28 Ferramentas de Marketing de Conteúdo

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 16 de setembro de 2024

As ferramentas de marketing de conteúdo são essenciais para auxiliar no planejamento e produção de conteúdo. 

Assim como outros setores, com o marketing digital também é preciso selecionar quais são as melhores ferramentas para usar no dia a dia da sua empresa.

Neste artigo explicaremos como essas ferramentas funcionam e quais são as melhores opções do mercado para a produção de conteúdo. Continue lendo!

O que é marketing de conteúdo?

Conhecemos como marketing de conteúdo o conjunto de estratégias para produção de conteúdo na internet, que pode ser aplicado a blogs, redes sociais, vídeos e outros formatos de mídia.

Ao contrário de técnicas tradicionais de marketing, o marketing de conteúdo é focado na produção de conteúdo para alcançar seus objetivos de conversão, posicionamento de marca e autoridade.

Para que serve o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo trabalha com diferentes KPIs — metas e métricas criadas para estratégias de conteúdo digital — e se adapta a diferentes modelos de negócios.

Com isso, é possível alcançar os mais diversos objetivos. Os mais comuns são voltados para a conversão, trabalhando com o funil de vendas para levar um usuário a cliente fidelizado.

Para empresas com e-commerce, o marketing de conteúdo pode ser uma grande ajuda nas vendas, posicionando a marca, alcançando mais pessoas no perfil de buyer persona e eventualmente aumentando as conversões.

Porém, outros modelos de negócio também podem se beneficiar com o marketing de conteúdo. 

Ao produzir conteúdos informativos em blog ou vídeos, a marca pode conquistar um grau de autoridade entre o seu público, orientando-o sobre o seu nicho.

Já com as redes sociais, é a oportunidade de alcançar mais pessoas e engajar clientes com a marca, fidelizando quem já a conhece e conquistando quem ainda não a conhece.

Vantagens de uma estratégia de marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada pode ser a grande diferença para a sua marca.

Entre as principais vantagens de investir em produção de conteúdo, a sua empresa pode alcançar:

  • Aumento do tráfego do seu site;
  • Brand awareness;
  • Aumento do engajamento com a marca;
  • Geração de vendas;
  • Impulsionamento de geração de leads;
  • Aumento do lifetime-value;
  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

31 Ferramentas Mais Usadas de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo só terá resultados se for realizado corretamente: com uma boa estratégia, planejamento e uso de ferramentas de qualidade.

Planejar, produzir e monitorar conteúdo são tarefas que requerem máxima atenção aos detalhes, garantindo a qualidade do conteúdo do início ao fim.

Por isso é importante contar com boas ferramentas de marketing de conteúdo, facilitando o trabalho dos profissionais de marketing digital.

Conheça as principais ferramentas de marketing digital do mercado e saiba como elas podem auxiliar a sua empresa.

Ferramentas para processos e direcionamentos

As etapas da produção de conteúdo requerem organização e planejamento. Por isso é essencial que a sua equipe conte com softwares que auxiliem na organização de tarefas, andamento de projetos e automação.

1. Trello

O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas quando falamos em organização de tarefas e gerenciamento de projetos digitais.

Com um sistema intuitivo e personalizável do método Kanban, o Trello é uma ferramenta gratuita que facilita o gerenciamento de projetos e otimiza o tempo da equipe e gestores.

2. ClickFunnels

O ClickFunnels é uma ótima ferramenta para empresas que precisam criar funis de vendas inteligentes, aumentando as conversões.

Essa é uma ferramenta ambientada em nuvem que, ao ser implementada ao seu site, permite a criação de páginas de vendas, landing pages,  webinários, upsells, downsell, sites de associação e muito mais.

Basta instalar o plugin e criar as funcionalidades necessárias para a sua estratégia de conversão.

3. Uberflip

Muito indicado para empresas B2B, o Uberflip é uma ferramenta de pesquisa e captura de e-mail, auxiliando na conversão de leads.

A ferramenta também possibilita gerenciar a conversão com artigos de blog, mídias sociais, vídeos e eBooks em uma interface responsiva com CTAs.

