Descubra como impedir que o ChatGPT use o conteúdo do seu site

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que tem ganhado destaque nas últimas semanas. Entre um dos seus pontos principais está a criação de textos. Mas, como são criados esses conteúdos?

Segundo os próprios criadores, o algorítimo do ChatGPT é programado para aprender com conteúdos distribuídos pela internet e, também, com as respostas fornecidas pelos usuários ao interagir com ele.

Na prática, cada vez que você pede uma informação, o robô confirma com você se está correto ou não. Se algum erro for identificado, você pode pedir para que ele corrija, fornecendo o dado correto e, assim, colaborando para a aprendizagem da máquina.

Porém, é normal que produtores de conteúdo e sites empresariais não queiram que o seus conteúdos originais sejam utilizados pelo ChatGPT para fornecer respostas aos seus usuários.

Com isso, surgem diversas perguntas, como a legitimidade de acesso a esses conteúdos, se é ético que o robô utilize esses textos para criar novos artigos e, principalmente, se temos como bloquear o seu acesso.

Como funciona a leitura de dados do robô?

De forma resumida, não é tão fácil impedir que o ChatGPT utilize o seu site como referência de conteúdo, mas algumas medidas podem valer a tentativa.

Segundo os desenvolvedores, o algorítimo utiliza as seguintes formas de captar referências:

  • Rastreamento comum de conteúdo online (filtrado)
  • WebText2 (com rastreamento de conteúdo online)
  • Livros1
  • Livros2
  • Wikipédia

Dessa forma, os desenvolvedores podem aplicar filtros e criar listas de fontes confiáveis de conteúdos para serem referência, evitando dados imprecisos ou até fake news e discurso de ódio.

Porém, com a infinidade de conteúdo online, as bases de dados do robô já contam com mais de 19 bilhões de tokens, tendo como parâmetro a avaliação do Reddit.

Dessa forma, sites inseridos no Reddit que tenham pelo menos três avaliações positivas podem ser utilizados pelo ChatGPT como fonte de conteúdo. Então, se o seu site estiver lá, tem chances de ser utilizado.

Já com o rastreamento comum pode ficar um pouco mais fácil de evitar a leitura pelo ChatGPT, mas não é garantido.

Utilizando um bloqueio do agente CCBot/2.0 do ChatGPT, é possível solicitar que ele não tenha acesso ao site. Porém, esse recurso também pode bloquear o seu site para robôs de publicidade, como listas de sites de referência em determinados assuntos.

De qualquer forma, o debate sobre a legitimidade de uso do ChatGPT ainda vai longe. Entre os materiais já disponíveis, o artigo Is ChatGPT Use Of Web Content Fair? contribui com a discussão.

 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025

WordPress.com lança construtor de sites com inteligência artificial

A plataforma WordPress.com acaba de dar um passo ousado no mundo da criação de sites: lançou um novo construtor com…

15 de abril de 2025

Falha no WinRAR permite execução de arquivos perigosos sem aviso

Usuários do WinRAR, atenção: uma falha de segurança grave foi corrigida na versão 7.11 do programa. A vulnerabilidade, identificada como…

8 de abril de 2025