Os maiores desafios de empreender em 2023

Cuidar de uma empresa envolve muito cuidado e atenção em diversos âmbitos. Em grandes empresas, essa atenção é dividida entre os setores, mas se manter atualizado sobre as expectativas do público é sempre importante para a coesão do negócio. 

Saiba quais serão os desafios de empreender em 2023, o que você deve valorizar neste ano e quais as expectativas do mercado e dos clientes. 

Quais serão os desafios de empreender em 2023?

O primeiro passo para uma boa gestão estratégica é o estudo do mercado – e isso não vale apenas para o nicho específico da empresa. Entender o que o consumidor busca antes de qualquer compra é indispensável para criar um bom plano de funcionamento e até mesmo definir os objetivos da empresa para o ano que segue. 

E, claro, é importante frisar que durante todo o ano, acontecimentos gerais podem mudar o rumo do mercado e tornar outros pontos mais (ou menos) importantes. Os citados aqui são aqueles que indicam crescimento em 2023. Acompanhe!

Concorrência qualificada

A internet coloca a sua empresa em um lugar de concorrência muito amplo. Uma empresa que antes só possuía concorrentes locais, agora tem uma série de concorrentes em todo o mundo, pois a venda online não conhece barreiras geográficas. 

Portanto, um dos maiores desafios para 2023 será empreender pensando em como se destacar em meio a tanta concorrência, cativando os clientes e criando conexões. É isso que fará o seu negócio conquistar um lugar em meio a tantos outros empreendimentos. 

Veja um exemplo: o aplicativo Duolingo entrou na brincadeira que os internautas faziam com relação ao seu mascote e o incluiu na estratégia de Marketing, como se a coruja cuidasse das redes sociais da empresa.

O resultado? Tweets divertidos que engajam os seguidores e criam conexões, ainda que não sejam 100% focados em divulgar o app.

Low Touch Economy

O conceito de Low Touch Economy passou a ser mais utilizado no cenário pandêmico. Significa “economia de baixo contato”, ou seja, para vender, não é preciso mais de um ponto físico ou contato direto com o cliente. É um termo que se encaixa no tópico anterior, podemos ver que o digital vai ditar muito das relações entre empresa e cliente. 

O desafio para 2023 será pensar em estratégias digitais para alcançar maior sucesso. Isso não quer dizer que você deve abandonar totalmente o ponto físico, muito pelo contrário. O mais indicado é unir os dois e se mostrar presente on e offline. 

A maior parte das empresas já faz estratégias mistas com foco maior no digital, então basta intensificar. Porém, se o seu negócio ainda não se adaptou, chegou o momento. 

Uso de dados

Já falamos muito sobre segurança em outros artigos e pensar no uso de dados faz parte disso. Esse assunto está em alta por vários motivos, um deles é a Lei Geral de Proteção de Dados. Sancionada recentemente, a lei tem como objetivo principal garantir a segurança dos dados dos usuários. 

Se a sua empresa tem um site, ou se um dos planos para 2023 é criar um, pensar no armazenamento e forma de tratar os dados de quem acessa é essencial para evitar problemas e garantir maior segurança para os usuários, que se preocupam cada vez mais com isso. 

Customer Experience é fundamental

Falando em sites: customer experience (experiência do usuário) é a palavra de ordem. Não basta que o site seja apenas estéticamente agradável, a navegação precisa ser prática e funcional em todos os dispositivos. 

Isso vale principalmente quando consideramos que grande parte dos acessos é feita por meio de dispositivos móveis, então o website deve ter todas as funcionalidades independente de onde ocorra o acesso. 

Percebeu como todos os desafios de empreender em 2023 estão ligados, de alguma forma, com assuntos que surgiram várias vezes ao longo de 2022? Continue acompanhando nossos artigos para estar sempre à frente! 

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