Um blog corporativo é uma ferramenta de marketing digital voltada para empresas que desejam estabelecer um relacionamento com seus clientes. Através de textos e infográficos, é possível falar sobre produtos e serviços, além de tratar sobre temáticas que fazem sentido com o ramo a qual a empresa faz parte.
No entanto, além de um espaço de contato com consumidores e colaboradores, um blog pode ser uma estratégia de Content Marketing perfeita para grandes empresas garantirem relevância nos mecanismos de busca, atraindo novos clientes e aumentando o número de conversões no final do mês.
Entenda nesse post como um blog corporativo pode te ajudar a atingir os objetivos da sua empresa e ampliá-los para o sucesso.
Por que quer criar um blog
Um blog corporativo, na maioria das vezes, surge como uma forma que empresas encontram para manter clientes engajados com a marca.
Além disso, é um espaço para responder dúvidas sobre produtos e serviços, fidelizando consumidores ao oferecer informações que fazem sentido com o ramo da empresa.
Se a sua empresa, por exemplo, for do ramo de cosméticos, é provável que seu blog fale sobre vantagens de produtos da marca, além de fornecer dicas para cuidados com a pele. Assim, é possível estabelecer um contato de confiança com os clientes da marca.
Além do trabalho de divulgação e fidelização, um blog corporativo é uma poderosa ferramenta para grandes empresas alcançarem novos públicos através de conteúdos otimizados em SEO que performem de forma positiva nos mecanismos de busca
Para isso, é preciso de uma sólida estratégia de Content Marketing que te ajude a atingir novos clientes e aumentar os resultados da sua empresa.
Blog corporativo vantagens e desvantagens
Investir em um blog corporativo pode ser um passo decisivo para grandes empresas alcançarem um novo patamar no ambiente digital. Veja abaixo as principais vantagens em um blog corporativo para sua empresa:
Melhorar posicionamento no Google
Um blog corporativo pode fazer toda a diferença na hora de melhorar o posicionamento da sua empresa no Google.
Para atingir as melhores posições no mecanismo de busca, é preciso de uma estratégia de conteúdo baseada SEO (Search Engine Optimization) que considere as principais keywords para sua empresa.
Captar leads e fazer conversões
Melhorar o posicionamento da sua empresa no Google é muito importante para atrair novos clientes. Afinal, quanto mais próximo da primeira posição, maiores são as chances que um usuário clique em seu site e realize uma compra ou se cadastre em um formulário para fazer uma cotação.
Com um conteúdo bem posicionado e adequado para as personas da sua empresa, esse processo fica muito mais fácil de acontecer.
Conteúdo em seu domínio
Ao construir um blog corporativo, todo o conteúdo produzido ficará em um domínio que pertence a sua empresa. Mesmo com o poder inegável das redes sociais.
É importante lembrar que as plataformas mudam com frequência e isso pode causar problemas no futuro.
Vale lembrar que, há alguns anos, o Facebook era a rede social mais relevante do mundo e isso, com a chegada de novas tecnologias, mudou bastante. Com um blog corporativo, todo esforço será voltado para o site da sua marca.
Autoridade
Um blog permite criar um conteúdo segmentado e rico. Isso passa autoridade para quem acessa o seu site, mostrando que sua empresa domina com clareza não apenas todos os produtos e serviços oferecidos, como também a área em que atua.
Esse trabalho com autoridade pode ser decisivo para uma pessoa realizar a compra ou fechar o serviço.
A única desvantagem que pode existir nesse tipo de projeto é a criação de um blog corporativo sem uma estratégia segura feita por uma equipe de especialistas.
Isso pode gerar dores de cabeça, uma vez que sem uma estratégia que te ajude a alcançar os resultados desejados, um blog corporativo pode gerar gastos sem nenhum retorno.
Planeje a produção do conteúdo
Na hora de criar um blog corporativo é muito importante pensar nos conteúdos que serão apresentados para o público e como eles funcionarão para a estratégia de marketing da sua empresa.
Para planejar a produção de conteúdo do seu blog corporativo, é preciso considerar alguns pontos essenciais.
Estabeleça objetivos claros
Antes de iniciar o projeto, estabeleça objetivos e direcione suas expectativas para determinados resultados-chaves. Todo blog, até mesmo os pessoais, procura criar registro e visibilidade para o autor, mas é preciso pensar o que sua empresa irá fazer com essa notoriedade.
Seja para estabelecer contato com consumidores ou colaboradores, aumentar a autoridade da sua marca ou mesmo possibilitar a geração de leads, isso precisa ser determinado no início do projeto.
