Google Maps: novo recurso para Android vai ajustará a precisão de mapas

Google Maps
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 13 de março de 2024

O Google Maps será mais preciso a partir da instauração de um novo recurso para celulares Android.

Foi revelada pelo Google uma nova API chamada Fused Orientation Provider (FOP), que promete tornar a identificação da posição do dispositivo mais precisa e estável. O anúncio foi feito no Android Developers Blog no dia 7 deste mês.

Diversas vezes, o Google Maps tem dificuldade em direcionar a pessoa para o sentido certo, porém, segundo o Google, essa questão não se limita apenas ao seu próprio aplicativo, já que as informações provenientes do GPS não são completamente precisas.

A API FOP pretende atender a demanda de desenvolvedores que necessitam de maior precisão na detecção de direção e movimento.

“Um aplicativo de mapas deve mostrar a direção correta a seguir quando um usuário está navegando para um restaurante interessante numa cidade estrangeira”, afirmou o Google.

A FOP assegura um desempenho consistente e de alta qualidade entre dispositivos, fornecendo informações de orientação com menor margem de erro.

Para alcançar isso, a API utiliza diversos sensores presentes no dispositivo (como acelerômetro, giroscópio e magnetômetro) para detectar movimentos e corrigir possíveis imprecisões dos sensores de menor qualidade.

De acordo com o Google, a atualização será disponibilizada para todos os smartphones através do Google Play Services (compatível com Android 5 ou versões mais recentes). 

No entanto, dado que se trata de uma API, os desenvolvedores de aplicativos de mapas precisarão implementá-la manualmente.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também