O que Retrospectiva do Google revela sobre as tendências para 2023?

Não é dúvida que “dar um Google” é o primeiro instinto ao buscar uma resposta. Você já se perguntou o que as pessoas mais procuram saber na ferramenta?

Na quarta-feira (07), foi anunciada a Retrospectiva do Google de 2022, mostrando os assuntos mais relevantes do ano por região. Confira o top 10 do que esteve em alta no Brasil:

  1. Eleições 2022
  2. Copa do Mundo 2022
  3. Brasileirão
  4. BBB 22
  5. Lula
  6. Flamengo x Corinthians
  7. Banco Central
  8. Copinha
  9. Série B
  10. TSE

Os resultados mostram uma grande tendência de pesquisas relacionadas às eleições, sem dúvida foi o assunto mais comentado em 2022. 

Além disso, a copa do mundo e o reality Big Brother Brasil também se destacaram nas buscas. 

O Google mostra também as tendências em áreas como acontecimentos, personalidades, esportes, mortes, entre outras. Confira a lista completa no site do Google Trends.

O que a Retrospectiva do Google revela sobre 2023?

Os assuntos em alta podem servir de inspiração para criar estratégias para o próximo ano, de acordo com o comportamento dos brasileiros.

Por exemplo: as pesquisas sobre “o que é” indicam em segundo lugar um interesse em aprender sobre NFT. As questões de “por que” mostraram um interesse na economia e em entender os motivos do aumento dos produtos e da queda do dólar.

O Google também mostra os podcasts mais buscados, o que pode ser interessante para identificar os assuntos que mais interessaram a população.

É possível ver, de modo geral, que o público do país se interessa por assuntos diversos, desde entretenimento e esportes, até política, saúde e economia. 

E como utilizar esses resultados? De acordo com o seu mercado, o seu nicho, você pode oferecer conteúdo enriquecedor e de qualidade para o público.

Não é possível prever o que estará em alta em 2023, mas podemos analisar os resultados para acompanhar assuntos relacionados e sair na frente no próximo ano.

Pesquisas ao redor do mundo

Além do ranking por região, o Google revelou as pesquisas globais, ou seja, os assuntos mais buscados no planeta todo. 

Em primeiro lugar, ficou o Wordle, jogo de busca de palavras que se tornou uma febre e ganhou diversas versões.

Outros destaques são as pesquisas sobre a Rainha Elizabeth, que faleceu em setembro, Copa do Mundo, Ucrânia e iPhone 14. 

O ranking global completo mostra até os pontos do Google Maps em alta, buscas usando o google lens e até mesmo músicas mais procuradas usando a ferramenta “hum to search”.  Acesse para ver a lista completa

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025

WordPress.com lança construtor de sites com inteligência artificial

A plataforma WordPress.com acaba de dar um passo ousado no mundo da criação de sites: lançou um novo construtor com…

15 de abril de 2025

Falha no WinRAR permite execução de arquivos perigosos sem aviso

Usuários do WinRAR, atenção: uma falha de segurança grave foi corrigida na versão 7.11 do programa. A vulnerabilidade, identificada como…

8 de abril de 2025

Atualização do Google de Março de 2025 é concluída: o que mudou?

O Google finalizou a implementação da sua atualização de março de 2025, após duas semanas de mudanças nos resultados de…

27 de março de 2025