O Google começa o ano de 2023 com novidades atrativas para os usuários do Google Docs, principalmente para quem utiliza os recursos do Google no trabalho, com o Google Workspace. As atualizações prometem maior produtividade a profissionais de texto e desenvolvedores de código.
Entre as principais novidades, o Google anunciou recentemente que o Google Docs terá suporte a caracteres não imprimíveis, como espaços em branco e tabulações.
A adição dessa funcionalidade coloca o Google Docs em pé de igualdade com o Microsoft Word, que possui essa funcionalidade há cerca de 30 anos, desde as primeiras versões.
Muito utilizado por profissionais de texto, a funcionalidade deixará visível no editor todas as marcações, como espaços, parágrafos e outros recursos importantes para formatar corretamente o documento.
Até então, a única forma de adicionar os caracteres não imprimíveis no Google Docs era por extensões criadas por terceiros, agora essa funcionalidade passa a ser nativa do Docs, tornando-o mais fácil e rápido de usar para os usuários.
O suporte aos caracteres não imprimíveis estará disponível para todos os usuários a partir de 7 de fevereiro de 2023 e, até lá, estará em fase de implementação para alguns usuários selecionados do Google Workspace. Para ter acesso, basta ficar de olho na aba “Ver” do menu.
Com foco em atrair desenvolvedores de software para usarem a plataforma, o Google Docs irá adicionar um recurso chamado bloco de códigos, que permite aos programadores destacarem e formatarem seus códigos em documentos de maneira clara e fácil de ler.
Isso facilitará o trabalho de colaboradores e revisores de códigos, utilizando uma ferramenta de fácil acesso para toda a empresa. O recurso incluirá suporte a várias linguagens de programação, incluindo Python, Java, C++, entre outras.
O recurso será disponibilizado para todos os usuários do Google Docs, não sendo exclusivo do Google Workspace, no entanto, não há uma data definida para o lançamento ainda.
Com essa nova funcionalidade, o Google Docs consegue superar a concorrência, especificamente o Word da Microsoft, que só possui suporte para exibir blocos de código por gambiarras, sem uma funcionalidade nativa.
Desta forma, o Docs se torna uma ótima opção para desenvolvedores que precisam apresentar suas criações para chefes ou clientes.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…
O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…
Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…
John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…
O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…
A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…