Categorias: Blog

Microsoft lança ferramenta para corrigir bug que causou apagão cibernético

A Microsoft lançou uma ferramenta de recuperação para auxiliar na restauração de computadores com Windows que foram afetados por um bug no antivírus Falcon da CrowdStrike. A falha, que aconteceu na sexta-feira (19), causou um apagão cibernético global e impactou cerca de 8,5 milhões de dispositivos.

O bug foi causado por uma atualização do software Falcon, que gerou a temida “tela azul da morte” (BSOD) em computadores com Windows, tornando-os inoperantes. A falha afetou diversos setores, incluindo empresas aéreas, bancos e até mesmo operações críticas como aeroportos.

Para auxiliar na recuperação dos sistemas, a Microsoft disponibilizou um utilitário gratuito que pode ser acessado por administradores de sistemas. A ferramenta oferece duas opções de recuperação:

WinPE: Uma abordagem mais rápida e direta, ideal para quem possui a chave de criptografia de máquinas com BitLocker ativado.

Modo de segurança: Nessa opção, o processo de recuperação é manual e exige acesso a um usuário com permissões administrativas.

Pré-requisitos para usar a ferramenta da Microsoft

  • Computador com Windows de 64 bits e 8 GB de espaço livre
  • Privilégios administrativos para criar a unidade USB inicializável
  • Pendrive com armazenamento entre 1 GB e 32 GB

Ao criar o pendrive bootável, todos os dados presentes no dispositivo serão apagados. O processo também formatará automaticamente o acessório para o sistema de arquivos FAT32. Para baixar o utilitário e obter instruções de uso, acesse o site da Microsoft: techcommunity.microsoft.com

Ações para evitar problemas com futuros apagões

Mantenha os softwares de segurança atualizados. Atualize regularmente o antivírus e outros softwares de segurança para garantir a proteção contra as últimas ameaças.

Faça backups frequentes dos seus dados para garantir a recuperação em caso de falhas ou ataques cibernéticos. Tenha um plano de ação definido para lidar com incidentes de segurança cibernética, minimizando o impacto em suas operações. Assim, você se resguarda caso aconteça algo do tipo novamente!

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Android sofre ataque: Google libera correção urgente para falha crítica

Uma falha grave de segurança no Android, capaz de permitir que hackers assumam o controle total de dispositivos, foi corrigida…

5 de setembro de 2024

Conheça o BlueSky, rede social do mesmo criador do Twitter

Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…

4 de setembro de 2024

Vulnerabilidade crítica no WPML ameaça mais de 1 milhão de sites WordPress

Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…

3 de setembro de 2024

Tumblr migrará mais de 500 milhões de blogs para o WordPress

Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…

2 de setembro de 2024

Google aumenta recompensas para quem encontrar falhas na segurança do Chrome

Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…

30 de agosto de 2024

STF ameaça suspender X, rede está sem representante no Brasil

Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…

29 de agosto de 2024