4. Sweet Process

 Assim como o Trello, o Sweet Process também é uma ferramenta de acompanhamento de tarefas.

Ambientado na nuvem, ele é uma ferramenta própria para documentação, gerenciamento de tasks e colaboração entre equipes.

Ferramentas para planejamento de conteúdo

O planejamento e a estratégia são os alicerces do marketing de conteúdo. Para facilitar esses processos, utilize ferramentas de análise de métricas e geração de insights. 

5. Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ótima ferramenta para gestores de conteúdo que querem melhorar a sua estratégia de marketing digital. 

Com ele é possível pesquisar e gerar relatórios sobre os assuntos mais relevantes e compartilhados na internet, incluindo conteúdos de influenciadores digitais.

6. AnswerThePublic

O AnswerThePublic é outra ferramenta muito útil para entender os interesses do seu público-alvo.

A partir de uma frase, ou keyword, é possível visualizar outras perguntas relacionadas, melhorando o entendimento sobre a pauta e encontrando exatamente o que o seu público busca.

7. Evernote

O Evernote é uma ótima alternativa para criar e organizar conteúdos, criando cadernos personalizados, com compartilhamento entre os membros da equipe.

Além de textos, ele também permite que você anexe imagens e outros arquivos.

8. Kred

Se a sua estratégia de marketing de conteúdo precisa do marketing de influência, o Kred é uma ferramenta indispensável.

Com ele é possível medir o engajamento do seu perfil e de perfis concorrentes, comparando os números de menções com o seu usuário (e menções que o seu perfil faz).

9. Feedly

O Feedly é uma ótima alternativa para quem cria conteúdos baseados em notícias relevantes. Com ele é possível organizar um feed de notícias personalizado, definindo quais assuntos e veículos são mais importantes.

10. Portent’s Content Idea Generator

Está sem inspiração? O Portent’s Content Idea Generator é uma ferramenta que, a partir de um assunto, cria diversas opções de títulos chamativos.

É uma boa alternativa para encontrar pautas relacionadas ao seu nicho que podem ter ficado de fora do planejamento.

11. Colibri.io

O Colibri é mais uma ferramenta de monitoramento, com insights para o crescimento da sua marca online, unindo pontos de SEO, marketing digital e redes sociais.

12. Keyword Tool Dominator

O Keyword Tool Dominator é uma ferramenta gratuita de pesquisa voltada para o SEO em e-commerce.

Com ele é possível encontrar as principais buscas em grandes sites de varejo, como Amazon, Bing, eBay, Etsy, Home Depot, Walmart e em outros sites, como o Google.

Ferramentas para criação de conteúdo

Chega o momento de colocar a mão na massa e transformar a estratégia de marketing de conteúdo em um material rico e bem estruturado.

Para isso, algumas ferramentas podem ser muito úteis:

13. Lumen5

O Lumen5 é uma ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da animação de fotos. O seu acesso é gratuito e é possível adicionar músicas aos vídeos criados.

14. Canva

O Canva é uma das ferramentas de criação mais populares dos últimos tempos. Com ele é possível criar templates, apresentações, vídeos, editar imagens e muito mais.

A ferramenta conta com uma versão gratuita, com recursos limitados, e versões profissionais com acesso ilimitado ao banco de recursos.

15. Squirrly

Se o foco da sua estratégia de conteúdo é o SEO, o Squirrly é a ferramenta mais indicada para isso.

Com ele é possível ter direcionamentos sobre quais conteúdos são mais propensos a ranquear entre as 10 primeiras posições da SERP.

16. Blog Post Headline Analyzer

Essa ferramenta também é muito útil para quem quer melhorar os títulos dos seus blog posts. Com ele é possível analisar o título e ter sugestões de melhorias.

17. Draft

O Draft é uma ferramenta de criação de texto com possibilidade de acesso em equipe. Com ele você e sua equipe podem colaborar nos mesmos documentos e centralizar a produção de conteúdo.

Além disso, ele também propõe melhorias em conteúdos já publicados, a partir do seu plugin para WordPress.

Ferramentas para otimização do conteúdo

A estratégia de marketing digital e SEO deve ir além da criação de conteúdo, abrangendo também a otimização de conteúdos existentes. 

