Microsoft lança ferramenta para corrigir bug que causou apagão cibernético

A Microsoft lançou uma ferramenta de recuperação para auxiliar na restauração de computadores com Windows que foram afetados por um bug no antivírus Falcon da CrowdStrike. A falha, que aconteceu na sexta-feira (19), causou um apagão cibernético global e impactou cerca de 8,5 milhões de dispositivos.

O bug foi causado por uma atualização do software Falcon, que gerou a temida “tela azul da morte” (BSOD) em computadores com Windows, tornando-os inoperantes. A falha afetou diversos setores, incluindo empresas aéreas, bancos e até mesmo operações críticas como aeroportos.

Para auxiliar na recuperação dos sistemas, a Microsoft disponibilizou um utilitário gratuito que pode ser acessado por administradores de sistemas. A ferramenta oferece duas opções de recuperação:

WinPE: Uma abordagem mais rápida e direta, ideal para quem possui a chave de criptografia de máquinas com BitLocker ativado.

Modo de segurança: Nessa opção, o processo de recuperação é manual e exige acesso a um usuário com permissões administrativas.

Pré-requisitos para usar a ferramenta da Microsoft

  • Computador com Windows de 64 bits e 8 GB de espaço livre
  • Privilégios administrativos para criar a unidade USB inicializável
  • Pendrive com armazenamento entre 1 GB e 32 GB

Ao criar o pendrive bootável, todos os dados presentes no dispositivo serão apagados. O processo também formatará automaticamente o acessório para o sistema de arquivos FAT32. Para baixar o utilitário e obter instruções de uso, acesse o site da Microsoft: techcommunity.microsoft.com

Ações para evitar problemas com futuros apagões

Mantenha os softwares de segurança atualizados. Atualize regularmente o antivírus e outros softwares de segurança para garantir a proteção contra as últimas ameaças.

Faça backups frequentes dos seus dados para garantir a recuperação em caso de falhas ou ataques cibernéticos. Tenha um plano de ação definido para lidar com incidentes de segurança cibernética, minimizando o impacto em suas operações. Assim, você se resguarda caso aconteça algo do tipo novamente!

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024