Com certeza, você já recebeu um e-mail de spam, com a intenção de te fazer clicar em um link suspeito, enviar dinheiro para alguém ou inserir seus dados em um site.
Infelizmente, os golpes por e-mail são muito populares, e têm se sofisticado, com contas falsas representando bancos ou grandes marcas.
Para ajudar a deter esses golpistas, o Google lançou um selo de verificação no Gmail.
Em anúncio no blog oficial da companhia, o Google introduziu a nova funcionalidade. Ainda que em estágios iniciais, já está em funcionamento e deve ser percebida pelos usuários.
Look for the blue checkmark next to a company's name in your emails to make sure they're the real deal before you respond. Learn more 👉 https://t.co/KIBkdFJOzr pic.twitter.com/Fe5MkBjuXO
— Gmail (@gmail) May 3, 2023
As empresas não ganharão o selo de verificação automaticamente, apenas aquelas que se cadastraram no BIMI, Brand Indicators for Message Identification, um projeto para inclusão do logo da marca nos e-mails.
O BIMI foi lançado em 2021, e existe um post do próprio Google sobre como o configurar, veja.
De acordo com o Google, a adição do selo de verificação no Gmail é muito importante para garantir a segurança dos usuários, e para aumentar a confiança nas marcas, criando um ecossistema melhor para todos.
Como se proteger de spam sem o selo de verificação no Gmail?
Se você é um usuário do Gmail. a melhor forma de se proteger é não confiando em links suspeitos. Promoções muito absurdas, e-mails que solicitam seus dados ou que te mandam para sites externos são, normalmente, golpe.
Outro ponto é que bancos não costumam entrar em contato por e-mail, se você receber algo nesse sentido, é melhor visitar o banco pessoalmente para garantir que está tudo certo.
Se você tem uma empresa e costuma mandar e-mail marketing, se cadastre no BIMI para ter o selo de verificação.
Caso não consiga, lembre-se sempre de mandar e-mail apenas para quem se cadastrou para recebimento das newsletters, e evite mandar muitas mensagens, que podem ser vistas como spam.
Vá mais longe com a Studio Visual
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!