Ontem (08), o diretor-executivo da Disney, Bob Iger, anunciou os planos da empresa de demitir 7 mil funcionários para lidar com o cenário econômico atual e cortar cerca de 5 bilhões de dólares em gastos.
Parece que já viu essa notícia antes? Recentemente, empresas como Meta, Google, Twitter, Microsoft e PayPal também anunciaram cortes em seus quadros de funcionários.
Ainda que atuem em ramos distintos, essas empresas têm coisas em comum: são todas gigantes tecnológicas, e, mesmo com alto faturamento, não conseguiram evitar o desligamento de tantos funcionários.
A resposta mais provável tem a ver com os Estados Unidos. Em 2022, o país sofreu com uma alta inflação, o que fez com que os custos para manter empresas funcionando aumentassem.
Como a maior parte dessas companhias têm sede no país, a movimentação econômica acabou se tornando uma vilã nas finanças corporativas.
Outros pontos também são importantes: o mercado de tecnologia é inconstante, e a demanda pode subir ou descer de acordo com vários fatores. Quando uma empresa não se prepara para essa “montanha-russa”, pode precisar refazer quadros para passar por momentos de queda.
Claro, questões internas e de reorganização também fazem parte do grande número de demissões – é o caso do Twitter, que sofreu com cortes após Elon Musk adquirir a rede social.
Economicamente, os EUA ainda enfrentam um momento delicado. Com a incerteza de uma recessão iminente, todo cuidado é pouco ao fazer negócios.
Então, mesmo que o cenário se mostre melhor do que no ano anterior, é possível que ainda vejamos empresas cortando quadros de funcionários em 2023, principalmente aquelas que têm o país norte americano como base principal de operações.
Para a tecnologia, isso pode significar extremos: operações e inovações ambiciosas ou cautelosas, a depender do perfil de risco que as Big Techs se encaixam.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
This post was last modified on 24 de abril de 2024
Na última quinta-feira (16) a OpenAI apresentou mudanças no ChatGPT. Além da integração com Google Drive e OneDrive, o novo…
Nesta terça-feira (14), aconteceu o Google I/O 2024, um evento do Google que traz novidades de tecnologia e, este ano,…
Desde o lançamento do ChatGPT no final de novembro de 2022, a versão gratuita permaneceu praticamente intocada, usando o mesmo…
A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, irá anunciar hoje, segunda-feira (13), atualizações em seu chatbot GPT-4. O GPT-4 é o…
O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a…
A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…