Categorias: Marketing-digital

Google começou a desativar cookies de terceiros nesta semana; entenda

O Google começou a bloquear, nesta quinta-feira (4), cookies de terceiros em seu navegador “Chrome”. A empresa anunciou que adotará uma alternativa mais focada em privacidade e segurança.

É por meio de cookies que as pessoas recebem anúncios direcionados para algum produto que possam ter interesse. As informações coletadas nos cookies são aproveitadas para segmentar anúncios publicitários.

Alguns navegadores concorrentes já bloquearam cookies de terceiros, como o  Firefox, da Mozilla, e o Safari, da Apple. As empresas desses navegadores já afirmaram que a medida oferece mais privacidade aos usuários.

Agora, o Google começará a testar a “Proteção antirrastreamento”, parte da iniciativa Privacy Sandbox, cujo intuito é desativar cookies de terceiros para todos os usuários até o segundo semestre de 2024.

Nesta primeira etapa, a restrição de cookies impactará apenas 1% dos usuários globais do Chrome. O bloqueio está programado para ser implementado em todos os usuários a partir do terceiro trimestre de 2024, conforme anunciado pelo Google.

Sem os cookies de terceiros, o Google poderá repassar as informações aos anunciantes de forma anônima.

“Você receberá um aviso quando abrir o Google Chrome num computador ou num celular Android. Quando navegar pela internet, os cookies de terceiros serão restritos por padrão, limitando a capacidade de rastrear suas atividades em diferentes sites”, afirmou o Google.

Logo nesse início, alguns sites podem apresentar instabilidade, por isso, o Google dará a opção de reativar os cookies de terceiros nos sites que apresentarem tal problema.

O que são e para que servem os cookies de terceiros?

Os cookies são arquivos, ou seja, formas de coletar dados dos usuários através da navegação na internet. Os cookies de terceiros são arquivos criados por outros sites que podem incorporar conteúdos como imagens, anúncios e texto.

Esses cookies podem manter a sessão ativa em um serviço, eliminando a necessidade de inserir os dados a cada visita. Além disso, podem reter os produtos previamente adicionados ao carrinho de compras em um site, simplificando a experiência de compra.

O mau uso dos cookies trouxe uma fama negativa ao serviço que eles proporcionam, já que um dos maiores objetivos de pessoas mal intencionadas é vigiar a navegação de cada usuário, coletar dados sobre eles e entregá-los às empresas.

Os cookies de terceiros são a base do Marketing Digital, por isso, o bloqueio deles tem gerado diversas discussões no mercado, buscando sempre uma alternativa para utilizar cookies da maneira mais transparente e confiável possível.

O intuito dos cookies sempre foi proporcionar uma melhor experiência na internet, como apresentar informações mais relevantes, otimizar a velocidade de carregamento, agilizar o preenchimento de dados nos sites, exibir ofertas e anúncios alinhados aos interesses do usuário.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 18 de abril de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Microsoft e OpenAI dedicam US$ 2 milhões para a educação de eleitores sobre IA

A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…

8 de maio de 2024

Temas para sites em WordPress: Como escolher o ideal para o seu negócio?

O WordPress é uma plataforma altamente popular para criar e gerenciar sites e blogs. No entanto, uma parte fundamental para…

7 de maio de 2024

Stories no Twitter? Nova funcionalidade premium na rede social

O X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, acaba de lançar uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida dos usuários…

7 de maio de 2024

TikTok testa avatares em publicidades; saiba mais!

O TikTok está em fase de testes com uma nova iniciativa que coloca avatares criados por Inteligência Artificial em publicidades.…

6 de maio de 2024

Meta anuncia novas ferramentas de publicidade baseadas em IA

A Meta anunciou uma série de novas ferramentas de publicidade durante um evento, incluindo busca aprimorada por criadores para campanhas…

3 de maio de 2024

Google I/O 2024: O que esperar da conferência de desenvolvedores do Google?

A conferência anual de desenvolvedores Google I/O, está chegando! A gigante de tecnologia anunciou que o evento acontecerá no dia…

30 de abril de 2024