Categorias: Sem categoria

Inteligência Artificial e SEO: a tecnologia pode mudar a otimização?

O SEO é o grande trunfo de várias empresas, o canal principal para atrair clientes e aumentar o reconhecimento de marca. 

Sim, a otimização para ferramentas de busca, principalmente o Google, é muito poderosa e pode alavancar o seu negócio. Porém, esse tipo de estratégia pode passar por mudanças nos próximos tempos. Vamos explicar por quê.

Muito se fala sobre Inteligência Artificial ultimamente, e o Google, claro, não vai ficar atrás. Recentemente, a empresa lançou o Bard, sua aposta em IA.

 

Mas, o que liga a Inteligência Artificial e SEO? Pois bem, quando pesquisamos algo na ferramenta, os primeiros resultados são anúncios, seguidos de resultados orgânicos alcançados por meio do SEO.

Se o Google começar a incluir respostas do Bard logo no topo da página, os resultados orgânicos perderão espaço e, possivelmente, verão uma redução nos cliques. 

Afinal, a resposta que o usuário procura está ali, logo no topo da tela, sem necessidade de entrar em algum link. 

É importante mencionar que o Google ainda não divulgou detalhes sobre como o Bard será utilizado na busca. 

Essa hipótese afetaria bastante os anúncios da plataforma, então a empresa deve pensar bastante se vale a pena perder essa receita para divulgar sua Inteligência Artificial.

Como me preparar para unir Inteligência Artificial e SEO?

Com o avanço do Bard e a análise da popularidade e utilidade da inteligência, o Google irá decidir como serão mostrados os resultados. Ou seja: eles podem continuar como estão, ou sofrer alterações. 

Se os resultados orgânicos acabarem perdendo espaço, a melhor estratégia será manter a sua empresa no topo. 

Imagine: se um usuário não encontrar a resposta completa com auxílio da IA, ele irá clicar no primeiro resultado abaixo dela. Se for o seu, pronto! Você alcançou um novo possível lead. 

Portanto, a melhor escolha para o seu negócio, com ou sem a IA do Google, é investir em conteúdo de qualidade para alcançar as primeiras posições nas pesquisas. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

 

This post was last modified on 22 de maio de 2023

Compartilhar

Artigo Recente

ChatGPT poderá ter integração com o Google Drive; saiba mais!

Na última quinta-feira (16) a OpenAI apresentou mudanças no ChatGPT. Além da integração com Google Drive e OneDrive, o novo…

17 de maio de 2024

Gemini 2024; saiba quais são as alterações apresentadas no Google I/O

Nesta terça-feira (14), aconteceu o Google I/O 2024, um evento do Google que traz novidades de tecnologia e, este ano,…

15 de maio de 2024

OpenAI libera GPT-4o para usuários gratuitos do ChatGPT

Desde o lançamento do ChatGPT no final de novembro de 2022, a versão gratuita permaneceu praticamente intocada, usando o mesmo…

14 de maio de 2024

OpenAI poderá revelar hoje melhorias no ChatGPT; saiba mais!

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, irá anunciar hoje, segunda-feira (13), atualizações em seu chatbot GPT-4. O GPT-4 é o…

13 de maio de 2024

IA no TikTok: rede vai rotular conteúdos criados por Inteligência Artificial

O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a…

9 de maio de 2024

Microsoft e OpenAI dedicam US$ 2 milhões para a educação de eleitores sobre IA

A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…

8 de maio de 2024