Demissões em Big Techs: por que estão acontecendo com frequência?

Ontem (08), o diretor-executivo da Disney, Bob Iger, anunciou os planos da empresa de demitir 7 mil funcionários para lidar com o cenário econômico atual e cortar cerca de 5 bilhões de dólares em gastos. 

Parece que já viu essa notícia antes? Recentemente, empresas como Meta, Google, Twitter, Microsoft e PayPal também anunciaram cortes em seus quadros de funcionários. 

Ainda que atuem em ramos distintos, essas empresas têm coisas em comum: são todas gigantes tecnológicas, e, mesmo com alto faturamento, não conseguiram evitar o desligamento de tantos funcionários. 

Por que isso tem acontecido com tanta frequência?

A resposta mais provável tem a ver com os Estados Unidos. Em 2022, o país sofreu com uma alta inflação, o que fez com que os custos para manter empresas funcionando aumentassem.

Como a maior parte dessas companhias têm sede no país, a movimentação econômica acabou se tornando uma vilã nas finanças corporativas. 

Outros pontos também são importantes: o mercado de tecnologia é inconstante, e a demanda pode subir ou descer de acordo com vários fatores. Quando uma empresa não se prepara para essa “montanha-russa”, pode precisar refazer quadros para passar por momentos de queda. 

Claro, questões internas e de reorganização também fazem parte do grande número de demissões – é o caso do Twitter, que sofreu com cortes após Elon Musk adquirir a rede social. 

Qual o cenário para demissões em Big Techs em 2023?

Economicamente, os EUA ainda enfrentam um momento delicado. Com a incerteza de uma recessão iminente, todo cuidado é pouco ao fazer negócios. 

Então, mesmo que o cenário se mostre melhor do que no ano anterior, é possível que ainda vejamos empresas cortando quadros de funcionários em 2023, principalmente aquelas que têm o país norte americano como base principal de operações.

Para a tecnologia, isso pode significar extremos: operações e inovações ambiciosas ou cautelosas, a depender do perfil de risco que as Big Techs se encaixam. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google Gems: chatbots personalizados do chegam para Gmail, Drive e Docs

O Google deu mais um passo na integração de sua inteligência artificial aos principais serviços da empresa. Os Gems, versões…

3 de julho de 2025

Cloudflare bloqueará crawlers de IA automaticamente, entenda

A Cloudflare, empresa responsável por proteger uma fatia considerável da internet global, anunciou uma medida que promete mudar a forma…

2 de julho de 2025

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025