Automatize seus e-mails transacionais

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‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 13 de dezembro de 2022

Saiba como os emails transacionais podem auxiliar sua estratégia de marketing digital de maneira automatizada

Já ouviu falar em automação de emails transacionais? São e-mails enviados automaticamente para seus clientes toda vez que eles tomarem determinada ação dentro do seu site. 

E porque investir nessa estratégia? Bom… como diz o ditado: “tempo é dinheiro”. Toda vez que um funcionário da sua empresa usa muito tempo para uma tarefa que poderia ser feita de maneira automatizada, o seu investimento não vai gerar lucro.  Assim, é importante investir em automação de e-mails.

Ficou curioso(a)? Veja como o e-mail transacional pode ser uma excelente ferramenta para a estratégia do marketing digital

 

Automação e-mail

 

Conteúdo:

 

Por que automatizar e-mails transacionais?

Imagina ter que preparar um e-mail de nota fiscal para cada compra feita dentro do seu e-commerce? Não há profissional que aguente. É uma tarefa repetitiva e muito monótona. Com o tempo, o funcionário perde a produtividade. 

Ao invés de ter um funcionário que tenha a missão de responder e-mails, faça com que ele seja mais produtivo. Mas, como?

Automatize o serviço de e-mails transacionais. A comunicação com seu cliente será mais rápida e efetiva. 

Confira cinco benefícios dessa ferramenta para o marketing da sua empresa.   

 

  • 1- Segmentação automática

Segmente o contato que entra na lista de forma automática de acordo com seu perfil do usuário. Antes mesmo do e-mail ser enviado, já é possível saber quem irá receber. 

 

  • 2- Análise de fluxos e relatórios detalhados

Com a automação dos e-mails, vai ficar muito mais simples de analisar como está sendo a comunicação com o usuário. Quantos e-mails foram enviados? Com quantos usuários está mantendo contato? Tudo isso será feito de maneira automática.

 

  • 3- Entregabilidade:

Essa é a métrica que mede quantas mensagens disparadas chegaram ao destinatário. A taxa de entregabilidade deve estar sempre alta, assim, é possível saber se o seu conteúdo está realmente chegando aos clientes.

 

  • 4- Atenção do usuário:

Enviando e-mails para os seus clientes ou potenciais clientes, você sempre estará chamando eles e instigando a consumir o seu conteúdo. Isso pode fazer com que o usuário se aproxime mais da sua marca. 

 

  • 5- Oportunidade de call to action

Os e-mails são excelentes janelas para atrair o usuário a consumir seu produto. Num simples e-mail transacional de boas vindas, você pode atrair o cliente a olhar os produtos da sua loja ou curtir a sua página no Instagram. 

 

Benefícios automação de emails

 

Qual é a diferença entre e-mail transacional e e-mail marketing?

Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os profissionais que querem iniciar com os e-mails na empresa. Certamente os dois possuem algumas semelhanças, mas os objetivos de cada um deles é bem diferente. 

O e-mail transacional é uma resposta ao usuário em relação a uma ação feita no seu site, como um cadastro ou uma venda. Em suma, é uma ação bem direta para um cliente específico. 

O e-mail marketing funciona de uma maneira diferente. Ele é um conteúdo produzido pela equipe de marketing para todos os seus clientes ou potenciais no futuro. Portanto, são e-mails disparados em massa. 

Portanto, por mais que seja num formato parecido, eles possuem uma linguagem muito diferente um do outro. Mas é importante ressaltar que os dois tipos de e-mail podem ser automatizados, ajudando na economia de tempo. 

 

O que é possível fazer com a automação de emails transacionais?

Sabendo o que automação dos e-mails transacionais pode fazer por você, é muito importante saber quando usá-los. Além disso, mesmo sendo um recurso de economia de tempo, não é toda ocasião que deve ser usado. 

Para esclarecer, confira quais são, portanto, os tipos de e-mails transacionais que devem ser otimizados pela sua empresa. 

  • Mensagens de boas-vindas, aniversário e datas comemorativas
  • Lembretes e agendamentos  
  • Confirmação de cadastro ou alterações de cadastro
  • Entrega de nota fiscal
  • Status do pedido e rastreamento
  • Alteração de senha
  • Encerramento de conta
  • Abandono de carrinho
  • Protocolos de atendimento

 

Dicas para utilizar os e-mails transacionais de forma eficiente

Há alguns macetes para que os e-mails transacionais funcionem bem dentro da sua estratégia de marketing digital. Ou seja, essas pequenas ações vão tornar o trabalho muito mais organizado e deixar tudo ainda mais fácil. Confira!

  • Mantenha os e-mails transacionais separados dos promocionais: cada um tem uma função diferente do outro. Nada mais lógico do que deixar os e-mails transacionais organizados numa pasta diferente dos promocionais. Assim, as chances de cometer algum engano e enviar a foto errada são menores.
  • Mantenha as mensagens transacionais livres de promoções: o objetivo das mensagens transacionais não é vender. Essa é uma função para o e-mail marketing. Resumindo, não coloque promoções ou ofertas num e-mail desse estilo. Isso pode confundir o seu cliente.
  • Mantenha a identidade da marca: independente da ação que for fazer com o seu cliente, sempre coloque a identidade da sua marca. Consequentemente, só de bater o olho, o usuário sabe quem está falando com ele. Isso é fundamental para ganhar credibilidade no mercado. 
  • Automatize estratégias de marketing com o Mautic: com os principais serviços de e-mail, o Mautic possibilita a criação de fluxo de envio para campanhas de marketing digital, gestão de leads e ações de Inbound Marketing.

 

Como a Studio Visual pode ajudar o seu projeto

A Studio Visual tem profissionais qualificados que vão analisar todas as necessidades do seu negócio.

Em primeiro lugar, na parte técnica, vamos instalar plugins específicos para que o serviço de e-mails transacionais seja feito de forma automatizada, facilitando os processos da sua empresa e melhorando o atendimento ao cliente.

Em segundo lugar, você vai contar com uma equipe de conteúdo que vai colocar a identidade da sua empresa dentro da linguagem desses e-mails. 

Entre em contato com a gente, converse com os nossos profissionais e vamos fazer o seu negócio decolar. 

 

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