União Europeia sinaliza falhas do Twitter em relatório de combate à desinformação

A União Europeia trabalha em medidas de segurança online e combate à desinformação há alguns anos, implementando leis e acordos voluntários com as empresas digitais.

Entre uma dessas medidas está o código de conduta sobre desinformação, criado em 2018 e atualizado em 2020, visando o combate mais assertivo sobre a onda de fake news sobre a pandemia de Covid-19.

O código estabelece que empresas digitais, incluindo redes sociais e plataformas de anúncios, enviem relatórios voluntários sobre as suas ações de combate à desinformação, com atualização semestral.

Porém, na data da última atualização, o Twitter foi a única empresa a enviar um relatório incompleto. Entre outras empresas comprometidas com o acordo estão Google, TikTok, YouTube e Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).

Em comunicado, a vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Věra Jourová, comentou sobre o material entregue. “Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações”, afirmou.

Segundo o comunicado, o relatório apresentado pela empresa, não tem dados suficientes, nem informação relativa à forma como pretende honrar os compromissos feitos para frear a desinformação nas redes. 

Até o momento, o Twitter não respondeu ao comunicado.

O que é o código de conduta sobre desinformação?

O código de conduta é uma ação voluntária, mas fortemente incentivada entre as empresas digitais que atuam na Europa.

O acordo foi firmado para que empresas com mais de 45 milhões de usuários na Europa se autorregulem e criem ações voluntárias para facilitar o fact-checking e que coíbam a divulgação de informações fraudulentas.

Além disso, o código colabora para o cumprimento das obrigações estabelecidas na Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige que as plataformas se comprometam para “reduzir o risco” de desinformação e prevê multas de até 6% de seu faturamento global. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 16 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Entenda a situação do Google na União Europeia

Em mais um capítulo da saga de disputas antitruste contra grandes empresas de tecnologia, o Google teve uma nova atualização.…

11 de setembro de 2024

STF ameaça suspender X, rede está sem representante no Brasil

Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…

11 de setembro de 2024

Google aumenta recompensas para quem encontrar falhas na segurança do Chrome

Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…

11 de setembro de 2024

Tumblr migrará mais de 500 milhões de blogs para o WordPress

Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…

11 de setembro de 2024

Vulnerabilidade crítica no WPML ameaça mais de 1 milhão de sites WordPress

Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…

11 de setembro de 2024

Conheça o BlueSky, rede social do mesmo criador do Twitter

Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…

11 de setembro de 2024