Google desiste da ideia de acabar com cookies de terceiros: entenda!

Na segunda-feira, dia 22, o Google apresentou uma alternativa para substituir o uso de cookies de terceiros em seu navegador, o Google Chrome.

Em seu comunicado, a empresa disse que terá uma nova perspectiva em relação a esses dados dos cookies, já que eles podem impactar significativamente a publicidade online.

Ao invés de acabar com os cookies de terceiros, o Google quer dar o poder de escolha para quem utiliza o navegador.

Os usuários poderão escolher quais informações compartilhar sobre sua atividade online e terão a possibilidade de revisar essa decisão posteriormente.

Essa decisão ainda está em estudo por parte do Google. Ele pretende implementar soluções para proteger a propriedade intelectual no modo de navegação anônima.

Com previsão de dar início ao fim aos cookies de terceiros em 2020, o Google só conseguiu dar início esse ano, começando por uma pequena parcela de usuários do Google Chrome.

Privacy Sandbox

Quando o Google iniciou o projeto de eliminar os cookies de terceiros, ele apresentou outra iniciativa, chamada Privacy Sandbox.

O Privacy Sandbox tem o intuito de continuar com a publicidade, porém sem revelar dados dos usuários. Segundo o Google, essa iniciativa não será descontinuada.

O Google continua investindo no Privacy Sandbox e espera que seu desempenho melhore ao longo do tempo, à medida que essa iniciativa ganha aceitação no mercado digital.

O que são cookies de terceiros?

Cookies de terceiros são informações geradas a partir de visitas a um site que são repassadas a terceiros, dando a oportunidade de monetizá-los.

Entre esses dados estão o histórico de navegação, cliques e perfis. Eles servem para que as empresas entendam os hábitos dos consumidores e, assim, possam direcionar anúncios específicos para esse público.

Empresas como a Mozila, dona da Firefox e a Apple, dona do Safari, já divulgaram suas mudanças em relação aos cookies de terceiros.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024