenho nos mecanismos de busca. Um Hub de Conteúdo é uma excelente maneira de organizar uma sólida estratégia de colocação no Google através de um cuidadoso trabalho de SEO.

Além de SEO, os Content Hubs também são úteis para aumentar conversões, estendendo o processo de nutrição do lead (visitante) e proporcionando-lhe mais chances de se conectar com o produto. É a sua chance de educar o lead sobre o tema e qualificá-lo para a conversão.

A boa experiência, tanto no aspecto informativo quanto na usabilidade, credibiliza sua marca diante dos olhos do lead. Oferecer informação de qualidade de maneira acessível é um gesto de integridade que agrega valor à imagem da empresa.

Content Hub para gerar conversões: como potencializar seu hub?

O Content Hub pode ser a peça que falta para elevar sua estratégia de Marketing de Conteúdo ao próximo patamar.

Sua criatividade é o limite ao utilizar Hubs de Conteúdo para organizar a informação no seu site ou blog. Você pode ter múltiplos Hubs dentro de um site — tantos quanto fizer sentido para a sua estratégia e seu negócio.

Entretanto, é necessário atentar-se a alguns detalhes na hora de construir seu Hub. São passos essenciais para fornecer à sua estratégia mais chances de sucesso, e envolvem planejamento, descoberta de produto e uma boa dose de visão de negócio.

Confira nossas dicas para não errar na hora de desenhar sua estratégia de Content Marketing com Hubs de Conteúdo SEO.

Entenda sua buyer persona

Se você ainda não conhece sua(s) buyer persona(s), agora é um bom momento para defini-las. Nunca é tarde demais para realizar processos de Product Discovery, mas o ideal é que você cumpra estes passos quanto antes.

Conhecer a buyer persona do seu produto permite descobrir, interpretar e explorar suas dores para garantir que o produto oferecido traga inovação ou a solução de um problema.

Quando você tem sua buyer persona bem definida, também é mais fácil encontrar formas de estreitar a comunicação com os leads para converter mais clientes.

Escolha os temas certos

Uma vez que tenha definido sua buyer persona, você precisará utilizar esse e outros conhecimentos para definir os temas mais relevantes dentro do seu conteúdo.

Estes temas estarão idealmente relacionados ao processo de nutrição do lead, explicando as vantagens do produto e versando de maneira geral sobre seus casos de uso.

Você pode ter tantos Content Hubs quanto sua estratégia necessitar, mas evite criar Hubs desnecessários ou uma grande quantidade deles de uma só vez. Além de aumentar a carga de trabalho, pode ser difícil acompanhar o desempenho e as métricas de cada um deles.

Use links com eficiência

Os links são o coração do seu Content Hub e cumprem um papel fundamental na indexação das páginas por mecanismos de busca. Disponha os links na página de maneira abundante, mas contextualizada.

O objetivo é levar o leitor através de uma sequência de conteúdos que se complementam, sem atordoá-lo com excessivas opções por vez. É melhor separar as informações em seções, etapas ou níveis de profundidade.

Assim, o leitor navegará com mais facilidade através do conteúdo e terá mais chances de exauri-lo, atingindo a nutrição máxima.

Busque o auxílio de experts

Para não errar na estratégia de Content Marketing, é sempre bom contar com a ajuda de quem entende a fundo o tema. Assim, você garante a melhor e mais eficiente aplicação de recursos como tempo, dinheiro e esforços para obter o máximo retorno sobre o investimento.

A Studio Visual tem uma longa história no mercado de produtos digitais, e há mais de duas décadas vem ajudando seus parceiros a construir sólidas histórias de sucesso no mercado online.

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