Durante a semana, rumores de um possível desligamento em massa na multinacional Amazon se espalharam pela internet. De acordo com o New York Times, a previsão é que mais de 10.000 funcionários sejam demitidos. Esse número representa cerca de 3% do quadro administrativo da empresa.
As demissões afetarão majoritariamente os funcionários do setor de gadgets, que cuidam de produtos como a assistente virtual Alexa e serviços como Amazon Music. Até o momento, as demissões na Amazon afetaram apenas os funcionários norte-americanos.
Dave Limp, vice-presidente sênior do setor de dispositivos da Amazon, afirmou que os desligamentos ocorreram porque algumas das funções “não serão mais necessárias”, e completou dizendo que a empresa ofereceu todo o suporte necessário para os ex-funcionários.
O presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, também comentou os cortes em nota oficial, com um tom pessimista. Segundo ele, o planejamento atual da empresa prevê mais cortes em 2023. Tudo para se adequar ao novo momento da companhia e do mercado.
Qual é o motivo de tantas demissões nas “Big Techs”?
A Amazon segue um fluxo de demissões que tem afetado diversos gigantes da tecnologia nas últimas semanas, como a Meta, que fechará um de seus escritórios no Brasil, e o Twitter, que cortou mais de 11 mil funcionários recentemente.
Tech Layoff
Meta – 11k (13%)
Twitter – 3.7k (50%)
Intel – 20%
Snap – 20%
Netflix – 450
Robinhood – 30%
Stripe, Lyft – 13%
Salesforce – 2k
Amazon – 10k120k+ layoffs. 2000-01 dot com layoffs were ~107k. Q4 layoffs have just begun.
A brutally cold tech winter is coming.— Deedy (@deedydas) November 14, 2022
O motivo para tantas demissões e redução no quadro de funcionários do ramo tem relação com a rápida ascensão desses produtos e serviços durante a pandemia.
Este movimento foi sucedido por uma drástica queda após uma restauração da “normalidade”, quando os indivíduos mostraram menor dependência dos serviços digitais.
As ações da Amazon, por exemplo, caíram mais de 40% só em 2022, o que mostra em números claros a decaída do setor. Ainda não se sabe se as demissões em massa da empresa afetarão os funcionários brasileiros.
Vá mais longe com a Studio Visual
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!