Hackers encontram falha no GitHub para espalhar malware; Veja como se proteger

Recentemente, a Trend Micro, empresa especializada em testes de cybersegurança, realizou uma Prova de conceito (POC) de ataque com o sistema de contêineres do GitHub e encontrou uma falha perigosa para ataques de malwares.

O Codespaces do GitHub é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para a criação de ambientes virtualizados, possibilitando a escrita, edição e testagem de códigos em nuvem, acessando diretamente do navegador.

Com a praticidade de uso da ferramenta, bem como o seu cadastro gratuito, hackers encontraram uma forma de espalhar malwares por links da ferramenta.

Na prática, o Codespaces funciona com compartilhamento público e privado de portas. Ao compartilhar conteúdos privados, somente entre pessoas autorizadas a utilizarem aquele contêiner do Codespace, os cookies validam a URL, sem problemas. Porém, a brecha de segurança está no compartilhamento de URLs públicas. 

No teste da Trend Micro, a ferramenta pode funcionar como um servidor web para distribuição de malwares. Tudo o que o hacker precisa é configurar um servidor simples para abrigar scripts maliciosos, abrir as portas de seu Codespace publicamente e enviar o link para os alvos de ataque. 

A URL desse contêiner pode, inclusive, usar o protocolo HTTPS e não chamar atenção sobre o seu conteúdo. Por ser uma URL pública do sistema, sem verificação de cookies, a ausência de autenticação facilita a incidência do golpe.

Como evitar esse golpe?

Infelizmente, o uso legítimo da plataforma para hospedar códigos maliciosos dificulta a ação do GitHub para localizar e retirar essas informações do ar, bem como dificulta a identificação por parte dos usuários.

O uso de links em plataformas oficiais para enganar usuários não é novidade. Softwares como Azure, Google Cloud e Amazon Web Services também já foram usados para ataques similares.

Com a facilidade de não precisar simular um domínio confiável, o uso indevido da plataforma abre precedentes para a criação automatizada de diversas contas para esse fim.

A GitHub já está ciente dos resultados obtidos pela Trend Micro e ressalta as boas práticas de segurança no Codespace, presente na documentação da plataforma. Além disso, vale relembrar a importância de não clicar em links enviados por e-mails desconhecidos e redobrar a atenção com links públicos de fonte não verificadas.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 16 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Google Gems: chatbots personalizados do chegam para Gmail, Drive e Docs

O Google deu mais um passo na integração de sua inteligência artificial aos principais serviços da empresa. Os Gems, versões…

3 de julho de 2025

Cloudflare bloqueará crawlers de IA automaticamente, entenda

A Cloudflare, empresa responsável por proteger uma fatia considerável da internet global, anunciou uma medida que promete mudar a forma…

2 de julho de 2025

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025