Nova estratégia do Google reduz tempo de carregamento das pesquisas

Google
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 13 de fevereiro de 2025

O Google revelou como utiliza a API Speculation Rules para tornar os cliques nos resultados de busca mais rápidos. No Chrome, partes das páginas são pré-carregadas antes do usuário clicar, reduzindo o tempo de carregamento. 

Como a pré-busca funciona?

O Google antecipa o carregamento dos dois primeiros resultados da pesquisa antes mesmo do clique. Assim que os resultados aparecem na tela, o navegador inicia a busca desses links automaticamente.

Ao clicar em um dos resultados, a página já estará parcialmente carregada, diminuindo o tempo de espera.

“O Google Search tem usado a API Speculation Rules para melhorar a velocidade de navegação da página de resultados da pesquisa para os links de resultados e eles têm usado alguns recursos da API que podem ser do interesse de outros proprietários de sites.”  afirmou o Google.

Melhorias no desempenho

Os testes indicam um aumento significativo na velocidade. No Chrome para Android, houve uma redução de 67 milissegundos no Largest Contentful Paint (LCP), já no desktop, a melhora foi de 58,6 milissegundos.

Além de carregar antecipadamente os dois primeiros resultados, o Google também pré-carrega outros links no desktop quando o usuário passa o cursor sobre eles.

Ao passar o mouse sobre um link, o Google inicia uma pré-busca controlada, evitando o consumo desnecessário de banda para páginas que podem não ser acessadas.

Já em dispositivos móveis, essa abordagem não se aplica, já que eles não possuem a função de foco, o que impede os mesmos ganhos de desempenho.

Novos testes e compatibilidade

O Google estuda a possibilidade de pré-renderizar páginas inteiras de resultados de busca (SERPs) em situações específicas, como ao digitar uma pesquisa na barra de endereços do Chrome.

Embora outros buscadores possam passar a adotar essa tecnologia, o Google ainda lidera sua implementação.

Atualmente, a API Speculation Rules é compatível com navegadores baseados em Chromium, como o Chrome.

Por que isso é relevante?

A pré-busca pode diminuir o tempo de carregamento da página em milissegundos, o que é muito importante. O Google destaca que até pequenas melhorias de velocidade fazem diferença, especialmente com o enorme volume de pesquisas diárias. 

Se o seu público usa principalmente o Chrome, a implementação da API Speculation Rules pode resultar em ganhos de desempenho no seu site.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 23 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

WooCommerce
‏‏‎‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‎ ‎ ‏‏‎‏‏‎17 de fevereiro, 2025
17 de fevereiro de 2025

O WooCommerce, plataforma de e-commerce para WordPress, revelou essa semana  que sua recente mudança de marca vai além de uma nova identidade…

Google
‏‏‎‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‎ ‎ ‏‏‎‏‏‎13 de fevereiro, 2025
13 de fevereiro de 2025

O Google revelou como utiliza a API Speculation Rules para tornar os cliques nos resultados de busca mais rápidos. No Chrome, partes…

GitHub Copilot Microsoft
‏‏‎‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‎ ‎ ‏‏‎‏‏‎3 de fevereiro, 2025
3 de fevereiro de 2025

A Microsoft lançou inscrições para o primeiro Bootcamp do GitHub Copilot, oferecendo certificação pelo Microsoft Learn para desenvolvedores e estudantes que desejam…

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!