União Europeia sinaliza falhas do Twitter em relatório de combate à desinformação

A União Europeia trabalha em medidas de segurança online e combate à desinformação há alguns anos, implementando leis e acordos voluntários com as empresas digitais.

Entre uma dessas medidas está o código de conduta sobre desinformação, criado em 2018 e atualizado em 2020, visando o combate mais assertivo sobre a onda de fake news sobre a pandemia de Covid-19.

O código estabelece que empresas digitais, incluindo redes sociais e plataformas de anúncios, enviem relatórios voluntários sobre as suas ações de combate à desinformação, com atualização semestral.

Porém, na data da última atualização, o Twitter foi a única empresa a enviar um relatório incompleto. Entre outras empresas comprometidas com o acordo estão Google, TikTok, YouTube e Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).

Em comunicado, a vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Věra Jourová, comentou sobre o material entregue. “Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações”, afirmou.

Segundo o comunicado, o relatório apresentado pela empresa, não tem dados suficientes, nem informação relativa à forma como pretende honrar os compromissos feitos para frear a desinformação nas redes. 

Até o momento, o Twitter não respondeu ao comunicado.

O que é o código de conduta sobre desinformação?

O código de conduta é uma ação voluntária, mas fortemente incentivada entre as empresas digitais que atuam na Europa.

O acordo foi firmado para que empresas com mais de 45 milhões de usuários na Europa se autorregulem e criem ações voluntárias para facilitar o fact-checking e que coíbam a divulgação de informações fraudulentas.

Além disso, o código colabora para o cumprimento das obrigações estabelecidas na Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige que as plataformas se comprometam para “reduzir o risco” de desinformação e prevê multas de até 6% de seu faturamento global. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on %s = human-readable time difference

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024