O ChatGPT já é uma das ferramentas mais utilizadas em várias áreas, afinal, a inteligência artificial tem respostas pra (quase) tudo.
Mas isso não significa que não existam perigos: a empresa Group IB revelou que dados de mais de 100 mil contas estão envolvidos em um vazamento no ChatGPT.
O vazamento em questão foi encontrado pela empresa na dark web, onde identificaram 101.134 aparelhos hackers com credenciais do ChatGPT salvas.
Group-IB has identified 101,134 #stealer-infected devices with saved #ChatGPT credentials. Group-IB’s Threat Intelligence platform found these compromised credentials within the logs of info-stealing malware traded on illicit dark web marketplaces over the past year. pic.twitter.com/fNy6AngoXM
— Group-IB Threat Intelligence (@GroupIB_TI) June 20, 2023
As regiões mais afetadas pelo roubo de dados são a Ásia, Oriente Médio e África, Europa e América Latina.
Entre os países, o Brasil ficou com o terceiro maior número de contas comprometidas, atrás apenas da Índia e do Paquistão.
Esses tipos de hackers são chamados de info stealers, e usam um malware que coleta as credenciais salvas nos navegadores, assim como cookies, conversas, e-mails e histórico de navegação dos computadores infectados.
Eles não têm vítimas específicas, apenas desejam infectar o maior número possível de máquinas para coletar dados.
O risco desse vazamento no ChatGPT é o mesmo dos outros tipos de roubo de dados, que as informações pessoais dos usuários possam ser usadas para aplicar diversos tipos de golpes.
Como me proteger do vazamento no ChatGPT?
Você tem uma conta no ChatGPT? É uma boa ideia protegê-la dos possíveis riscos.
O primeiro passo é usar uma senha forte, que não possa ser adivinhada facilmente, e trocá-la regularmente.
Outro ponto importante é ativar a autenticação de dois fatores, que solicita um código adicional de verificação para acessar a conta.
Outra medida importante é evitar o uso do ChatGPT para lidar com informações sensíveis, como dados do seu trabalho e pessoais. Isso porque ao conseguir os dados de uma conta, os hackers podem acessar o histórico de uso do chat.
Vá mais longe com a Studio Visual
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!