Europa vai regulamentar Inteligência Artificial com projeto AI Act

Na última semana, legisladores da União Europeia aprovaram os termos de um abrangente projeto de lei destinado a regular a inteligência artificial (IA) no bloco comercial. 

Denominada AI Act, a legislação estabelece diretrizes que devem ser seguidas por empresas envolvidas no desenvolvimento e comercialização de futuros modelos de machine learning.

Este é o primeiro ato de regulamentação para tecnologia no mundo, marcando a União Europeia como pioneira no estabelecimento de regras claras para o uso de IA. O comissário da União Europeia, Thierry Breton, descreveu o acontecimento como “histórico”, destacando que o AI Act não é apenas um conjunto de regras, mas uma plataforma para impulsionar startups e pesquisadores da UE na corrida global de IA.

O regulamento estabelece que o desenvolvimento da inteligência artificial seja categorizado em quatro níveis de risco social: mínimo, limitado, alto e proibido. 

Usos proibidos incluiriam aplicações que ultrapassem a vontade do usuário, segmentem grupos sociais protegidos ou realizem rastreamento biométrico em tempo real, como o reconhecimento facial. Já aplicações de alto risco abrangem setores como assuntos judiciais, educação e infraestruturas críticas.

Ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT e Google Bard, são classificadas como aplicações de “risco limitado”. 

No entanto, chatbots e softwares capazes de criar “deepfakes” terão que indicar claramente que o conteúdo é gerado por IA para evitar desinformação. Empresas que violarem essas regras estarão sujeitas a multas de até 7% do valor de suas vendas globais.

Apesar do avanço, algumas empresas europeias expressaram preocupação com a possibilidade de uma restrição excessiva ao uso de inteligência artificial, alegando que as regras poderiam desencorajar a inovação e prejudicar as indústrias locais. 

Em resposta, a União Europeia anunciou que continuará trabalhando nas próximas semanas para finalizar os detalhes do novo regulamento, que, após conclusão, será submetido à aprovação dos representantes dos Estados-Membros.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 16 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

WordPress.com lança construtor de sites com inteligência artificial

A plataforma WordPress.com acaba de dar um passo ousado no mundo da criação de sites: lançou um novo construtor com…

15 de abril de 2025

Falha no WinRAR permite execução de arquivos perigosos sem aviso

Usuários do WinRAR, atenção: uma falha de segurança grave foi corrigida na versão 7.11 do programa. A vulnerabilidade, identificada como…

8 de abril de 2025

Atualização do Google de Março de 2025 é concluída: o que mudou?

O Google finalizou a implementação da sua atualização de março de 2025, após duas semanas de mudanças nos resultados de…

27 de março de 2025

Google lança Gemini Canvas para facilitar desenvolvimento em código

O Google acaba de apresentar o Gemini Canvas, um espaço interativo que torna a criação e edição de código mais…

24 de março de 2025

Config 2025: O maior evento do Figma já tem data confirmada

A Config 2025, conferência oficial do Figma, já tem data marcada: entre os dias 6 e 8 de maio de…

20 de março de 2025

Google lança core update de março de 2025!

O Google anunciou a liberação core update de março de 2025, que pode levar até duas semanas para ser concluída.…

13 de março de 2025