O que significa GPT? Entenda a tecnologia que nomeia as IAs

O Chat GPT já é conhecido em todo o mundo. No entanto, o quanto você sabe sobre o modelo de linguagem das IAs?

As últimas três letras no nome do ChatGPT não são apenas uma parte cativante do nome, mas sim significam Generative Pre-trained Transformer, ou gerador pré-treinado de transformação, em tradução livre.
Generative: Significa que o modelo é capaz de gerar novo conteúdo, como texto, imagens ou outros tipos de dados.

Pre-trained: Indica que o modelo é treinado em grandes quantidades de dados antes de ser ajustado para tarefas específicas. Durante o treinamento prévio, o modelo aprende a entender a estrutura e os padrões da linguagem natural.

Transformer: Refere-se à arquitetura do modelo, que é baseada em um mecanismo de atenção chamado Transformer. A arquitetura Transformer é eficaz para lidar com sequências de dados, como palavras em uma sentença.

Esses GPTs são usados em chatbots de IA devido às suas habilidades de processamento de linguagem natural para entender as entradas de texto dos usuários e gerar conversas.

A versão padrão do ChatGPT da OpenAI depende do GPT-3.5 para alimentar seu chatbot. No entanto, o ChatGPT Plus utiliza o GPT-4, uma versão mais avançada dos sistemas de modelos de linguagem da OpenAI.

Outros chatbots não criados pela OpenAI também se baseiam em GPT LLMs, como o Microsoft Copilot, que usa o GPT-4. Entenda melhor como é cada uma das versões.

GPT 3.5

O GPT-3.5 é uma versão aprimorada do GPT-3, capaz de entender e gerar comandos de linguagem natural, bem como gerar código. É provavelmente o modelo GPT mais popular, pois está presente na versão gratuita do ChatGPT desde o seu lançamento.

Já o GPT-3.5 Turbo é uma versão mais refinada do GPT-3.5 e está disponível para compra por desenvolvedores por meio de uma API da OpenAI. Ele pode realizar tarefas como entender melhor o contexto de um comando e gerar respostas de maior qualidade.

Alguns modelos incluem gpt-3.5-turbo-1106, gpt-3.5-turbo, gpt-3.5-turbo-16k, entre outros. As diferenças entre eles são as janelas de conteúdo e pequenas atualizações, que os desenvolvedores podem escolher conforme suas necessidades.

GPT 4

O GPT-4 foi revelado pela OpenAI em 14 de março de 2023, quase quatro meses após a empresa lançar o ChatGPT ao público no final de novembro de 2022. É a versão mais avançada dos sistemas de modelos de linguagem da OpenAI lançada até agora.

Como o GPT-4 é um modelo multimodal grande, ele pode aceitar entradas de texto e imagem e gera texto semelhante ao humano. Por exemplo, com o GPT-4, você poderia enviar uma planilha, e ele seria capaz de examiná-la e gerar respostas para as perguntas. Ele também poderia ler um gráfico que você envia e fazer cálculos com base nos dados apresentados.

Você pode acessar o GPT-4 assinando o ChatGPT Plus. Outra forma de utilizar essa tecnologia é por meio do Microsoft Copilot.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024