Por que criar um blog?

por que criar um blog
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

Por que criar um blog? Sua empresa precisa de um blog?

Para explicarmos os principais motivos para se criar um blog, primeiro temos que entender a fundo o que é um blog.

Resumidamente, trata-se de uma ferramenta de criação de conteúdo dentro do seu site, muito interessante para se trabalhar estratégias de SEO e consequentemente aumentar o número de visitas ao seu site.

Um bom site pode ser definido por sua estrutura, design, velocidade, segurança, a plataforma em que ele foi desenvolvido e o blog desse site.

Mas o que o blog tem a ver com o site? Por que sua empresa precisa dele? Quais as vantagens de investir nesta estratégia?

Poderíamos citar, neste artigo, dezenas de motivos pelos quais sua empresa deveria ter um blog, mas vamos ser objetivos.

Entenda como um blog corporativo em sua estratégia de marketing pode ser combustível para colher bons resultados:

Por que criar um blog?
Por que criar um blog?

1 – Por que criar um blog? Conquiste as melhores posições no Google

Uma das principais vantagens para sua empresa ter um blog é a possibilidade de destacar seu site nos mecanismos de busca. E ter um conteúdo de qualidade que envolva seu público garante um relacionamento único com as pessoas. Afinal, elas esperam encontrar informações que realmente as ajudem!

É nesse momento que temos a oportunidade de falar sobre assuntos relacionados aos nossos produtos ou serviços como forma de conteúdo.

O Google, neste contexto, assume um papel importante na forma que sua empresa vai levar essas informações às pessoas. Seus algoritmos permitem analisar se o seu conteúdo é ou não de qualidade.

Em outras palavras, se você escrever bons artigos em seu blog e adotar as estratégias adequadas de SEO, automaticamente irá conquistar novas posições nos buscadores.

O resultado disso? O aumento de visitas no site da sua empresa e consequentemente, um aumento nas vendas online.

2 – Por que criar um blog? Otimização de seus investimentos em Marketing

Ter um blog é barato e o retorno em número de visitas e consequentemente vendas (ou leads) para o site pode ser gigantesco. Diria inclusive que o blog é uma das estratégias de marketing digital com o melhor custo benefício.

O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas para montar um blog e ela é totalmente gratuita, recomendamos para você que quer criar um blog, que busque informações sobre o que é WordPress.

Além disso, a produção do conteúdo do seu blog pode ser feita por você ou seus funcionários, de forma prática, usando para isso o conhecimento técnico que possuem sobre o mercado que a empresa atua.

Você também pode organizar sua frequência de publicações de acordo com seu segmento e o comportamento do seu público na internet. Ou seja, não será necessário se dedicar em posts diários.

Isso possibilita organizar melhor seu tempo ou até mesmo seus investimentos na hora de contratar profissionais para produzir conteúdos de qualidade.  

O único investimento necessário, quando falamos sobre blog, pode ser para anúncios pagos no Google, que são interessantes de fazer para impulsionar determinados conteúdos do seu site.

Uma vantagem dessa estratégia é que se um dia você deixar de pagar seus links patrocinados, por exemplo, seus resultados não serão diretamente impactados visto que o blog estará bem posicionado no Google, mantendo ainda um bom tráfego orgânico em seu site.  

Blog é uma das estratégias de marketing digital com o melhor custo benefício
Blog é uma das estratégias de marketing digital com o melhor custo benefício

3 – Por que criar um blog? A principal ferramenta do marketing de conteúdo

Entendemos que o blog ajuda a conquistar as melhores posições no Google e que possibilita otimizar seus investimentos em marketing digital. Agora, vamos entender como ele serve de ferramenta para suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

O blog é um dos principais pilares para a estruturação de ações de marketing digital voltados para conteúdo. Ele permite pensar em formatos criativos para conversar com seu público, redescobrir temas por meio das palavras-chave mais buscadas no Google e métricas que possibilitam analisar os resultados do seu blog.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é engajar seu público para colher informações sobre ele. Isso permite conhecê-lo melhor a fim de planejar os próximos passos de suas ações de marketing. Uma oportunidade para criar um canal de comunicação com clientes e prospectos.  

Por que fazer um blog?
Por que fazer um blog?

4 – Oportunidades para vender e conquistar clientes

O Marketing de Conteúdo contribui para envolver seu público com a sua empresa. Isso permite colher dados preciosos de pessoas que podem se tornar clientes. O blog, nesta perspectiva, é uma das principais ferramentas para aproximar, conquistar e fidelizar clientes.  

Investir em conteúdos educativos vinculados a formulários para captar leads, por exemplo, é uma das oportunidades que o blog proporciona. A partir disso, você pode montar estratégias de e-mail marketing para enviar outros artigos e acompanhar de perto a jornada de compra do consumidor.

Tudo isso é perfeito para sua empresa vender produtos ou serviços no momento certo e da maneira correta.

Conclusão: Por que sua empresa deveria ter um blog?

Ter um blog é ter novas interações com pessoas no ambiente digital, gerar discussões a respeito de assuntos relacionados ao seu segmento e ter feedbacks de produtos que são destaque no mercado.

Ou seja, a intenção do blog é fazer com que sua empresa se torne referência na internet e nos sites de busca, como o Google, de forma duradoura.

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