Afinal, a estratégia de criação de conteúdo precisa considerar esses objetivos para, futuramente, entender se a estratégia está funcionando.
Aplique técnicas de SEO para ganhar tráfego orgânico
Antes de criar conteúdos que sejam interessantes para as personas da sua empresa, é preciso realizar um estudo de SEO que considere uma série de fatores técnicos.
Esse levantamento, quando feito por profissionais qualificados, irá guiar a produção de conteúdo do seu blog para atingir os melhores posicionamentos no Google, aumentando o tráfego orgânico e te ajudando a atingir os objetivos do seu projeto.
Muito mais do que otimizar textos já escritos, ou avaliar de forma superficial como um texto aparece em ferramentas de otimização, uma estratégia sólida de SEO pode ser o diferencial entre um blog corporativo de sucesso e um projeto que irá apenas onerar os recursos da sua empresa.
Calendário editorial
Na hora de produzir conteúdos para um blog corporativo, além de uma estratégia baseada em SEO, é muito importante construir um calendário editorial que organize as publicações.
Essa etapa não serve apenas para indicar os melhores dias e horários de publicações, mas também as melhores datas e práticas de redação, avaliando oportunidades baseadas na concorrência e construindo uma linguagem editorial forte.
Além disso, um calendário editorial feito por especialistas considera as personas da sua empresa, ou seja, as representações ideias dos clientes que você deseja atingir. Assim, é possível pensar em conteúdos para diversos públicos que ocupam diferentes etapas no funil de vendas e conversão.
Acompanhe e otimize seus resultados
Retomando o assunto de listar os objetivos do blog corporativo da sua empresa, é muito importante acompanhar os resultados do projeto e entender quais serão os próximos passos.
Para isso, é preciso não apenas olhar para as métricas de marketing digital, mas também estabelecer comparativos, entender quais dados são relevantes para o projeto e como otimizar a estratégia para avançar.
Um time de especialistas em Content Marketing pode te ajudar a criar relatórios comparativos e dashboards inteligentes para compreender dados importantes do seu blog corporativo.
Criação de Blog corporativo
Além da produção de conteúdo, um blog deve ser construído no ambiente digital de forma que seja possível aplicar textos e outros formatos de forma atrativa para os consumidores.
A etapa de desenvolvimento é muito importante para um blog corporativo para grandes empresas. Somente uma equipe de especialistas conseguirá desenvolver a partir das melhores práticas, garantindo uma performance positiva do seu blog.
Um blog desenvolvido de forma errada pode causar o efeito reverso ao esperado, onerando o seu posicionamento no Google, aumentando as taxas de rejeição e diminuindo conversões. Por isso, essa etapa é essencial para qualquer empresa de grande porte que deseja um blog corporativo.
Escolha uma plataforma para criar o blog
Para criar um blog corporativo para sua empresa, é preciso pensar em uma plataforma amigável que possibilite um gerenciamento de conteúdo fácil, com elementos e componentes atrativos, além de garantir segurança de dados e a escalabilidade necessária que grandes empresas precisam.
O WordPress é uma plataforma ideal para publicação e gestão de conteúdo, com foco na estética, nos padrões web e na usabilidade. Ao mesmo tempo, é um software livre, gratuito e seguro. A Studio Visual é especialista em WordPress e desenvolve diferentes projetos na plataforma.
Escolha um template que passe a identidade da sua marca
Um passo muito importante na hora de criar um blog corporativo é definir um template que transmita para o leitor a identidade da sua marca.
Além de ter uma aparência agradável, é preciso pensar na experiência do usuário e criar um fluxo visual de elementos que facilite o processo de conversão.
Na hora de criar o seu blog corporativo, algumas empresas podem achar mais fácil optar por um template padrão, que pode ser entregue relativamente mais rápido e custar mais barato.
No entanto, além da desvantagem de um visual engessado, um blog precisa ter a liberdade de mudar conforme as necessidades do público e da marca. Por isso, aceitar o padrão nesse caso pode gerar dores de cabeça no futuro.
Crie um blog corporativo com a Studio Visual
Do desenvolvimento ao conteúdo, a Studio Visual é especialista na criação de projetos digitais baseados em estratégia e alta performance.
A criação de um blog corporativo exige um time técnico capaz de desenvolver de forma responsável e segura, além de garantir um visual atrativo que reforce a identidade da empresa.
Possuímos uma estratégia de Content Marketing baseada em SEO para obtenção de resultados, além do controle de indicadores e posicionamento através de dashboards inteligentes e relatórios comparativos.
Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos atender às necessidades da sua empresa.
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