Para isso, algumas ferramentas podem auxiliar a encontrar quais conteúdos precisam de melhorias e o que você deve fazer.

18. Ahrefs

O Ahrefs é uma das ferramentas possíveis para analisar o conteúdo do seu site e encontrar páginas e textos que precisam de otimização.

Com ele é possível acessar informações como links externos, domínios e IPs, melhores páginas, o texto âncora principal, entre outras funcionalidades.

19. SEMrush

O SEMRush é uma das plataformas mais populares quando falamos em SEO. Com ele você pode fazer auditorias, pesquisa de palavras-chave, comparativos com a concorrência e muito mais!

20. Rank Math SEO

O Rank Math SEO é um plugin muito popular entre sites desenvolvidos em WordPress. Com ele é possível inserir as informações de SEO, como title tag, mesta description, slug, etc., e acompanhar o desempenho SEO por meio de uma pontuação.

Assim, é mais fácil encontrar no seu site quais conteúdos precisam ser otimizados.

Ferramentas de publicação de conteúdo

Onde o seu site, e todo o seu conteúdo, ficará hospedado também é muito importante para garantir um bom desempenho da sua estratégia.

Ao escolher uma boa plataforma de CMS, você garante uma melhor experiência ao usuário, integração de plugins de SEO e praticidade na manutenção do site.

21. WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, popular entre pequenas empresas e multinacionais.

A grande vantagem do WordPress é a sua personalização, integrando diferentes plugins ao seu painel de gerenciamento de conteúdo, o que deixa mais prático o trabalho de gestão de conteúdo.

22. Wordable

 O Wordable é uma ferramenta que integra o Google Docs ao seu site WordPress. Com ele é possível migrar os conteúdos em GDocs para o painel do WordPress, incluindo imagens anexas.

Ferramentas de promoção de conteúdo

O conteúdo produzido precisa ser encontrado pelo seu público. Para isso são utilizadas as ferramentas de promoção de conteúdo.

23. CoSchedule

O CoSchedule é uma ferramenta indispensável para médias e grandes empresas que querem economizar tempo e simplificar processos.

Toda a gestão de conteúdo pode ser feita através dele, incluindo administração de campanhas, agendamento de postagens e análise de dados.

24. Buffer

O Buffer é uma ferramenta de automação e agendamento de publicações, voltado para as redes sociais. Com ele é possível programar posts em sites como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e outros.

25. BuzzStream

O BuzzStream é mais uma ferramenta voltada para o marketing de influência. Com ele é possível gerenciar campanhas de RP a criar relacionamentos de qualidade com os principais influenciadores do seu nicho, tudo de forma automatizada e simplificada.

Ferramentas de automação e mensuração

A mensuração de resultados é indispensável para qualquer estratégia de marketing. Além de acompanhar os resultados e ter insights de melhorias, a sua empresa também deve investir em automação, economizando tempo e dinheiro.

26. RD Station

O RD Station é uma das ferramentas mais utilizadas para quem quer ter foco em conversão e atração de leads por estratégias de e-mail marketing e landing pages.

Em algumas das suas versões mais caras, o sistema também oferece ferramentas de SEO e automação de gerenciamento de conteúdos nas redes sociais.

27. AtomicWriter

O AtomicWriter funciona tanto como uma extensão para navegador, quanto como plugin no WordPress. 

Com essa ferramenta você consegue fazer uma análise completa dos seus conteúdos, encontrando textos que podem ser melhorados e o que está funcionando com a sua estratégia.

28. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para acompanhar as métricas de sites e blogs. 

Com acesso gratuito e integração ao Google Search Console, ele fornece informações como nível de audiência do site, páginas mais acessadas, tempo de visita de cada usuário e muitos outros dados.

Como a Studio Visual pode te auxiliar com marketing de conteúdo?

Adquirir as melhores ferramentas do mercado não é suficiente para garantir que a sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO vá funcionar.

Para isso, você deve contar com profissionais qualificados, preparados para definir uma estratégia funcional e acompanhar o desempenho do seu site.

A Studio Visual tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sites e conta com uma equipe altamente qualificada em SEO e produção de conteúdo. Converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

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