Após encerrar o mesmo recurso no Facebook, em outubro de 2022, a Meta anunciou que as compras ao vivo também deixaram o Instagram. A previsão de encerramento da função é em 16 de março.
Segundo a empresa em uma página de suporte, “essa mudança nos ajudará a focar em produtos e recursos que agregam mais valor aos nossos usuários”.
Além do encerramento desse recurso, o Instagram também já recuou em outras funções de compras no aplicativo, como o fim do guia de compras do feed inicial, que está em andamento.
Como funcionam as compras ao vivo?
O recurso de compras ao vivo não é exclusividade da Meta e, ao contrário da empresa, segue em expansão em outros canais.
As compras ao vivo servem para exibir os produtos ao público e, ao mesmo tempo, oferecer um link de compra na tela. Assim, os clientes podem ver detalhes sobre o produto real antes de realizar a compra.
Esse recurso é muito utilizado pela SHEIN, que faz lives semanais no próprio aplicativo e oferece descontos durante a transmissão, com a lista completa de itens que foram mostrados na live.
Indo na contramão do Instagram e Facebook, o TikTok começou a testar um recurso similar em novembro de 2022, somente nos EUA, e o YouTube também conta com uma função desse tipo, em parceria com o Shopify para exibir os produtos.
Vá mais longe com a Studio Visual
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!